Portáteis valem 81,8% do mercado de computadores
A HP lidera o mercado nacional de PC com 420,7 mil unidades vendidas em 2009.
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O mercado nacional de PC (portáteis e desktops) apresentou um crescimento de 11,8% em 2009, apesar da quebra de vendas de 35,9% verificada no último trimestre.
De acordo com o relatório “IDC EMEA PC Tracker 2009”, foram vendidos em Portugal 1.816 milhões de unidades de PC em 2009, contra as 1.624 milhões de unidades em 2008.
Os portáteis continuam a liderar as preferências dos portugueses e representam 81,8% do total do mercado. A venda destes equipamentos atingiu 1.486 milhões de unidades, mais 11,8% do que 2008.
Por sua vez, a venda de desktops observou um crescimento de 11,7%, que se traduziu em 330 mil unidades vendidas.
Foi no mercado de consumo que a venda de portáteis cresceu, 30,7% face a 2008. No sector empresarial registou uma quebra nas vendas de 34,3%.
Os desktops, ao contrário, aumentaram as vendas no mercado empresarial em 31,6% com 241 mil unidades, enquanto no mercado de consumo as vendas decresceram 20,8% ficando nas 89 mil unidades.
Segundo a analista IDC, a HP lidera o mercado nacional de PC com 420,7 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 23,2%, a HP cresceu 7,2% em 2009.
A segunda posição do ranking é ocupada pela empresa nacional JP Sá Couto e o terceiro lugar pertence à Toshiba.