Edição digital
PUB
Alimentar

Docapesca e Lotaçor criam parceria para modernização do setor das pescas

Prevê iniciativas em áreas como a exploração de infraestruturas portuárias e lotas, a segurança e manutenção das instalações e equipamentos, a certificação e qualidade do pescado e a dinamização comercial e fortalecimento da competitividade do setor.

Hipersuper
Alimentar

Docapesca e Lotaçor criam parceria para modernização do setor das pescas

Prevê iniciativas em áreas como a exploração de infraestruturas portuárias e lotas, a segurança e manutenção das instalações e equipamentos, a certificação e qualidade do pescado e a dinamização comercial e fortalecimento da competitividade do setor.

Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Vinhos do Alentejo crescem 8% em 2024 e atingem melhor resultado dos últimos cinco anos
Bebidas
Vinho
Alentejo, Douro e Península de Setúbal vencem ‘Top 10 Vinhos Portugueses’
Bebidas
E-goi lança verificador de blacklist para melhorar a comunicação empresarial
BRANDED
Docapesca e Lotaçor criam parceria para modernização do setor das pescas
Alimentar
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
ESG
Sagres lança passatempo Re:Lata e oferece experiência exclusiva no Estádio da Luz
Bebidas
Childs Farm chega a Portugal pelas mãos da FD Brands
ESG
Portugal Duty Free lança linha exclusiva de produtos sustentáveis
ESG
Feira Nacional de Olivicultura volta a Campo Maior com o Congresso Nacional do Azeite
Alimentar
Feira Nacional de Olivicultura volta a Campo Maior e traz Congresso Nacional do Azeite pela primeira vez
Portugal levou mais de 3.000 marcas nacionais à Wine Paris 2025
Bebidas
PUB

A Docapesca – Portos e Lotas e a Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores assinaram um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades e impulsionar a modernização das infraestruturas portuárias e das lotas em Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores.

“Este acordo sublinha a importância da colaboração estratégica entre as empresas para promover a eficiência, a segurança alimentar e as boas práticas ambientais no setor das pescas, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor”, destacam as duas instituições num comunicado.

PUB

O protocolo prevê a implementação de iniciativas conjuntas em áreas fundamentais, tais como a exploração de infraestruturas portuárias e lotas, a segurança e manutenção das instalações e equipamentos, a certificação e qualidade do pescado e a dinamização comercial e fortalecimento da competitividade do setor.
Para garantir o cumprimento dos objetivos, será criado um grupo de trabalho com representantes das duas empresas, responsável por desenvolver um plano de atividades, identificar oportunidades de melhoria, acompanhar os progressos desta parceria e promover o intercâmbio de boas práticas e conhecimentos técnicos.
O protocolo é válido por dois anos, com a possibilidade de ser renovado.

A Docapesca é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Pescas e pelo Ministério das Finanças, que tem a seu cargo, em Portugal continental, a gestão dos portos de pesca e a organização do serviço público de primeira venda de pescado, assim como atribuições de autoridade portuária nas áreas sob sua jurisdição, onde se incluem infraestruturas de apoio à náutica de recreio, estaleiros navais e outras atividades conexas ao Setor da Pesca Profissional e da Aquicultura.

A Lotaçor pertence ao Setor Público Empresarial da Região Autónoma dos Açores e tem por missão realizar todas as operações de primeira venda de pescado e respetivo controlo, criando, através da exploração das lotas e instalações e/ou equipamentos de refrigeração e congelação, as condições necessárias à produção, distribuição e comercialização do pescado da Região Autónoma dos Açores, bem como o apoio ao setor da pesca e respetivos portos e núcleos de pesca das nove ilhas do arquipélago.

Artigos relacionados
Vinho
Vinhos do Alentejo crescem 8% em 2024 e atingem melhor resultado dos últimos cinco anos
Bebidas
Alentejo, Douro e Península de Setúbal vencem ‘Top 10 Vinhos Portugueses’
Bebidas
E-goi lança verificador de blacklist para melhorar a comunicação empresarial
BRANDED
Docapesca e Lotaçor criam parceria para modernização do setor das pescas
Alimentar
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
ESG
Sagres lança passatempo Re:Lata e oferece experiência exclusiva no Estádio da Luz
Bebidas
Childs Farm chega a Portugal pelas mãos da FD Brands
ESG
Portugal Duty Free lança linha exclusiva de produtos sustentáveis
ESG
Feira Nacional de Olivicultura volta a Campo Maior e traz Congresso Nacional do Azeite pela primeira vez
Feira Nacional de Olivicultura volta a Campo Maior com o Congresso Nacional do Azeite
Alimentar
Portugal levou mais de 3.000 marcas nacionais à Wine Paris 2025
Bebidas
Vinho
Bebidas

Vinhos do Alentejo crescem 8% em 2024 e atingem melhor resultado dos últimos cinco anos

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou um crescimento de 8% no comércio de vinhos do Alentejo em 2024, atingindo um volume total de 92,2 milhões de litros, o equivalente a mais de 123 milhões de garrafas.

Este aumento de 6,7 milhões de litros face ao ano anterior representa o melhor desempenho do setor nos últimos cinco anos.

O segmento de vinhos DOC Alentejo registou um crescimento de 11%, com um acréscimo de 2,1 milhões de litros, enquanto o vinho Regional Alentejano teve uma subida de 7%, correspondente a mais 4,6 milhões de litros.

Os vinhos brancos e rosés destacaram-se, alcançando o melhor registo de sempre. Os brancos cresceram 9,4% e os rosés 2,7%, representando, em conjunto, 27% do volume total comercializado. O vinho tinto manteve-se como líder de vendas, com 66,8 milhões de litros, um crescimento de 7,5%.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, sublinha a resiliência do setor face aos desafios dos últimos cinco anos: “Tivemos diversas adversidades, desde a pandemia de covid-19 ao aumento da inflação e dos custos de produção, passando pela diminuição do poder de compra e por mudanças nos hábitos de consumo, além de um forte movimento anti-álcool. Os resultados de 2024 são muito positivos e encorajadores para o futuro. Acredito que 2025 pode marcar o início de um ciclo de prosperidade sustentável e de maior notoriedade para as marcas coletivas DOC Alentejo e Regional Alentejano.”

No que toca à exportação, a CVRA indica uma queda de 2,4% no volume exportado, com reduções nos mercados europeus, mas crescimento em países terceiros. Em contrapartida, o mercado nacional registou um aumento de 9,3% nos doze meses até setembro de 2024, impulsionado pelo bom desempenho do canal Horeca.

Com estes resultados, o setor vitivinícola alentejano reforça a sua posição no mercado e abre caminho para um novo ciclo de crescimento sustentado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Photography by Fabrice Demoulin
Bebidas

Alentejo, Douro e Península de Setúbal vencem ‘Top 10 Vinhos Portugueses’

O ‘Top 10 Vinhos Portugueses’ decorreu no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, antes da abertura ao público da 21ª edição do Essência do Vinho – Porto

Porto, Alentejo, Douro e Península de Setúbal venceram a prova com júri internacional. A Domingos Alves de Sousa Reserva Pessoal 2015, Pai Chão Grande Reserva 2022, Costa Boal Homenagem by António Boal Reserva 2023 e José Maria da Fonseca Moscatel de Setúbal Superior 1924 são os grandes vencedores do ‘Top 10 Vinhos Portugueses’, tendo arrebatado as pontuações mais elevadas nas categorias tinto, branco, rosé e fortificado, respetivamente.

“Acreditamos que a vinda a Portugal de um painel de personalidades de referência no setor do vinho é um investimento essencial para a projeção do nosso país. Mais do que jurados no TOP 10 Vinhos Portugueses, estes especialistas têm a oportunidade de explorar diferentes regiões, participar noutras provas e interagir diretamente com produtores e enólogos. Este contacto direto gera um impacto valioso e duradouro, com benefícios evidentes para o setor”, sublinha Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company.

Foto: Fabrice Demoulin

Em avaliação estiveram um total de 65 amostras, obtidas a partir de uma pré-seleção realizada pela Revista de Vinhos, tendo em consideração os vinhos que os provadores da publicação consideraram terem sido os mais entusiasmantes de 2024. Em prova cega, sem conhecimento prévio dos vinhos, o júri do ‘Top 10’ reuniu meia centena de provadores, jornalistas, críticos, sommeliers e importadores, de um total de 14 nacionalidades: Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Lituânia, México, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Suíça, Ucrânia e Portugal.
O ‘Top 10 Vinhos Portugueses’ decorreu no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, antes da abertura ao público da 21ª edição do Essência do Vinho – Porto, que teve lugar naquele espaço entre 20 e 23 de fevereiro.

Listagem completa do ‘Top 10 Vinhos Portugueses’
Vinhos Tintos
1º mais bem pontuado / Domingos Alves de Sousa Reserva Pessoal 2015 (Douro)
2º mais bem pontuado / Casa da Passarella Villa Oliveira Vinha Centenária Pai d´Aviz 2018 (Dão)
3º mais bem pontuado / Casa da Atela Anabela Grande Reserva 2019 (Tejo)

Vinhos Brancos
1º mais bem pontuado / Pai Chão Grande Reserva 2022 (Regional Alentejano)
2º mais bem pontuado / Quinta de San Michel A Névoa de Janas 2020 (Regional Lisboa)
3º mais bem pontuado / Crosta Calcária dos Profetas 2023 (DOP Madeirense)

Vinho Rosé
1º mais bem pontuado / Costa Boal Homenagem by António Boal Reserva 2023 (Douro)

Vinhos Fortificados 
1º mais bem pontuado / José Maria da Fonseca Moscatel de Setúbal Superior 1924 (Moscatel de Setúbal)
2º mais bem pontuado / Barbeito O Americano Malvasia 50 Anos (Vinho Madeira)
3º mais bem pontuado / Menin Porto Branco 50 Anos (Vinho do Porto)

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

BRANDED

E-goi lança verificador de blacklist para melhorar a comunicação empresarial

A solução analisa 39 blacklists em menos de um minuto, apoiando os negócios na salvaguarda da sua reputação online.

BRANDED

Em um movimento estratégico para apoiar a eficácia das comunicações empresariais, a E-goi introduziu o Domain Blacklist Checker. Esta ferramenta gratuita permite que as empresas verifiquem se seus domínios estão listados em blacklists, um fator crítico que pode afetar significativamente a entregabilidade de e-mails.

Ao oferecer análises rápidas de 39 blacklists diferentes, a E-goi capacita as organizações a identificar e resolver problemas de reputação online antes que eles impactem negativamente seus negócios

As blacklists desempenham um papel fundamental na protecção contra ameaças. De modo geral, um domínio é incluído nessas listas por um histórico que justifica a sua inserção. A listagem acontece normalmente devido a comportamentos inadequados ou a vulnerabilidades no ambiente de envio de emails do remetente ou cliente.

Tiago Guedes, Chief Information Security Officer & Senior SysAdmin da E-goi, explica que estas listas são consultadas no destino para avaliar se uma mensagem deve ser aceite ou recusada. “Utilizar um domínio listado em blacklists prejudica gravemente a entregabilidade dos emails, o que pode ter consequências sérias para um negócio. Isto afecta não só o alcance das comunicações e as oportunidades de negócio, mas também a reputação da marca e os resultados financeiros da empresa”, afirma o especialista.

A solução desenvolvida pela E-goi visa ajudar as empresas a identificarem antecipadamente a presença dos seus domínios em blacklists, permitindo que verifiquem falhas nos seus fluxos de comunicação e tomem medidas para reduzir os impactos negativos.

Como funciona a solução

A ferramenta da E-goi é gratuita: basta inserir o domínio que se pretende verificar e prosseguir com a análise. Para além de verificar a presença em listas negras, a ferramenta também avalia as principais configurações de autenticação e segurança de emails:

  • MX (Mail Exchange): Indica quais os servidores destinados/autorizados à recepção de emails do domínio (não está relacionado com o envio).

  • SPF (Sender Policy Framework): Define quais os servidores autorizados a enviar em nome do domínio.

  • DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance): Registo que evita a falsificação de emails, ao determinar como o destinatário deve lidar com mensagens que falhem as validações do SPF e/ou DKIM, bem como definir o envio de relatórios sobre essas falhas, possibilitando o acompanhamento de eventuais abusos.

  • BIMI (Brand Indicators for Message Identification): Indica se o domínio está configurado para exibir a identidade visual certificada da marca nos emails.

Impacto nos negócios

Em dezembro de 2023, as mensagens de spam representaram mais de 46,8% do tráfego global de emails, de acordo com dados do Statista.

Além disso, segundo a Spamhaus, estar listado numa blacklist pode resultar numa rejeição maciça de emails, afectando de forma significativa a entrega das mensagens, com uma taxa de rejeição que pode atingir os 80%.

O lançamento da ferramenta gratuita da E-goi responde a necessidades críticas de sectores como o e-commerce – onde domínios bloqueados podem impedir o funcionamento de gateways de pagamento – e empresas SaaS, cuja operação depende da entregabilidade de emails transaccionais.

Disponível em português e espanhol, a ferramenta pode ser utilizada gratuitamente através do site: Domain Blaclist Checker.

Sobre a E-goi

A E-goi é a tecnologia de automação de marketing omnichannel para marcas B2C com grandes audiências no retalho, comércio eletrónico e serviços, que liga o mundo físico ao online, com maior rapidez e ROI garantido pela importância e proximidade que tem com cada cliente, potenciadas pelas suas soluções de IA.

Sobre o autorBRANDED

BRANDED

ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

Hipersuper

A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Sagres lança passatempo Re:Lata e oferece experiência exclusiva no Estádio da Luz

E se pudesse assistir a um jogo do SL Benfica, literalmente, dentro de uma ‘lata’ no relvado do Estádio da Luz? É esta a proposta da Cerveja Sagres com o passatempo Re:Lata, que desafia os adeptos a criar o melhor relato de um lance da equipa encarnada para ganhar bilhetes duplos para uma experiência inédita.

Hipersuper

Para participar, os adeptos, maiores de 18 anos, devem submeter um relato original, criativo e apaixonado de um momento à sua escolha de um jogo do Benfica. Em cada partida disputada no Estádio da Luz, serão selecionados três vencedores que terão a oportunidade de assistir ao jogo dentro da estrutura especial Re:Lata.

Além da experiência única, os vencedores ganham uma visita ao Museu Cosme Damião e um kit exclusivo com cachecol, sweatshirt e manta da marca.

As inscrições para o passatempo Re:Lata decorrem em duas fases. Até 22 de março, os adeptos podem candidatar-se para assistir aos jogos do SL Benfica frente ao Farense, a 30 de março, e ao Arouca, a 13 de abril. Já entre 23 de março e 19 de abril, estarão abertas as participações para os encontros com o AVS, a 27 de abril, e com o Sporting CP, a 11 de maio.

Para além do passatempo Re:Lata, a Sagres e o SL Benfica vão premiar mensalmente os melhores Relatos da Jornada, oferecendo dois bilhetes para o jogo seguinte no Estádio da Luz. No final da temporada, será ainda escolhido o Relato da Temporada, cujo autor receberá uma camisola oficial assinada por todo o plantel.

O humorista António Raminhos é o host da ação, dinamizando o passatempo nas redes sociais da marca e do próprio embaixador da Cerveja Sagres. Antes dos jogos, desafiará os adeptos a recriar relatos de lances da equipa encarnada nas imediações dos estádios.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Childs Farm chega a Portugal pelas mãos da FD Brands

Disponível exclusivamente nas lojas Wells, este lançamento reforça a oferta da FD Brands no segmento de dermocosmética para crianças, com produtos desenvolvidos para peles sensíveis e atópicas e um forte compromisso com a sustentabilidade, sendo uma marca vegan e cruelty-free, apostando em embalagens recicladas e recicláveis.

A marca britânica Childs Farm chega a Portugal, em exclusivo nas lojas Wells, pelas mãos da FD Brands, que coloca assim no mercado português uma referência no cuidado da pele infantil.

Fundada no Reino Unido, a Childs Farm nasceu da necessidade de criar soluções eficazes para a pele delicada dos mais pequenos. Rapidamente se tornou líder de mercado no segmento de cuidados infantis naturais, com presença consolidada nas principais cadeias de retalho britânicas.

A marca distingue-se pelo uso de ingredientes naturais e fragrâncias suaves, sendo dermatologicamente testada e recomendada por especialistas. Além disso, assume um forte compromisso com a sustentabilidade, sendo uma marca vegan e cruelty-free, apostando em embalagens recicladas e recicláveis.

A gama infantil agora disponível em Portugal inclui produtos para banho, corpo e cabelo, formulados para hidratar e proteger a pele sensível das crianças. Em 2025, a Childs Farm prevê expandir a sua oferta no mercado nacional com novas gamas.

A chegada da marca ao país representa um passo estratégico para a FD Brands, empresa 100% portuguesa que se dedica à representação e distribuição de marcas que tenham no seu ADN a consciência ambiental, reforçando a aposta em produtos inovadores, sustentáveis e eficazes. A exclusividade nas lojas Wells garante um posicionamento diferenciado, disponibilizando às famílias portuguesas uma alternativa segura e amiga do ambiente nos cuidados diários infantis.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

ESG

Portugal Duty Free lança linha exclusiva de produtos sustentáveis

A Portugal Duty Free criou uma área dedicada a produtos eco friendly com uma linha de gifts própria, desenvolvida de acordo com critérios de sustentabilidade.

Hipersuper

A nova ECO Area da Portugal Duty Free é apresentada como um espaço com um conceito transformador, que promove a valorização de produtos mais sustentáveis, onde os passageiros podem encontrar produtos locais, 100% nacionais, produzidos a partir de materiais reciclados e recicláveis, biológicos e sem adição de açúcar.

É também na Eco Area que os passageiros poderão encontrar a nova marca própria de gifts da Portugal Duty Free, amiga do ambiente e de impacto local positivo. Chás biológicos produzidos em Portugal, leques de cortiça, cadernos e canecas de bambu, entre outros artigos, fazem parte desta linha de produtos.

A Portugal Duty Free reafirma, assim, a sua missão de promover uma experiência de compra única, mais consciente e alinhada com valores de sustentabilidade, incentivando os passageiros a fazer escolhas mais responsáveis, sem comprometer a qualidade.

“Através da nossa linha exclusiva de produtos sustentáveis e da criação de um espaço dedicado a produtos eco friendly procuramos oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra única, que combine qualidade e respeito pelo meio ambiente, aumentando a nossa oferta com foco na sustentabilidade. Este é mais um passo importante dado no âmbito do nosso Programa ESG, com produtos de impacto local positivo, que façam a diferença no mercado e, especialmente, no planeta”, refere Ana Sara Ferreira, diretora de compras da Portugal Duty Free.

De olhos postos também no impacto global que pode ter, a Portugal Duty Free está também a apoiar um projeto de responsabilidade social da organização Join the Pipe, através da venda na ECO Area de uma garrafa de água reutilizável, que procura reduzir os resíduos de plástico e garantir o acesso global a água potável.

As receitas financiam projetos de água potável e saneamento em países em desenvolvimento. Por cada garrafa vendida, uma é doada para crianças em África, incentivando a higiene e transporte sustentável de água, além de evitar o despejo de plásticos no oceano. No seu exterior a garrafa apresenta alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade de Lisboa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Feira Nacional de Olivicultura volta a Campo Maior e traz Congresso Nacional do Azeite pela primeira vez
Alimentar

Feira Nacional de Olivicultura volta a Campo Maior com o Congresso Nacional do Azeite

O Alentejo tem papel de destaque na posição de Portugal como sexto maior produtor de azeite do mundo e terceiro maior exportador europeu, sendo responsável por cerca de 90% da produção nacional de azeite.

Hipersuper
Depois de quase 20 anos de ausência, a Feira Nacional de Olivicultura, o certame de maior tradição do setor no nosso país e cuja génese remonta aos anos oitenta do século passado, e que reúne olivicultores, industriais, comerciantes e consumidores de azeite, retorna à vila raiana de Campo Maior (distrito de Portalegre) e traz pela primeira vez o Congresso Nacional do Azeite.

Os eventos, organizados em conjunto pela Câmara Municipal de Campo Maior e pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), irão decorrer no Jardim Municipal de Campo Maior (zona de exposição) de 22 a 25 de maio e no Centro Cultural de Campo Maior (8º Congresso Nacional do Azeite) dias 22 e 23 de maio.

O azeite é a produção agrícola com maior peso na economia do Concelho de Campo Maior, região onde o olivoturismo tem cada vez mais relevância a par da vinha e do enoturismo. Uma situação corroborada também pelo peso da região do Alentejo na produção nacional de azeite (quase 90%), com os seus mais de 209 mil hectares de olival, mais de 116 lagares e mais de 95% de Azeite Virgem e Virgem Extra produzido.

As inscrições para os stands na Feira Nacional de Olivicultura já estão abertas e podem ser efetuadas até dia 17 de abril, informa a organização. Os expositores interessados poderão consultar o regulamento e fazer a inscrição em  https://bit.ly/cm-fno-2025.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Portugal levou mais de 3.000 marcas nacionais à Wine Paris 2025

“Foi uma grande oportunidade de mostrar aos visitantes de todo o mundo o principal atributo dos vinhos produzidos em Portugal: a diversidade”, destacou Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Hipersuper

De 10 a 12 de fevereiro, Paris acolheu a 6ª edição do Wine Paris. Portugal marcou presença com a segunda maior delegação internacional, logo após Itália, com representação de oito regiões vitivinícolas, sete produtores de renome e a ViniPortugal. Nos 1.600 m2 do Pavilhão 4, mais de 200 expositores apresentaram a grande diversidade vitivinícola nacional. O país reforçou a sua presença com um aumento de 67% no número de referências vínicas, ultrapassando as 3.000 marcas nacionais no evento.

A delegação portuguesa considerou esta a melhor edição de sempre, tanto em termos de visitantes como de participantes

João Moura, Secretário de Estado da Agricultura, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, Arlindo Cunha, presidente da CVR Dão, Carlos João Pereira da Fonseca, Vogal da CVR de Lisboa, Dora Simões, presidente da direção da CVR dos Vinhos Verdes, Francisco Mateus, presidente da CVR Alentejo, Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, José Barroso, presidente do Conselho Geral e João Silvestre, diretor geral da CVR Tejo, José Pedro Soares, presidente da CVR Bairrada, e Rodolfo Queirós, presidente da CVR da Beira Interior, marcaram presença no certame.

Em geral, consideraram a Wine Paris 2025 a melhor de sempre, quer em termos de visitantes quer em termos de participantes. “Foi muito gratificante ver que os países do novo mundo já estão aqui, o que dá um carácter ainda mais internacional a esta feira e atrai novos visitantes. Foi uma grande oportunidade de mostrar aos visitantes de todo o mundo o principal atributo dos vinhos produzidos em Portugal: a diversidade. Num país tão pequeno não é necessário percorrer muitos quilómetros para o clima, o solo ou a gastronomia variar. Estas características, aliadas ao facto de Portugal ser o país da Europa com a maior variedade de castas por km2, dão aos vinhos portugueses particularidades únicas que muitos consumidores já procuram”, afirmou Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Portugal reforçou a presença na edição deste ano da Wine Paris

A Wine Paris 2025 teve uma participação recorde, com 52.622 visitantes, 45% dos quais provenientes de 154 países, para além de França. Registou ainda uma participação recorde nos vários eventos e conferências, destacou a organização num comunicado . O programa da Academia deste ano reuniu 250 peritos internacionais e um programa com 130 sessões. “O papel da Vinexposium como recurso de referência do sector foi ainda mais consolidado este ano com o lançamento da ‘Voice of the Industry’, uma plataforma de business intelligence, onde as questões relacionadas com o vinho e as bebidas espirituosas são analisadas pelos principais intervenientes do sector e por instituições internacionais”, refere ainda a organização.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Bricomarché já distribui integralmente os seus folhetos em formato digital

Os primeiros resultados de 2025 revelam que cerca de dois terços das lojas optaram por não distribuir folhetos impressos, resultando numa redução global de cerca de 65% na distribuição de folhetos em papel.

Hipersuper

No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade e compromisso com a redução do impacto ambiental, o Bricomarché anuncia a transição definitiva para a distribuição digital dos seus folhetos promocionais. Após dois testes bem-sucedidos em 2024, a empresa decidiu, a partir de 2025, distribuir integralmente os seus folhetos anuais em formato digital.

“Esta transição para o digital é um passo natural na nossa estratégia de sustentabilidade. Os resultados dos testes mostraram que os nossos clientes estão cada vez mais recetivos a soluções digitais, e esta mudança permite-nos reduzir significativamente o desperdício de papel sem comprometer a qualidade da nossa comunicação”, afirma Paulo Alves, administrador do Bricomarché em Portugal.

Os testes realizados no ano passado demonstraram resultados encorajadores, com os valores de vendas dos folhetos distribuídos digitalmente apresentando um crescimento significativo em comparação com os mesmos períodos de 2023. Esse sucesso confirmou a eficiência da estratégia digital e incentivou a empresa a apostar fortemente nesta mudança.

Embora a transição para o digital seja abrangente, os Pontos de Venda (PDVs) mantêm a possibilidade de imprimir uma quantidade reduzida de folhetos para disponibilização nas lojas. As lojas têm a liberdade de optar por continuar a distribuição em papel fora das lojas, se assim o desejarem, refere a insígnia do Grupo Mosqueteiros. No entanto, os primeiros resultados de 2025 revelam que cerca de dois terços das lojas optaram por não distribuir folhetos impressos, resultando numa redução global de cerca de 65% na distribuição de folhetos em papel, sublinha em comunicado.

Esta decisão alinha-se com a missão do Bricomarché de promover práticas mais sustentáveis, reduzindo o desperdício de papel e a pegada ecológica da empresa. A distribuição digital será realizada através de envio de newsletters, SMS’s e publicidade nas redes sociais, garantindo que os clientes continuem a ter acesso rápido e eficiente às ofertas promocionais da marca.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.