Albert Heijn testa programa para perecíveis
A Albert Heijn – insígnia pertencente ao universo Ahold – está a desenvolver um programa de redução de desperdícios alimentares, utilizando depreciação de preço para reduzir as perdas com fruta e legumes estragados.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Albert Heijn – insígnia pertencente ao universo Ahold – está a desenvolver um programa de redução de desperdícios alimentares, utilizando depreciação de preço para reduzir as perdas com fruta e legumes estragados, revela o Planet Retail. Para este projecto, o retalhista fez uma parceria com a Toshiba Tec Europe, a consultora Capgemini e a Impulselogic, uma empresa de soluções de consumer messaging.
Numa das lojas da Albert Heijn (em Amersoort), o retalhista efectua constantes comparações entre preços previstos e actuais, bem como análises ao fornecimento estimado e níveis de stock correntes, de modo a perceber que medidas serão necessárias tomar para evitar stocks em excesso ou situações de falta de stocks.
Os preços são marcados de acordo com a situação no momento e através de Wi-Fi para displays que reflectem os standards definidos pela empresa em termos de pricing e promoções. Os funcionários das lojas, por sua vez, têm a capacidade de alterar os preços definidos através de uma solução móvel customizada dentro de uma limite de tempo, caso não concordem com a sugestão de preço. Ao mesmo tempo, o sistema de merchandising da loja é actualizado com informação dos novos preços.
Os clientes, que utilizem um sistema de self-scanning móvel, poderão receber essa informação de preço actualizada directamente no telemóvel, possibilitando, assim, efectuar comparações de preço.