Grupo Lego alcança receitas e lucros recordes em 2024
O Grupo Lego apresentou resultados financeiros recordes em 2024, reforçando a sua posição de liderança no setor dos brinquedos.

Hipersuper
Nova loja Olá no NorteShopping
Ford Trucks Portugal cresce 5% em 2024 e reforça presença no mercado
Mango reabre espaço no Centro Vasco da Gama com mais do dobro da área
Sabores do Brasil regressam às lojas Aldi até 18 de março
Grupo Lego alcança receitas e lucros recordes em 2024
“The New Strategic Drivers”: QSP Summit 2025 aborda cultura, estratégia, inovação e os novos motores do sucesso
Fundação Auchan apoia projetos sociais que promovem alimentação saudável
Enoturismo no Alentejo recebeu 195 mil visitantes em 2024
Recolha de eletrodomésticos porta a porta do Eletrão chega a Sintra
Mercadona rentável em Portugal: lucro de 7 milhões de euros
O crescimento foi impulsionado por uma forte procura global, um portefólio diversificado e investimentos estratégicos em sustentabilidade e tecnologia digital, sublinha a empresa em comunicado.
O CEO do Grupo LEGO, Niels B Christiansen, destacou o desempenho positivo da empresa em 2024 e a importância do investimento contínuo em inovação e sustentabilidade: “2024 foi um ano excecional para o Grupo LEGO, e estamos muito satisfeitos com o nosso forte desempenho. Atingimos resultados brutos e líquidos recordes, mesmo tendo acelerado os gastos em prioridades estratégicas, incluindo um aumento significativo nas compras de matérias-primas sustentáveis. Sentimo-nos encorajados por estes fortes resultados, pois vão permitir-nos continuar a chegar a mais crianças com experiências de brincadeira LEGO agora e no futuro”.
A receita do Grupo cresceu 13% face a 2023, atingindo 74,3 mil milhões de coroas dinamarquesas. As vendas ao consumidor aumentaram 12%, num contexto em que o mercado global de brinquedos registou um ligeiro declínio de 1%.
O lucro operacional subiu 10%, para 18,7 mil milhões de coroas dinamarquesas, apesar do aumento dos gastos em iniciativas estratégicas. Já o lucro líquido registou um crescimento de 5%, totalizando 13,8 mil milhões de coroas dinamarquesas.
O fluxo de caixa livre foi de 10,2 mil milhões de coroas dinamarquesas, com um crescimento de 24% no fluxo de caixa das atividades operacionais. Estes resultados reforçaram os investimentos em novas fábricas e infraestruturas, nomeadamente no Vietname e nos Estados Unidos.
O Grupo Lego lançou, em 2024, o seu maior portefólio de sempre, com 840 produtos destinados a todas as idades.
A empresa estabeleceu também novas parcerias com a Nike, Inc. e a Formula 1, com os primeiros produtos a chegarem ao mercado em 2025.
Investimentos estratégicos e crescimento sustentável
O Grupo Lego investiu na expansão da sua rede de lojas físicas e no desenvolvimento de experiências imersivas no retalho. Paralelamente, avançou na modernização da sua cadeia de abastecimento, aumentando a capacidade de produção nas fábricas do México, Hungria e China. A nova fábrica no Vietname entrará em funcionamento no início de 2025, enquanto a unidade nos EUA, localizada na Virgínia, tem inauguração prevista para 2027. Foram ainda concluídos dois novos Centros de Distribuição Regionais, um na Bélgica e outro no Vietname, que abrirá em 2025.
No setor tecnológico, o grupo continuou a investir na modernização dos seus sistemas, incluindo o uso de machine learning para otimizar previsões de procura e melhorias na conectividade digital das lojas.
Compromisso com a sustentabilidade
O Grupo Lego reforçou o seu compromisso ambiental, aumentando de 18% para 47% a percentagem de materiais de balanço de massa certificados utilizados na produção, o que representa uma média estimada de 33% de materiais de fontes renováveis. Além disso, 3% dos materiais utilizados na produção vieram de outras fontes sustentáveis, como bio-PE e arMABS.
Para reduzir as emissões de carbono, a empresa avançou com a eliminação do aquecimento a gás natural nas suas fábricas na Dinamarca, instalou energia geotérmica na unidade da Hungria e aumentou em 43% a capacidade de energia solar na China, República Checa e Dinamarca.
Em termos de impacto social, o Grupo Lego beneficiou mais de 12 milhões de crianças carenciadas através de doações e programas de aprendizagem lúdica.