Negociações para CVR única nas Beiras sem sucesso
Ao fim de um ano de diligência por parte do Governo e CVR do Dão, não foi possível chegar a um consenso em relação à constituição de uma única entidade certificadora para os vinhos da Região Beiras.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Culminou sem sucesso o processo de constituição de uma única entidade certificadora para os vinhos da Região Beiras. Apesar de todas as diligências efectuadas pelo Governo e pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, realizadas durante um período de cerca de um ano, a decisão final da tutela acabou por ser a de criação de duas entidades certificadoras, sendo uma delas, a CVR do Dão, responsável pelos vinhos do Dão e de Lafões.
A CVR do Dão, em comunicado, “lamenta o desfecho”, considerando que teria sido “positivo a todos os níveis um enlace que permitisse o surgimento de uma só entidade certificadora”.
Face a esta decisão, a CVR do Dão já iniciou um esforço de formação dos novos Órgãos Sociais, constituídos pelo Conselho Geral (eleito pelas associações representativas da produção, do comércio e dos vinificadores – engarrafadores), pela Direcção (eleita pelo Conselho Geral) e por um Fiscal Único, conforme Decreto – Lei nº 212/2004.
Em reunião realizada recentemente, o Conselho Geral deste Organismo aprovou o Relatório de Gestão e Contas de 2009, os novos Estatutos da CVR do Dão e demais Regulamentos para rectificação da candidatura a entidade certificadora, apresentada em devido tempo ao Instituto da Vinha e do Vinho.
Foi igualmente aprovada a permissão de utilização da embalagem bag-in-box dos vinhos DOP Dão, com designativo “colheita” e embalagens de dois a cinco litros.
De referir ainda que na reunião mencionada, o actual presidente da CVR do Dão, Valdemar Gomes de Freitas, reiterou a indisponibilidade em se recandidatar a novo mandato.