
BRANDED
Symington apresenta o seu primeiro vinho verde em parceria com Anselmo Mendes
Ana Ferreira é a nova head of brand da Miele na Península Ibérica
Meu Super reforça presença em Lisboa com nova loja na Avenida Estados Unidos da América
Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura já tem inscrições abertas
A celebrar 17 Anos a Rotom Portugal conquista dupla distinção da Scoring
ID Logistics com receitas de 3.271 milhões de euros em 2024
Portugal Nuts integra o Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva
RAR Açúcar implementou um rebranding em toda a linha
Licor Beirão desafia filhos a confessarem segredos no Dia do Pai
Leroy Merlin e Uber Direct lançam em Portugal serviço pioneiro de entregas ultra rápidas
Em um movimento estratégico para apoiar a eficácia das comunicações empresariais, a E-goi introduziu o Domain Blacklist Checker. Esta ferramenta gratuita permite que as empresas verifiquem se seus domínios estão listados em blacklists, um fator crítico que pode afetar significativamente a entregabilidade de e-mails.
Ao oferecer análises rápidas de 39 blacklists diferentes, a E-goi capacita as organizações a identificar e resolver problemas de reputação online antes que eles impactem negativamente seus negócios
As blacklists desempenham um papel fundamental na protecção contra ameaças. De modo geral, um domínio é incluído nessas listas por um histórico que justifica a sua inserção. A listagem acontece normalmente devido a comportamentos inadequados ou a vulnerabilidades no ambiente de envio de emails do remetente ou cliente.
Tiago Guedes, Chief Information Security Officer & Senior SysAdmin da E-goi, explica que estas listas são consultadas no destino para avaliar se uma mensagem deve ser aceite ou recusada. “Utilizar um domínio listado em blacklists prejudica gravemente a entregabilidade dos emails, o que pode ter consequências sérias para um negócio. Isto afecta não só o alcance das comunicações e as oportunidades de negócio, mas também a reputação da marca e os resultados financeiros da empresa”, afirma o especialista.
A solução desenvolvida pela E-goi visa ajudar as empresas a identificarem antecipadamente a presença dos seus domínios em blacklists, permitindo que verifiquem falhas nos seus fluxos de comunicação e tomem medidas para reduzir os impactos negativos.
Como funciona a solução
A ferramenta da E-goi é gratuita: basta inserir o domínio que se pretende verificar e prosseguir com a análise. Para além de verificar a presença em listas negras, a ferramenta também avalia as principais configurações de autenticação e segurança de emails:
MX (Mail Exchange): Indica quais os servidores destinados/autorizados à recepção de emails do domínio (não está relacionado com o envio).
SPF (Sender Policy Framework): Define quais os servidores autorizados a enviar em nome do domínio.
DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance): Registo que evita a falsificação de emails, ao determinar como o destinatário deve lidar com mensagens que falhem as validações do SPF e/ou DKIM, bem como definir o envio de relatórios sobre essas falhas, possibilitando o acompanhamento de eventuais abusos.
BIMI (Brand Indicators for Message Identification): Indica se o domínio está configurado para exibir a identidade visual certificada da marca nos emails.
Impacto nos negócios
Em dezembro de 2023, as mensagens de spam representaram mais de 46,8% do tráfego global de emails, de acordo com dados do Statista.
Além disso, segundo a Spamhaus, estar listado numa blacklist pode resultar numa rejeição maciça de emails, afectando de forma significativa a entrega das mensagens, com uma taxa de rejeição que pode atingir os 80%.
O lançamento da ferramenta gratuita da E-goi responde a necessidades críticas de sectores como o e-commerce – onde domínios bloqueados podem impedir o funcionamento de gateways de pagamento – e empresas SaaS, cuja operação depende da entregabilidade de emails transaccionais.
Disponível em português e espanhol, a ferramenta pode ser utilizada gratuitamente através do site: Domain Blaclist Checker.
Sobre a E-goi
A E-goi é a tecnologia de automação de marketing omnichannel para marcas B2C com grandes audiências no retalho, comércio eletrónico e serviços, que liga o mundo físico ao online, com maior rapidez e ROI garantido pela importância e proximidade que tem com cada cliente, potenciadas pelas suas soluções de IA.