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Sonae vendeu mais 9% em 2009
A Sonae registou um crescimento de 9% nas receitas no negócio de retalho no final de 2009 face ao ano anterior, totalizando 4,370 mil milhões de euros, contra os 4,009 mil milhões obtidos no exercício de 2008.
Victor Jorge
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A Sonae registou um crescimento de 9% nas receitas no negócio de retalho – alimentar e não alimentar – no final de 2009 face ao ano anterior, totalizando 4,370 mil milhões de euros, contra os 4,009 mil milhões obtidos no exercício de 2008.
O negócio de base alimentar aumentou o volume de negócios em 6%, passando de 2,930 para 3,105 mil milhões de euros, reflectindo, segundo informa a companhia em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o crescimento orgânico dos últimos 12 anos, com a abertura de 39.000 m2 de área (89 lojas); o significativo investimento em marca própria, a representar 23% da categoria de bens de grande consumo no final de 2009, em comparação com 20% no final de 2008”. Além disso, a companhia destaca ainda “o sucesso das iniciativas lançadas com o cartão de cliente; os benefícios decorrentes da integração das lojas adquiridas ao Carrefour”.
Já no retalho especializado, a Sonae aumentou a facturação em 22% face ao ano anterior, totalizando 1,132 mil milhões de euros, comparado com os 928 milhões do final de 2008. Nesta área, a Sonae destaca “a forte expansão orgânica dos últimos 12 meses, com a abertura de 55 novas lojas em Portugal e 22 em Espanha, com uma área de vendas de 40.000 m2 e 22.000 m2, respectivamente”, admitindo ainda que a operação no país vizinho “tem aumentado progressivamente a sua contribuição para o volume de negócios, sendo responsável por 13% das vendas do retalho especializado em 2009 e por 56% do seu crescimento no ano”.
Numa base comparável, as vendas do retalho de base alimentar cresceram 1%, com o aumento do volume de vendas numa base comparável (+5%) a compensar, de acordo com a Sonae, “a forte actividade concorrencial, resultante de uma maior oferta no mercado de retalho alimentar; o cenário macroeconómico adverso, com uma redução do rendimento disponível do consumidor; e a prevalência de um fenómeno de “trading down” e de deflacção, a influenciar uma redução significativa do preço médio unitário (-4%)”.
No retalho especializado, por sua vez, as vendas, numa base comparável, diminuíram 3%, com um crescimento nos formatos têxtil e desporto a “mitigar o desempenho dos formatos de electrónica”.
No quarto e último trimestre do ano, a vendas da Sonae aumentaram 4,4% para 867 milhões de euros e no retalho especializado subiram 18,9% para 376 milhões de euros.
O negócio dos combustíveis foi o único que teve uma performance negativa em 2009, tendo decrescido 12% face a 2008, totalizando as receitas 133 milhões de euros.
De referir ainda que a Sonae terminou 2009 com um total de 832 lojas, sendo que 378 são de base alimentar e 454 pertencente aos retalho especializado. Em termos de área de venda, o grupo liderado por Paul Azevedo acrescentou mais 93.000 m2 à existente no final de 2008, terminado o exercício a 31 de Dezembro de 2009 com 832.000 m2.