Porto de Sines cresce 71% no movimento de contentores
Nos primeiros seis meses de 2010, o Porto de Sines movimentou mais 71% de contentores do que em igual período de 2009. Globalmente, o Porto de Sines cresceu 9% na movimentação de mercadorias.

Victor Jorge
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Nos primeiros seis meses de 2010 o Porto de Sines movimentou mais 71% de contentores do que em igual período do ano passado, tendo registado um total de 164.992 TEU (twenty-foot equivalent unit) movimentados no Terminal XXI.
De acordo com a administração do Porto de Sines, este crescimento nos contentores foi sustentado por “uma evolução muito positiva dos tráfegos de transbordo e de importação/exportação com origem e destino no mercado Ibérico”. Concretamente no que diz respeito a este tráfego, verificou-se um notável crescimento de 46%, registo que reforça a posição do Porto de Sines como privilegiada porta Atlântica do mercado Ibérico. Neste aspecto ganhar importância o facto de o Porto de Sines ser o único porto da costa Atlântica da Península Ibérica que oferece ligações directas de e para mercados chave como são o caso dos Estados Unidos e Ásia.
Globalmente, o Porto de Sines cresceu 9% na movimentação de mercadorias, crescimento este puxado fortemente pela carga geral e pelos granéis líquidos.
O aumento da carga movimentada foi acompanhado também por um incremento no número de navios operados no porto, tendo nos primeiros seis meses deste ano decorrido mais 19% de operações comerciais face a igual período do ano transacto.
Estes indicadores positivos de crescimento consolidado garantem ao Porto de Sines a liderança do sector portuário nacional e, com os investimentos em curso em toda a área portuária e respectivas acessibilidades, permitem perspectivar a afirmação desta infra-estrutura portuária no panorama ibérico e europeu, reforçando a sua condição de Porta Atlântica da Europa.