Apenas 7% das empresas aposta nas redes sociais
Um total de 75% das empresas não sabe em que redes sociais os seus clientes andam a falar sobre si, segundo o estudo “The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action”, realizado junto de 2.100 executivos
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Um total de 75% das empresas não sabe em que redes sociais os seus clientes mais rentáveis andam a falar sobre si, segundo o estudo “The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action”, realizado junto de 2.100 executivos de empresas de todo o Mundo.
Apenas 7% está a integrar as redes sociais nas estratégias globais de marketing, 31% não avalia a eficácia das redes sociais e 23% utiliza ferramentas analíticas para as redes sociais, divulga este estudo patrocinado pelo SAS e realizado pela Harvard Business Review Analytic Services.
“As redes sociais apresentam grande potencial para as empresas ouvirem os seus clientes, mas ainda são utilizadas quase exclusivamente como um canal unilateral para divulgação das mensagens empresariais”, refere Luís Moniz, Director de Marketing do SAS Portugal.
“Esta forma de ver as redes sociais irá mudar à medida que as empresas vão adoptando soluções de business analytics que permitam medir e avaliar o impacto das mensagens através da análise das conversas dos seus clientes actuais e potenciais”.
Notoriedade é o maior benefício
Segundo a mesma fonte, as empresas estão mais interessadas em “fazer barulho” do que em compreender e participar em conversas sobre si. Para metade das empresas inquiridas, que usam as redes sociais, o principal benefício é aumentar a notoriedade. Um total de 30% vê o aumento do tráfego nos websites como um dos principais benefícios, mas apenas 29% reúne e segue as opiniões dos clientes online. 23% concorda que as redes sociais ajudam a monitorizar o que se anda a falar mas apenas 18% consegue identificar os comentários positivos e negativos sobre si.
Monitorização das Redes Sociais
Em dois/três anos, 36% dos inquiridos prevê passar a fazer a análise dos “sentimentos” dos clientes e 33% esperam implementar soluções de monitorização das redes sociais. Ainda neste contexto, 27% das empresas querem fazer análises preditivas e 26% tencionam medir o impacto das conversas online.