Lucros anuais da Diageo aumentam
A Diageo, o maior distribuidor mundial de bebidas espirituosas, registou um aumento de 1,5% nos lucros líquidos face ao exercício anterior, totalizando 1,63 mil milhões de libras (cerca de 1,977 mil milhões de euros).

Victor Jorge
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal
Ricardo García López é o novo Diretor Financeiro da Adecco Portugal
II Edição do Go Green reforça importância de pequenas ações com grande impacto
A Diageo, o maior distribuidor mundial de bebidas espirituosas, revelou recentemente as contas anuais 2009/2010, apresentando um aumento de 1,5% nos lucros líquidos face ao exercício anterior, totalizando 1,63 mil milhões de libras (cerca de 1,977 mil milhões de euros), com as fortes vendas nos mercados emergentes a constituírem uma das principais razões para esta performance. Assim, no exercício terminado a 30 de Junho de 2010, a distribuidora de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff ou Guiness obteve mais 20 milhões de libras em lucros face ao ano anterior.
No primeiro semestre, a Diageo tinha apresentado uma quebra de 10% nos lucros, tendo recuperado no segundo semestre, fundamentalmente devido ao comportamento nos mercados emergentes que rivalizou com as performances menos conseguidas na América do Norte e Europa.
Quanto às receitas, estas aumentaram 2% na globalidade do ano, ascendendo a 9,78 mil milhões de libras (cerca de 11,9 mil milhões de euros).
“O impacto da crise económica global variou de mercado para mercado e a força da recuperação parece, igualmente, variável”, admitiu Paul Walsh, CEO da Diageo, em comunicado.
O responsável máximo da companhia adianta, contudo, que “como demonstrámos este ano, a diversificação do nosso negócio, bem como a força e alcance das nossas marcas e a agilidade demonstrada, dão-nos confiança que no ano fiscal de 2011 seremos capazes de melhorar o crescimento do lucro operacional orgânico”.
De referir que a divisão internacional da companhia, incluindo a América Latina, África e Médio Oriente, registaram um aumento de 13% nas vendas e 25% no lucro operacional. Já a região da Ásia/Pacífico cresceu em 6% nos lucros operacionais e 1% nas receitas. Já a América do Norte caiu 3% nas vendas, enquanto a Europa registou uma quebra de 2% nas receitas e 1% nos lucros operacionais.