Lucros da Corticeira Amorim disparam 688%
Os lucros do líder mundial do sector da cortiça aumentaram quase sete vezes. O grande responsável por esta performance da Corticeira Amorim foi o negócio das rolhas.

Victor Jorge
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Corticeira Amorim registou, nos primeiros nove meses de 2010, um aumento de 688% dos lucros líquidos para 17,726 milhões de euros face aos 2,249 milhões atingidos há um ano. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a líder mundial no sector da cortiça refere, que “confirma-se estratégia de diminuição da dívida remunerada, que tem permitido reduzir os encargos com juros e melhorar os rácios financeiros”.
Durante o terceiro trimestre do corrente ano, a actividade consolidada da Amorim recebeu o impacto positivo do “forte crescimento registado nas vendas da sua principal Unidade de Negócio – a UN Rolhas – que, ao apresentar uma subida de vendas trimestral de 19%, influenciou decisivamente todos os indicadores de desempenho” da empresa.
“A agressividade promocional de alguns grandes clientes engarrafadores, registada na segunda metade do ano, permitiu a continuação de níveis de crescimento de vendas inicialmente não previstos”, admite a Amorim, em comunicado.
Por outro lado, “a fragilidade da concorrência, afectada por níveis de serviço deteriorados, jogou também a favor da UN, permitindo até um ritmo crescente das suas vendas”, salienta a empresa.
Em relação às vendas, as contas da Corticeira Amorim revelam um crescimento de 10% para 347,3 milhões de euros.
A empresa informa ainda que “todas as Unidades de Negócio apresentaram vendas superiores a 2009, com as UN Rolhas e Aglomerados Compósitos a evidenciarem crescimentos de assinalar (13% e 20%). Nas restantes UN, as vendas apresentaram crescimentos de 2% nos Revestimentos, 9% nas Matérias-Primas e 11% nos Isolamentos”.
Já em relação ao terceiro trimestre de 2010, a Corticeira Amorim informa que as vendas aumentaram 11,5% para 115,2 milhões de euros, contra os 103,3 milhões de há um ano, enquanto os lucros incrementaram 7% para 6,1 milhões de euros face a 5,7 milhões no terceiro trimestre de 2009.