Cuga prevê aumentar 50% do consumo de cogumelos até final de 2026
Cuga é a nova marca da Varandas do Sousa, que detém 85% de quota no mercado nacional de produção de cogumelos. ‘Onde nascem os cogumelos de Portugal’ é a assinatura da nova marca.
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A partir de 29 de outubro, o objetivo da marca Cuga é “dinamizar a categoria alimentar dos cogumelos frescos em todo o país, torná-los mais acessíveis aos portugueses através de novas linhas de produtos e, com isso, colocar a sua presença na dieta nacional ao nível dos países do centro e do norte da Europa”, destaca, em comunicado, a Varandas do Sousa, empresa que detém 85% de quota no mercado nacional. Um objetivo que será comum a todas as unidades da empresa e a todos os seus produtos.
“Os diferentes cogumelos que produzimos na região Norte são superalimentos, saudáveis e saborosos, mas que não têm ainda a presença que merecem à mesa dos portugueses”, explica Nuno Pereira, CEO da Varandas do Sousa, futura Cuga. O seu objetivo ao lançar a nova marca é colocar o consumo dos cogumelos em Portugal ao nível dos países mais desenvolvidos, inspirando os portugueses a introduzirem este produto nas suas receitas culinárias.
“Produzimos cogumelos incríveis que, por falta de uma estratégia de segmentação e de organização de produto, o consumidor nacional até hoje não sabe bem como utilizar, nem quando”, sublinha o CEO. “É para inverter esta situação que, até ao final de 2024, os novos produtos da Cuga irão chegar às prateleiras dos supermercados organizados em segmentos, com explicação do tipo de cogumelos fatiados ou inteiros, em embalagens que terão um código QR com sugestões de receitas para a sua confeção”, revela ainda.
Para além da segmentação dos cogumelos por tipos e da criação de categorias ‘premium’, a Cuga irá ter ofertas sazonais dirigidas às receitas típicas de Natal ou da Páscoa, às saladas e aos pratos de Verão e a outras ocasiões.
6,5 mil toneladas/ano a partir de 2026
A previsão de aumento de vendas é de 50% até ao final de 2026, o que significa saltar da atual produção de 4,5 mil toneladas anuais para 6,5 mil toneladas em dois anos. Para além do valor da campanha da nova marca, a Cuga está a investir mais de três milhões de euros na requalificação das sua linhas de produção e na refrigeração de todas as etapas dos produtos, garantindo, assim, a integridade da cadeia de frio e a qualidade e frescura dos seus cogumelos. Para esta nova fase, a empresa recrutou José Fradeira, ex-diretor de vendas da Vitacress, para conselheiro da estratégia comercial da empresa.
Rita Nunes Pinto, da Sun-Smartalk, foi a marketeer escolhida para a implementação da marca e para a preparação da sua campanha de divulgação. A imagem da Cuga será comum às fachadas das unidades de produção, ao site, às faturas e às guias, à sinalética interna, às fardas dos colaboradores e às viaturas de transporte.
A Cuga é um upgrade do investimento que a sociedade gestora CoRe Capital fez em 2020 na empresa, através do seu primeiro fundo, o CoRe Restart. Este fundo criado pela sociedade de Nuno Fernandes Thomaz, Martim Avillez Figueiredo e Pedro Araújo e Sá foi desenhado para recuperar empresas históricas, com peso relevante nas economias locais do interior do país e colaboradores com bom know-how nos respetivos setores.