La Sirena pensa em Portugal
A cadeia espanhola de supermercados especializados em congelados La Sirena está a pensar expandir a sua operação para mercados externos. Portugal aparece em primeiro lugar na estratégia.
Victor Jorge
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De acordo com notícia avançada pelo eleconomista.es, a cadeia de supermercados especializada em congelados La Sirena decidiu atacar o mercado internacional e expandir a operação a Portugal.
Enquanto o plano de aberturas é colocado em marcha no país vizinho, contemplando a inauguração de 15 a 20 lojas anualmente em Madrid e na região da Catalunha, a companhia espanhola, propriedade do fundo de capital de risco 3i, pensa em novos projectos.
Ao website espanhol, Martín Ricoy, presidente executivo, e Fransesc Casabella, director-geral da La Sirena, admitiram o desejo de levar a insígnia para fora das fronteiras espanholas, constituindo Portugal a primeira etapa. Martín Ricoy garantiu mesmo ao eleconomista.es que “podemos internacionalizar a nossa marca em Portugal sem efectuar grandes alterações”.
Já o director-geral da cadeia de supermercados especializada em congelados salientou que ainda existe muito para fazer em Espanha. “Estamos longe da metade das lojas que podemos abrir em Madrid. A ideia é replicar a estratégia implementada na Catalunha, onde contamos com mais de 160 estabelecimentos”.
Com uma facturação prevista de 177 milhões de euros para 2010 (em 2009, as receitas ascenderam a 168 milhões de euros) e um plano de investimentos de 7,5 milhões de euros, a La Sirena decidiu atacar a quebra do consumo em Espanha com uma baixa generalizada dos preços em 8%. “A intenção do grupo é prosseguir com esta estratégia nos próximos anos, de modo a chegar à cesta de compras mais barata”, concluiu Casabella.