Amanhã no Hipersuper: Marcas de Fabricante dominam café
Amanhã no Hipersuper: Seminário APED, previsões para os FMCG em 2011, TEDx 2011, ADN da Distribuição, Oliveira da Serra, análise Kantar Worldpanel (iogurtes), mercado de café e chás e Água de Luso.

Victor Jorge
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a análise feita aos mercados do café e chás. Se no primeiro, as Marcas de Fabricante (MDF) dominam o mercado, no segundo caso são as marcas próprias da distribuição o grande motor de crescimento da categoria em Portugal
No “Retalho”, marcámos presença no seminário organizado pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), durante a Alimentaria&Horexpo, no qual a entidade pretendeu combater “cinco mitos” acerca das marcas próprias. Segundo o presidente da APED, Luís Reis, “as MDD estão presentes em todos os lares, competem lado a lado com as MDF e já não são segunda opção”. Os dados da Nielsen corroboram esta afirmação, concluindo António Almeida, director-geral da consultora, que 95% dos consumidores nacionais afirmam continuar a comprar marcas próprias.
Durante a realização da Alimentaria&Horexpo, a Kantar Worldpanel “atreveu-se” a traçar uma previsão para o ano 2011. Sendo certo que os números se aproximam dos de 2008, também é certo que a crise ainda não acabou. Não conhecendo as medidas que vão ser aplicadas com a entrada do FEEF e FMI, a consultora aponta, no entanto, para uma evolução da quota das MDD, estimando que ultrapasse os 37%.
Ainda no “Retalho”, viajámos até ao Porto para o TEDx 2011. A Casa da Música foi palco para empresários, filósofos, pensadores, CEO, escritores e revolucionários apresentarem as suas visões e projectos para “mudar” o Mundo.
Nesta edição publicamos o 1.º Gene do ADN da Distribuição, colaboração que o Hipersuper iniciou no mês passado com José António Rousseau e que analisará mensalmente um código genético da Distribuição.
Na “Produção”; entrevistámos Duarte Roquette, sub-director de Marketing para Portugal de Oliveira da Serra, marca que atenta ao actual contexto de crise, compreendeu os consumidores e respondeu com uma opção mais LEVE. Certo é que na opinião de Duarte Roquette, “esta nova embalagem permite conquistar mais consumidores”.
Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de iogurtes. Com o preço médio a registar uma quebra de 5,5% face a 2009, a categoria desvalorizou 3,4%, em valor, mas cresceu 2,2%, em volume.
Nas “Bebidas”, entrevistámos Raúl Simão, gestor de Marketing da Unidade de Negócio das Águas da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), a propósito da nova imagem e visão de Água de Luso.
O único artigo de opinião desta edição pertence a Pedro Fernandes (Edigma): “O futuro do marketing”.
No “Profissionalmente Pessoal”, o convidado é Nuno Ferreira Pires, director de Marketing da Dyrup Ibéria.
Boas leituras!