ANCEVE discute futuro do setor do vinho: vamos ter uma crise sem precedentes?
Os desafios e oportunidades para o setor do vinho vão ser debatidos a 19 de setembro no Porto numa conferência promovida pela Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE). A associação deixa o alerta: podemos estar prestes a assistir a uma crise vitivinícola sem precedentes.
Hipersuper
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
Miguel Salema Garção é o Chief of New Business da Verlingue Portugal
Dona Pureza recebe Prémio Cinco Estrelas 2025
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
A ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas vai organizar uma Conferência, no próximo dia 19 de Setembro, pelas 14h30m, na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto.
A conferência vai acontecer durante uma das mais polémicas vindimas das últimas décadas, e a ANCEVE pretende debater e antecipar os próximos anos anos.
A associação lembra que o vinho tem tido uma história de sucesso, com as exportações a aumentarem em valor, e apesar do seu contributo para o PIB, sublinha que a fileira enfrenta desafios significativos, face à quebra e alterações dos padrões de consumo, à instabilidade do contexto internacional, à dificuldade em conseguir aumentar o valor acrescentado, à deficiente remuneração dos viticultores, aos apelos constantes às destilações de crise e aos negócios por elas proporcionados, ao controle relativo ao trânsito de vinhos, às reclamações sobre as deficiências da fiscalização, à problemática em redor do arranque de vinhas, ao futuro do Programa VITIS e às importações de vinho a granel de baixo preço, que desvirtuam o mercado.
O setor também regista dificuldades de produção e colheitas cada vez mais imprevisíveis, devido às alterações climáticas, acrescenta referindo que alguns especialistas vêm alertando para a possibilidade de uma crise vitivinícola sem precedentes.
A ANCEVE considera assim que o setor vitivinícola deve adaptar-se a estas novas realidades e o enquadramento político deve acompanhar essa transição, desta forma se assegurando a continuidade do caminho de sucesso.
Segundo a organização, a conferência vai contar com a participação dos presidentes da Viniportugal (Frederico Falcão), do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (Gilberto Igrejas – a confirmar), da Andovi e da CVR Lisboa (Francisco Toscano Rico), da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (Dora Simões), da CVR Alentejana (Francisco Mateus) e da CVR Beira Interior (Rodolfo Baldaia de Queirós).
João Rebelo (Professor Universitário / UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e vice-presidente da EUAWE – European Association of Wine Economists), o produtor Anselmo Mendes, António Sucena Cláudio (Forum Unidos pela Vinha de Portugal) e a Subinspetora-Geral da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Filipa Melo de Vasconcelos, também vão estar presentes e discutir este tema.
O encerramento estará a cargo de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas.
As inscrições, até ao próximo dia 30 de Agosto, através do email [email protected].