Carrefour elimina sacos de plástico até 2014 no Brasil
O grupo Carrefour Brasil anunciou recentemente que irá eliminar o uso de sacos plásticos tradicionais até 2014.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O grupo Carrefour Brasil anunciou recentemente que irá eliminar o uso de sacos plásticos tradicionais na sua loja de Piracicaba (São Paulo), prevendo alargar esta iniciativa a todas as lojas até 2014.
Inédita no retalho brasileiro, a decisão representa um dos maiores avanços na área de sustentabilidade no país e é o primeiro passo de um projecto que será estendido gradualmente a todas as lojas Carrefour nos próximos quatro anos.
Segundo referiu Paulo Pianez, director de Sustentabilidade do grupo, ao site Investimentos e Notícias, “o momento é oportuno para essa iniciativa. O consumidor brasileiro está a consciencializar-se cada vez mais sobre os danos causados pelos sacos plásticos tradicionais no meio ambiente”.
Para o responsável, “já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir os sacos, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança”.
Para estimular os clientes, a loja de Piracicaba distribuirá gratuitamente sacos recicláveis até 31 de Março, além de oferecer várias opções sustentáveis de embalagens para compra.
Actualmente, a Associação Brasileiras de Supermercados (Abras) estima que o Brasil consuma anualmente cerca de 12 mil milhões de sacos plásticos, o equivalente a 66 unidades por mês per capita. Só o Carrefour é responsável pelo uso de 800 milhões de sacos por ano.
Esta acção do retalhista francês faz parte de um plano mundial de eliminação da utilização de sacos plásticos tradicionais nas lojas – entre os países onde o grupo opera, França, China e Polónia já aboliram o uso deste material.
De referir que o tempo médio para a decomposição dos sacos plásticos é de 400 anos, tendo-se tornado um problema ambiental.