Champagne em garrafas mais leves a favor do ambiente
Depois de prolongada investigação, o marketing do Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC) apresentou uma nova garrafa mais leve para os vinhos da região. A nova garrafa pesará 835 gramas contra as actuais 900 gramas.

Victor Jorge
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Depois de prolongada investigação, o marketing do Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC) apresentou uma nova garrafa mais leve para os vinhos da região, com o objectivo de reduzir a peugada ambiental da região. A nova garrafa pesará 835 gramas contra as actuais 900 gramas. Esta medida permitirá poupar 8.000 toneladas de emissões de carbono, o equivalente a 4.000 automóveis.
A pesquisa foi conduzida por diversos produtores da região de Champagne com fabricantes de vidro franceses. O desafio passava por conseguir obter uma garrafa capaz de suportar a pressão produzida pelo Champagne. A garrafa resultante responde aos inquéritos efectuados pelo CIVC relativamente ao impacto ambiental da indústria do vinho da região, no qual as garrafas e material de embalamento possuem, segundo os inquiridos, uma peso importante.
A redução em 65 gramas nas garrafas é “a redução possível sem ser radical e alterar por completo o design das garrafas”, refere o CIVC. A nova garrafa permitirá à região reduzir em 25% a peugada ambiental até 2020.