ANCEVE discute futuro do setor do vinho: vamos ter uma crise sem precedentes?
Os desafios e oportunidades para o setor do vinho vão ser debatidos a 19 de setembro no Porto numa conferência promovida pela Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE). A associação deixa o alerta: podemos estar prestes a assistir a uma crise vitivinícola sem precedentes.

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas vai organizar uma Conferência, no próximo dia 19 de Setembro, pelas 14h30m, na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto.
A conferência vai acontecer durante uma das mais polémicas vindimas das últimas décadas, e a ANCEVE pretende debater e antecipar os próximos anos anos.
A associação lembra que o vinho tem tido uma história de sucesso, com as exportações a aumentarem em valor, e apesar do seu contributo para o PIB, sublinha que a fileira enfrenta desafios significativos, face à quebra e alterações dos padrões de consumo, à instabilidade do contexto internacional, à dificuldade em conseguir aumentar o valor acrescentado, à deficiente remuneração dos viticultores, aos apelos constantes às destilações de crise e aos negócios por elas proporcionados, ao controle relativo ao trânsito de vinhos, às reclamações sobre as deficiências da fiscalização, à problemática em redor do arranque de vinhas, ao futuro do Programa VITIS e às importações de vinho a granel de baixo preço, que desvirtuam o mercado.
O setor também regista dificuldades de produção e colheitas cada vez mais imprevisíveis, devido às alterações climáticas, acrescenta referindo que alguns especialistas vêm alertando para a possibilidade de uma crise vitivinícola sem precedentes.
A ANCEVE considera assim que o setor vitivinícola deve adaptar-se a estas novas realidades e o enquadramento político deve acompanhar essa transição, desta forma se assegurando a continuidade do caminho de sucesso.
Segundo a organização, a conferência vai contar com a participação dos presidentes da Viniportugal (Frederico Falcão), do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (Gilberto Igrejas – a confirmar), da Andovi e da CVR Lisboa (Francisco Toscano Rico), da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (Dora Simões), da CVR Alentejana (Francisco Mateus) e da CVR Beira Interior (Rodolfo Baldaia de Queirós).
João Rebelo (Professor Universitário / UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e vice-presidente da EUAWE – European Association of Wine Economists), o produtor Anselmo Mendes, António Sucena Cláudio (Forum Unidos pela Vinha de Portugal) e a Subinspetora-Geral da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Filipa Melo de Vasconcelos, também vão estar presentes e discutir este tema.
O encerramento estará a cargo de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas.
As inscrições, até ao próximo dia 30 de Agosto, através do email paulo.amorim@anceve.pt.