Column graph & silver pen – shallow depth of focus, grain on the graph columns is due to the print on paper
Sonae vendeu mais 9% em 2009
A Sonae registou um crescimento de 9% nas receitas no negócio de retalho no final de 2009 face ao ano anterior, totalizando 4,370 mil milhões de euros, contra os 4,009 mil milhões obtidos no exercício de 2008.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Sonae registou um crescimento de 9% nas receitas no negócio de retalho – alimentar e não alimentar – no final de 2009 face ao ano anterior, totalizando 4,370 mil milhões de euros, contra os 4,009 mil milhões obtidos no exercício de 2008.
O negócio de base alimentar aumentou o volume de negócios em 6%, passando de 2,930 para 3,105 mil milhões de euros, reflectindo, segundo informa a companhia em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o crescimento orgânico dos últimos 12 anos, com a abertura de 39.000 m2 de área (89 lojas); o significativo investimento em marca própria, a representar 23% da categoria de bens de grande consumo no final de 2009, em comparação com 20% no final de 2008”. Além disso, a companhia destaca ainda “o sucesso das iniciativas lançadas com o cartão de cliente; os benefícios decorrentes da integração das lojas adquiridas ao Carrefour”.
Já no retalho especializado, a Sonae aumentou a facturação em 22% face ao ano anterior, totalizando 1,132 mil milhões de euros, comparado com os 928 milhões do final de 2008. Nesta área, a Sonae destaca “a forte expansão orgânica dos últimos 12 meses, com a abertura de 55 novas lojas em Portugal e 22 em Espanha, com uma área de vendas de 40.000 m2 e 22.000 m2, respectivamente”, admitindo ainda que a operação no país vizinho “tem aumentado progressivamente a sua contribuição para o volume de negócios, sendo responsável por 13% das vendas do retalho especializado em 2009 e por 56% do seu crescimento no ano”.
Numa base comparável, as vendas do retalho de base alimentar cresceram 1%, com o aumento do volume de vendas numa base comparável (+5%) a compensar, de acordo com a Sonae, “a forte actividade concorrencial, resultante de uma maior oferta no mercado de retalho alimentar; o cenário macroeconómico adverso, com uma redução do rendimento disponível do consumidor; e a prevalência de um fenómeno de “trading down” e de deflacção, a influenciar uma redução significativa do preço médio unitário (-4%)”.
No retalho especializado, por sua vez, as vendas, numa base comparável, diminuíram 3%, com um crescimento nos formatos têxtil e desporto a “mitigar o desempenho dos formatos de electrónica”.
No quarto e último trimestre do ano, a vendas da Sonae aumentaram 4,4% para 867 milhões de euros e no retalho especializado subiram 18,9% para 376 milhões de euros.
O negócio dos combustíveis foi o único que teve uma performance negativa em 2009, tendo decrescido 12% face a 2008, totalizando as receitas 133 milhões de euros.
De referir ainda que a Sonae terminou 2009 com um total de 832 lojas, sendo que 378 são de base alimentar e 454 pertencente aos retalho especializado. Em termos de área de venda, o grupo liderado por Paul Azevedo acrescentou mais 93.000 m2 à existente no final de 2008, terminado o exercício a 31 de Dezembro de 2009 com 832.000 m2.