YesChef quer descobrir e impulsionar novos talentos da gastronomia portuguesa
Há um novo festival gastronómico que se propõe a descobrir e impulsionar os novos talentos na gastronomia portuguesa. O YesChef leva a várias localidades do país um circuito de eventos […]

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Há um novo festival gastronómico que se propõe a descobrir e impulsionar os novos talentos na gastronomia portuguesa. O YesChef leva a várias localidades do país um circuito de eventos gastronómicos que são um lugar para os chefs, pasteleiros, sommeliers e barmans em ascensão darem asas ao seu talento.
Os primeiros eventos, que terão lugar nos dias 15 de junho e 13 de julho na histórica Fábrica da Ramada, em Guimarães.
No dia 15 de junho, será apresentado o chef Rui Lemos, vencedor do MasterChef 2024, que vai mostrar as suas criações de inspiração asiatica e versões modernas de clássicos minhotos. Já no dia 13 de julho, o chef Hugo Alves, do restaurante Norma, reconhecido com o Bib Gourmand do Guia Michelin, apresentando pratos que combinam a tradição portuguesa e modernidade da cozinha contemporânea.
As duas edições de Junho e Julho irão ocorrer na Fábrica da Ramada, uma antiga fábrica de curtumes fundada em 1931, remodelada e situada no centro histórico de Guimarães.
“Queremos que esta combinação de música e comida em locais históricos, com uma decoração descontraída e que lembra uma sala de estar, seja o programa ideal para os dias de verão,” sublinha Hugo Rodrigues, co-criador do evento. “O nosso objetivo é criar as condições para que estes eventos sejam um espaço de experimentação dedicado aos talentos emergentes da gastronomia em Portugal. Assim, proporcionamos um local onde os apreciadores de comida, vinhos e cocktails podem provar reinterpretações de pratos tradicionais e sabores do mundo,” acrescenta Manuel Machado, também da organização do evento.
Vai também existir uma zona dedicada às crianças dos 4 aos 12, com comida amigável para o paladar dos mais jovens e atividades de sensibilização sobre alimentação e o papel da gastronomia na cultura, acrescenta a organização.