Brambles quer comprar IFCO Systems
A Brambles, empresa mãe da Chep, pretende reforçar a sua posição no comércio global através da proposta de compra da IFCO Systems.

Victor Jorge
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Brambles Limited, empresa-mãe da Chep, especialistas em prestação de serviços de pooling, anunciou a sua proposta de aquisição da IFCO Systems NV, um prestador de serviços de logística internacional e líder na indústria de contentores plásticos reutilizáveis (RPC) a nível mundial, ficando a transacção sujeita à permissão de fusão das empresas nos EUA e em alguns países europeus.
Dolph Westerbos, presidente do grupo EMEA, afirmou, em comunicado que “a IFCO representa uma oportunidade de crescimento única para a Brambles melhorar a sua oferta de soluções de pooling aos clientes de todo o mundo com uma aquisição significativa em duas das suas principais áreas de negócio, RPCs e paletes. A entidade combinada procurará expandir-se geograficamente juntamente com os seus clientes e desenvolver uma gama de produtos e serviços inovadores mais ampla para ajudar produtores, outros produtores de produtos alimentares e retalhistas a fornecer aos consumidores os produtos mais frescos obtendo ao mesmo tempo cadeias de abastecimento mais bem estruturadas e mais saudáveis”.
A IFCO opera um pool de 112 milhões de RPCs, utilizados essencialmente para transportar produtos frescos de produtores para retalhistas. A sua sede é em Amesterdão e as suas operações estão baseadas em Pullach (Alemanha), Houston (Texas) e Tampa (Florida). Executa operações de RPC em toda a Europa, nos EUA e na América do Sul. Nos EUA, a IFCO fornece uma rede nacional de serviços de gestão de paletes que organiza, repara e volta a introduzir cerca de 200 milhões de paletes por ano.
Tom Gorman, CEO da Brambles, comentou, por sua vez que “a aquisição da IFCO representa uma oportunidade única para a Brambles melhorar a sua posição enquanto fornecedor líder de soluções de pooling a nível global e realizar operações com um forte perfil de crescimento. A IFCO encaixa-se perfeitamente nos negócios de RPC e paletes da Brambles e irá permitir que continuemos a aplicar a nossa estratégia de diversificar a nossa base de receitas por plataforma de produto, localização geográfica e tipo de cliente.”
Uma vez aprovada, a transacção criaria uma entidade com receitas de vendas de aproximadamente 5 mil milhões de dólares, das quais mais de 4 mil milhões de dólares seriam provenientes de serviços de pooling e paletes. O grupo Brambles teria mais de 16.000 funcionários a trabalhar em 49 países em seis continentes.