Literatura e gastronomia de mãos dadas
Livraria Lello rebatiza um dos principais clássicos da gastronomia portuguesa, a sobremesa Romeu e Julieta, num tributo ao escritor Camilo Castelo Branco.
Hipersuper
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
Miguel Salema Garção é o Chief of New Business da Verlingue Portugal
Dona Pureza recebe Prémio Cinco Estrelas 2025
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
Há muito que a literatura e a gastronomia portuguesas caminham de mãos dadas e, no ano em que celebra 119 anos de vida, a Livraria Lello mostra que estes sabores e histórias emergem numa só experiência cultural.
Inspirada pelo bicentenário de nascimento de Camilo Castelo Branco, um dos escritores mais queridos da literatura portuguesa, e pela sua obra “Amor de Perdição”, desafiou a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) a incentivar os restaurantes nacionais a renomearem a sobremesa “Romeu e Julieta”, feita com queijo e marmelada, como “Simão e Teresa”, homenageando, assim, os protagonistas deste romance intemporal. Vários restaurantes nacionais, entre os quais os portuenses “Ernesto”, “O Gaveto”, “Rogério do Redondo”, “Cafeína”, “Terra”, “Porta Rossa”, “Lucrécia” e “Casa Vasco” aderiram ao menu e espera-se que, até ao arranque da iniciativa, no próximo dia 13 de janeiro, outros restaurantes se juntem. No mesmo dia, a aniversariante Livraria Lello tem a entrada livre para todos os visitantes.
“Este aniversário assinala o arranque de um ano temático dedicado ao amor — uma força transformadora e essencial para enfrentar os desafios do presente. Ao longo de 2025, o amor será explorado nas suas diferentes vertentes, começando pelo amor romântico, inspirado pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima Amor de Perdição. Com esta ação esta particular quisemos usar a gastronomia como uma ponte para aproximar o público da literatura e das artes, mostrando que a cultura portuguesa é feita de sabores e histórias que atravessam gerações”, adianta Aurora Pedro Pinto, administradora.
“Esta iniciativa simboliza a fusão da tradição literária com a criatividade gastronómica, reforçando a missão desta parceria: transformar a herança cultural de Portugal em experiências memoráveis”, adianta Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. “A recriação da sobremesa “Teresa e Simão” demonstra como a valorização da cultura pode ser integrada nas práticas da restauração, ajudando a contar histórias e a criar memórias”, continua.
“A Livraria Lello é mais do que um lugar icónico; é um símbolo vivo da cultura portuguesa e da sua capacidade de inspirar o mundo. Ao longo de 119 anos, temos sido um espaço onde a tradição se encontra com a inovação, desafiando limites e celebrando a riqueza da nossa identidade. Este aniversário é uma oportunidade para reforçar o nosso papel enquanto embaixadores da cultura portuguesa, aproximando-nos dos portugueses e levando a nossa história e as nossas tradições mundo fora.” conclui Aurora Pedro Pinto.
No dia em que se assinala o 119.º aniversário da Livraria Lello, 13 de janeiro 2025, a entrada será livre, entre as 10h00 e as 18h00.
O programa comemorativo, a realizar-se durante a manhã, inclui várias surpresas, entre as quais a presença da Paupério, que se associa às celebrações, com a famosa Marmelada dos Namorados, produzida de forma artesanal.