Querida máquina de lavar loiça!
Podemos dizer que a utilização da máquina de lavar loiça finalmente se democratizou nestes últimos anos. Se agora até comemos mais “dentro de casa”, então também há mais loiça […]

Hipersuper
Restaurante do Pingo Doce no Alegro Sintra é o primeiro com pagamento assistido por IA
MC lança nova ação de sensibilização para o bem-estar e saúde mental com música de Marisa Liz
Super Bock é a única marca portuguesa distinguida no ranking global WARC Effective 100
UPS inaugura novo hub em Leiria e reforça apoio às PME portuguesas
Graham’s Port lança Porto Tawny 80 Anos
Inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura prolongadas até dia 21 de abril
María Ruiz Sanguino assume direção de marketing da SCC
makro Portugal está a patrocinar o concurso Chefe do Ano 2025
Wondercom inaugura novo armazém de logística em Coimbra
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
Podemos dizer que a utilização da máquina de lavar loiça finalmente se democratizou nestes últimos anos. Se agora até comemos mais “dentro de casa”, então também há mais loiça para lavar!
A macro-categoria de Produtos de Limpeza caseira teve um crescimento de 4,6% em valor no primeiro trimestre de 2009 contrariando – e de algum modo compensando – a retracção que teve no ano de 2008 (menos 6,3% em valor).
Cerca de 80% do crescimento desta macro-categoria advém das Marcas de Fabricantes, informação do painel de lares da TNS Worldpanel, o que não deixa ser curioso, embora se prenda com um simples retomar de consumo nesta macro-categoria.
Considerando isoladamente a categoria de “Lavagem de Loiça” (composta por detergente de loiça manual, detergente de loiça para máquinas e aditivos para máquina), verifica-se que houve um crescimento de 23,8% em valor, sendo que os produtos para a máquina de lavar loiça foram os que mais cresceram. Este crescimento deveu-se sobretudo ao aumento do gasto médio e preço médio, já que a categoria “Lavagem de Loiça” teve exactamente o mesmo número de lares compradores que no primeiro trimestre de 2008. Os segmentos relacionados com a máquina de loiça ganham cada vez mais adeptos, em detrimento do “detergente de loiça manual”. Com efeito, o “detergente de loiça para máquina” tornou-se líder em valor, ou seja, passou de uma quota de mercado de 41,1% no primeiro trimestre de 2008 para 49,5% no primeiro trimestre de 2009. Ao contrário, o “detergente de loiça manual” perdeu quota de mercado, passando de 46% em 2008, para 38,2% neste primeiro trimestre.
Em Portugal, no primeiro trimestre de 2009, 62% dos Lares de Portugal Continental já tinham máquina de lavar loiça.
Podemos dizer que a utilização da máquina de lavar loiça finalmente se democratizou nestes últimos anos. Se agora até comemos mais “dentro de casa”, também há então mais loiça para lavar!
O crescimento que a categoria tem tido poderá estar também muito ligado ao facto de ser muito “promocionada”, uma tendência que já vinha do ano de 2007 e que parece continuar a acontecer, com muita adesão por parte dos consumidores. Aproximadamente 70% do gasto em produtos de lavagem de loiça é feito em insígnias que têm cartão de fidelidade e 44% deste gasto é feito nas insígnias da Sonae – Modelo e Continente. Aliás, estas duas insígnias aumentaram bastante a quota de mercado em valor que tinham face ao primeiro trimestre de 2008. O Continente passou de uma quota de 19% para 24,8% e o Modelo de 15,4% para 19%, representando as duas muito perto dos 50% das vendas da categoria. (ver gráfico n.º 2) Claramente, a Sonae Distribuição passou a ser um canal essencial para esta categoria em particular.
Existe naturalmente uma forte duplicação entre “detergente de loiça manual” e “detergente de loiça para máquina”. Com efeito, 54% dos lares que compram “detergente de loiça máquina” compram também “detergente de loiça manual”. Mas o mesmo já não acontece ao contrário, ou seja, apenas 19% dos lares que compram “detergente de loiça manual”, compram também “detergente de loiça para máquina”.
A categoria “detergente de loiça para máquina” teve um crescimento de 49% em valor e 27% em volume no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, em grande medida devido ao aumento do preço médio e devido ao aumento de compradores (779 mil). O segmento de “pastilhas” continua a ser o mais importante para “detergente de loiça para máquina”, com 84,6% de quota em valor (mais 4,4 pontos percentuais que o ano passado). Quem perdeu mais quota foi o segmento de “pó”, passando de uma quota de 13,7% no primeiro trimestre de 2008 para 9,3%, no primeiro trimestre de 2009.
Neste segmento, as insígnias da Sonae têm uma diferença de quota em valor para outras insígnias ainda maior que o total da “categoria de lavagem loiça”. Assim, o Continente detém 30,8% de quota, tendo o Modelo 23,3%. As insígnias que se seguem pertencem ao grupo Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar), mas a alguma distância, com 12,4% de quota de mercado em valor.
A categoria de “detergente loiça manual” cresceu 2,7% em valor, mas isso acontece devido ao aumento do preço médio por litro, já que decresceu em volume, por causa da perda de compradores. A verdade é que esta é uma categoria cuja tendência será no sentido decrescente, uma vez que cada vez menos se lava loiça à mão. Neste caso particular, o segmento “concentrado” domina o mercado com 68,9% de quota de mercado em valor, enquanto que os restantes 31,1% correspondem ao detergente “regular”.
Em “detergente loiça manual”, o Continente continua a ser a insígnia líder, com 17,8% de quota em valor, mas a segunda do ranking é o Minipreço, com 14,5%, seguido pelo Lidl com 14%. O canal de distribuição “hard discount” tem uma importância muito grande neste segmento, ao contrário do que acontece “detergente loiça máquina”.