Restaurante do Pingo Doce no Alegro Sintra é o primeiro com pagamento assistido por IA
O Pingo Doce acaba de abrir, no centro comercial Alegro Sintra, o primeiro restaurante em Portugal com pagamento assistido por Inteligência Artificial (IA).

Hipersuper
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
A nova unidade da insígnia Comida Fresca integra um sistema de self-checkout inovador, capaz de identificar automaticamente os pratos selecionados pelos clientes, sem necessidade de leitura manual ou interação com operadores.
O Pingo Doce sublinha em comunicado que com mais de 230 localizações, a cadeia Comida Fresca reforça a sua posição como a maior rede de restauração do país, apostando numa experiência de consumo mais rápida, conveniente e tecnologicamente avançada. No novo espaço, foram instaladas cinco caixas de pagamento equipadas com tecnologia de IA desenvolvida pela Retail Robotics Solutions, start-up especializada em soluções automatizadas para o retalho.
Através de reconhecimento de imagem, o sistema identifica os pratos com base na forma, cor e textura, replicando o processo de observação humana, garante a retalhista. A tecnologia é evolutiva, melhorando a precisão com cada nova utilização, o que garante maior fiabilidade no processo de registo e pagamento, refere.
“O atendimento personalizado nos restaurantes Comida Fresca continua a ser essencial e diferenciador, mas acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel relevante. Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera.”, sublinha José Esteves, diretor de IT do Pingo Doce, em comunicado.
“A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução.”, acrescenta, Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions.
O sistema de IA está disponível na área de Balcão, onde a ementa é renovada diariamente e pode ser consultada em comidafresca.pingodoce.pt. A oferta inclui pratos tradicionais, opções vegetarianas e sugestões internacionais, como o frango teriyaki, caril de grão com legumes ou cremoso de bacalhau com bacon e espinafres.
O espaço inclui ainda uma zona com Kiosks Digitais para pedidos de pizzas, massas, saladas e hambúrgueres. Os pedidos são acompanhados por um número que pode ser seguido nos ecrãs do restaurante, com levantamento posterior no pick-up point. Os pagamentos são efetuados exclusivamente por cartão bancário ou MB Way.