Confeitaria vale 2,8 mil milhões de euros em França
As indústrias francesas de padaria e pastelaria movimentam 2,8 mil milhões de euros por ano. O equivalente a 573 mil toneladas de pão e doçaria.

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As indústrias francesas de padaria e pastelaria movimentam 2,8 mil milhões de euros por ano. O equivalente a 573 mil toneladas de pão e doçaria.
O dados são da organização do Salão Internacional de Padaria, Pastelaria e Gelataria de Paris – Europan e Intersuc 2010 – que vai ter lugar em Paris, entre 6 e 10 de Março, no Parque de Exposições de Paris-Nord Villepint.
Há quatro tipos de distribuidores principais: padarias tradicionais (66%), as boutiques ou lojas especializadas que vendem pão quente (10%), e os super (5%) e hipermercados (19%).
O croissant é o bolo preferido dos franceses e representa 41% do negócio de pastelaria. O pão com chocolate vale 24%. Os restantes 35% dizem respeito ao comércio de outras viennoiseries (nome que os franceses dão a um conjunto de iguarias, entre as mais comuns o croissant, o pão com chocolate ou o brioche, por influência da confeitaria de Viena (Áustria) que chegou a Paris em 1838.
O chocolate é o elemento central da doçaria francesa. Utilizado desde o Séc. XVIII, cada francês ingere em média 7 quilos por ano.
70% da pastelaria é à base de chocolate e vende-se sobretudo nas épocas festivas, tal como em Portugal.
Os franceses estão a estudar uma forma de criar denominações de origem para o chocolate.