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Dove lança pack solidário cujas vendas reverterão na totalidade para a Fundação do Gil

Dove acaba de lançar no mercado um pack solidário. O valor alcançado em vendas reverterá, na sua totalidade, para a Fundação do Gil, ajudando o espaço Clínica do Gil a […]

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Dove lança pack solidário cujas vendas reverterão na totalidade para a Fundação do Gil

Dove acaba de lançar no mercado um pack solidário. O valor alcançado em vendas reverterá, na sua totalidade, para a Fundação do Gil, ajudando o espaço Clínica do Gil a […]

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Dove acaba de lançar no mercado um pack solidário. O valor alcançado em vendas reverterá, na sua totalidade, para a Fundação do Gil, ajudando o espaço Clínica do Gil a atuar e a desenvolver o seu trabalho dedicado ao desenvolvimento infantil. Este espaço terá consultas na área da saúde mental, através da presença e acompanhamento de terapeutas especializados, juntamente com crianças e as respetivas famílias, numa lógica de negócio social, com preços sociais e de mercado, informa marca em comunicado.

Estes packs solidários já se encontram à venda, sendo compostos por um gel de banho Dove Deeply Nourishing 250ml, um roll-on Dove Advanced Care e um Creme mãos Essential Care. No mesmo pack encontra-se ainda um voucher com 10% desconto no programa Gil Teens (mentoria em saúde mental e emocional), que pode ser utilizado na Clínica do Gil da Fundação do Gil, um espaço inovador, de promoção e intervenção na área da saúde mental infanto-juvenil, para bebés, crianças e jovens até aos 18 anos.

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Para Maria Matos, responsável pelo Projeto Pela Autoestima de Dove em Portugal, esta iniciativa da marca, “revela o propósito e o espírito de missão de Dove, no que às crianças e jovens diz respeito. Cada vez mais, hoje em dia, é necessário garantir que a saúde mental é um tema que deve ser encarado, tratado e acolhido desde tenra idade, garantindo aos jovens o acompanhamento necessário para que se tornem adultos mais conscientes. Ter a oportunidade de, através da nossa marca, garantir que contribuímos para ajudar nesse caminho, neste caso com a Clínica do Gil da Fundação do Gil, é para nós uma enorme honra, mas também, algo que faz todo o sentido e que, como tal, é muito natural no nosso percurso e nas causas às quais queremos que Dove esteja associada”.

Também para Patrícia Bora, Presidente da Fundação do Gil, esta parceria com a Dove, “é um enorme privilégio, não só porque tem o nobre contributo de permitir que tenhamos ainda mais ferramentas para desenvolver o nosso trabalho e de chegar a mais famílias e jovens, permitindo expandir a nossa área de atuação, como o de termos o privilégio de nos unirmos a uma marca cujos propósitos e valores partilhamos.”

Os packs solidários podem ser adquiridos nas superfícies comerciais, de norte a sul do país.

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Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE
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Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE

Com um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira atingisse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas 9 unidades.

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tagsAIVE

A AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem) acaba de revelar os resultados finais do seu projeto piloto A Tip For Nature. Com um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira atingisse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas 9 unidades. O projeto foi financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e contou com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

A iniciativa demonstrou que é possível promover mudanças de comportamento no canal HORECA, onde existe maior potencial de aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, através de ações de comunicação digital interna e externa, bem como formação.

O impacto da campanha resultou no aumento significativo de 12% na taxa média de reciclagem de embalagens de vidro na cadeia de hóteis, comparativamente a 2023, atingindo os 80% no final da campanha.

A liderar o pódio está o The Editory by Sea Tróia/Aqualuz Tróia Mar & Rio by The Editory com uns surpreendentes 89%, vencedor do projeto que irá receber uma estrela adicional em vidro, seguido doThe Editory Boulevard Aliados com 88% e o Aqualuz Lagos by The Editory também com 88%.

Todos os hóteis do grupo atingiram taxas de reciclagem acima dos 70%, reciclando mais de 17 toneladas de embalagens de vidro, o que representa um aumento total de 30% quando comparado com 2023.

Paralelamente, também os hábitos e conhecimentos sobre as vantagens da reciclagem das embalagens de vidro melhoraram. O número de colaboradores que sabe que o vidro é infinitamente reciclável aumentou de 50%, em 2023, para 60% em 2024,  demonstrando um maior entendimento sobre as vantagens ambientais da reciclagem destas embalagens. Por outro lado, o número de colaboradores que afirma reciclar sempre as embalagens de vidro usadas aumentou de 61% para 79%, o que sugere uma adesão crescente às práticas ambientais recomendadas.Já os equívocos sobre as regras de separação para reciclagem, diminuíram de 41% para 25%.

Em relação à perceção sobre o projeto, 97% dos inquiridos consideraram-no muito útil, o que demonstra uma recetividade extremamente positiva à iniciativa.

Estas conclusões revelam que a campanha digital interna e externa promovida pela AIVE, não só conseguiu sensibilizar os funcionários para a importância da reciclagem de vidro, como também fomentou mudanças reais de comportamento, ajudando os The Editory Collection Hotels a dar um passo importante na sustentabilidade ambiental.

O objetivo é que o projeto possa ser replicado e escalado a todos os estabelecimentos do canal HORECA, aumentando a consciencialização sobre os benefícios e as vantagens da correta separação de embalagens de vidro depois de usadas.

“O projeto A Tip for Nature comprovou que o canal HORECA tem um enorme potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, em Portugal. Atingir um crescimento de 12% na taxa média de reciclagem, neste grupo hoteleiro, em apenas um ano é um resultado  expressivo que comprova  a eficácia deste tipo de campanhas para os estabelecimentos HORECA”, afirma Tiago Moreira da Silva, presidente da AIVE.

Miguel Evangelista, Diretor Geral de Operações da The Editory Collection Hotels, reforça: “Estamos muito orgulhosos por ter contribuído para o sucesso do projeto. A adesão dos nossos colaboradores foi extraordinária e mostra que com dedicação e formação, é possível adotar práticas mais sustentáveis. Esperamos que a nossa experiência inspire outros a fazerem o mesmo.”

O projeto reafirma o compromisso da AIVE, dos seus associados e parceiros com a economia circular, na promoção do aumento da taxa de reciclagem das embalagens de vidro e contribuindo para um futuro mais sustentável.

A AIVE representa um setor com um peso importante na economia portuguesa: 3 empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), 6 unidades fabris (Avintes, Figueira da Foz, Marinha Grande e Venda Nova), cerca de 3.500 trabalhadores e mais de 50% da produção  vendida diretamente para mercados externos. Anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de 6 mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.

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Foto: Facebook Electrão
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Recolha de eletrodomésticos porta a porta do Eletrão chega a Sintra

O município de Sintra criou uma parceria com o Electrão que permite aos munícipes usufruírem da recolha porta a porta de grandes equipamentos elétricos usados.

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O serviço gratuito de recolha porta a porta e encaminhamento de grandes equipamentos elétricos usados para reciclagem, chega a Sintra, no âmbito de uma parceria entre o município, através dos SMAS de Sintra, e o Electrão.

O serviço abrange as 11 freguesias e uniões de freguesia do município – Agualva e Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Cacém e São Marcos, Casal de Cambra, Colares, Massamá e Monte Abraão, Queluz e Belas, Rio de Mouro, São João das Lampas e Terrugem e Sintra – chegando, assim, a 385 mil habitantes.

Para usufruir deste serviço, o cidadão deverá fazer o pedido diretamente à Junta de Freguesia/União de Freguesias ou SMAS de Sintra na respetiva área de território, conforme pode ser consultado em https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-derecolha-de-residuos-urbanos/eletrodomesticos-volumosos/
Para solicitar esta recolha ao domicílio é necessário ter um eletrodoméstico volumoso para entrega, como um frigorífico, uma arca congeladora ou uma máquina de lavar ou secar. Adicionalmente, no momento da recolha a equipa poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis ou lâmpadas.

“Agora também disponível em Sintra, este serviço gratuito permite ao cidadão, de forma simples e cómoda, solicitar a recolha de grandes eletrodomésticos em fim de vida. Todos os equipamentos elétricos recolhidos são encaminhados para unidades especializadas em reciclagem, garantindo a sua descontaminação e contribuindo para a proteção da saúde pública e do ambiente”, destaca o Diretor-Geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.

Desde que o Electrão iniciou o projeto de recolha de eletrodomésticos porta a porta, em 2021, já foram reencaminhadas para reciclagem, no total, mais de 780 toneladas de equipamentos elétricos avariados ou fora de uso na Grande Lisboa, informa a associação de gestão de resíduos.

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Ervideira oferece sobreiros no mês em que se assinala o Dia da Árvore

O sobreiro é uma árvore que se adapta a quase todo o país e a cortiça é uma matéria extremamente importante para o negócio do vinho, destaca a empresa vitivinícola.

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Em março, mês em que se assinala o Dia da Árvore, a Ervideira reflete acerca das suas políticas de responsabilidade ambiental e assinala esta efeméride com uma dinâmica: tem 2.000 sobreiros para oferecer aos visitantes e compromete-se a plantar uma árvore por cada árvore oferecida. “O sobreiro é uma árvore que se adapta a quase todo o país, sendo Portugal o maior produtor de cortiça do mundo e esta uma matéria extremamente importante para o negócio do vinho”, refere a empresa vitivinícola do Alentejo.

No dia-a-dia, a Ervideira efetiva os seus compromissos com o meio ambiente através, entre outras medidas, da normal aplicação de muita matéria orgânica nos solos, por forma a torná-los mais férteis; da cobertura das vinhas com ‘ervas’, para evitar a erosão pela chuva e mineralização pelo sol; da aplicação de fitofármacos inteligentes, com painéis recuperadores de calda, para reduzir matéria ativa perdida; em adega, das garrafas com vidro reciclado, que acontece também com os cartões das caixas; da forte utilização de energia solar para a adega ou para a rega.

Relativamente às políticas de responsabilidade ambiental da Ervideira, Duarte Leal da Costa salienta que “desde sempre, a Ervideira tem-se dedicado a uma cultura de responsabilidade social e ambiental, e disso não restam dúvidas, pois a família tem como lema interno deixar mais e melhor solo às gerações vindouras”. “No estudo de Balanço de Carbono efetuado em 2024, a Ervideira apresenta um saldo positivo para o ambiente, com créditos positivos, sinal de uma empresa em linha com a eficiência ambiental”, acrescenta o Diretor Executivo da empresa.

Empresas vitivinícola secular, a Ervideira produz vinho desde 1880. Atualmente possui 110 hectares de vinha, distribuídos pelas sub-regiões da Vidigueira e Reguengos. Entre os seus vinhos, estão marcas como Conde D’Ervideira, Invisível, Vinha D’Ervideira, Terras D’Ervideira e Lusitano e ainda o Flor de Sal produzido já pela quinta geração da família.

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Área de Recrutamento em ESG da Michael Page tem nova liderança

A Michael Page nomeou Inês Paes de Vasconcelos e Filipe Forte como responsáveis conjuntos pela área de recrutamento em ESG.

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Esta decisão estratégica visa responder às crescentes exigências de sustentabilidade e responsabilidade corporativa no mercado, “proporcionando soluções e talento qualificado para liderar este setor, cada vez mais relevante para as organizações”, destaca a Michael Page. A área de recrutamento em ESG (Environmental, Social, and Governance) foi assumida por Inês Paes de Vasconcelos e Filipe Forte como responsáveis conjuntos pela área de recrutamento em ESG.

Inês Paes de Vasconcelos, Senior Manager na Michael Page, assume a liderança nos temas Social e Governance. Com uma carreira de 20 anos, os últimos oito dedicados ao setor dos seguros, e comprovada experiência na gestão de uma carteira de clientes diversificada, “tem contribuído para a promoção de práticas inclusivas e transformação digital do mercado”, destaca a Michael Page.

Filipe Forte, Senior Manager na Michael Page, será responsável pelos temas ambientais.

Filipe Forte, atualmente Senior Manager na Michael Page, será responsável pelos temas ambientais. Com experiência nas áreas de Logistics, Procurement & Supply Chain, “tem desempenhado um papel crucial na identificação de talentos que respondem aos desafios da sustentabilidade, da automação e da transformação digital nas cadeias de abastecimento”, indica a empresa.

A nova estrutura organizacional permitirá à Michael Page oferecer um serviço mais especializado e alinhado com as necessidades atuais das empresas que procuram integrar práticas ESG nas suas operações. “Esta área reflete as tendências atuais e futuras no mundo dos negócios e a nossa missão é oferecer soluções inovadoras e disponibilizar o melhor talento às organizações com quem trabalhamos, para enfrentarem os desafios e saber aproveitar as oportunidades para liderar as suas organizações com sucesso”, sublinha Álvaro Fernández, diretor-geral da Michael Page.

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Academia Ponto Verde Mini ensina pré-escolar a reciclar através de atividades lúdicas em parceria com a Fundação Pão de Açúcar-Auchan

A Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça o seu compromisso com a literacia ambiental junto da comunidade escolar ao estabelecer uma parceria com a Fundação Pão de Açúcar-Auchan.

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É através da Academia Ponto Verde Mini, uma iniciativa especialmente desenvolvida para os alunos do pré-escolar, que a SPV está a dar conhecimento e a sensibilizar os alunos desta IPSS para a importância da correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos.

As sessões promovidas pela SPV sobre a reciclagem de embalagens, no âmbito desta parceria, estão, nesta fase, a decorrer no colégio Rik&Rok (Alfragide), destinadas a alunos do pré-escolar. Esta iniciativa enquadra-se na Academia Ponto Verde que, além de realizar o roadshow em escolas dos 2.º e 3.º ciclos, leva também a mensagem da reciclagem aos mais novos.

As atividades são didáticas e permitem às crianças entre os 3 e os 6 anos de aprenderem enquanto brincam. Incluem uma história interativa intitulada “Uma Embalagem na Mão”; um jogo de tabuleiro gigante “Recicla Mania”, em que as crianças são os próprios peões e têm de responder a questões simples dedicadas ao tema da reciclagem de embalagens; e um desafio para depositarem embalagens no ecoponto correspondente – verde, azul ou amarelo.

Pretende-se que estas dinâmicas ajudem a promover o desenvolvimento das crianças, na medida em que as educam para uma cidadania mais inclusiva e responsável, acompanhando aquela que é a resposta educativa dada pela Fundação Pão de Açúcar-Auchan.

A Academia Ponto Verde é uma das iniciativas da SPV que tem como objetivo ajudar o país a cumprir os seus compromissos ambientais. Recorde-se que este ano, Portugal tem de estar a reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado e, por isso, o contributo ativo de todos é essencial.

Para Jorge Filipe, co-fundador da Fundação Pão de Açúcar-Auchan, “os Colégios Rik&Rok da Amadora e de Alfragide baseiam o seu modelo de aprendizagem no modelo pedagógico High Scope, estimulando diariamente cinco competências: o aprender a aprender, a criatividade, a resolução de problemas, a autonomia e a cooperação. A ação de reciclagem que se realiza a 3 de março no Colégio Rik&Rok de Alfragide, animado pela Academia Ponto Verde e com a presença das mascotes Rik e o Rok, visa sensibilizar as nossas crianças dos 3 aos 6 anos e os seus educadores para a criação de hábitos de separação de resíduos no dia a dia”.

“Acreditamos que estas ações de sensibilização, para uma geração mais jovem, podem trazer um contributo enorme no futuro próximo, normalizando comportamentos e hábitos que promovam a reciclagem de embalagens e a reutilização dos recursos da natureza, facilitando desta forma uma economia circular. Um agradecimento muito especial à Sociedade Ponto Verde (SPV) por ter aceitado o desafio de adaptar esta ação aos mais pequenos do pré-escolar”, acrescenta o responsável da Fundação Pão de Açúcar-Auchan.

Já Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de marketing e comunicação da Sociedade Ponto Verde afirma: “Esta parceria nasce da vontade conjunta em termos cidadãos mais ativos e responsáveis e, portanto, é com muita satisfação que trazemos o nosso conhecimento, que vem acrescentar ao trabalho tão meritório que já é feito pela Fundação Pão de Açúcar-Auchan. Reforçamos, assim, a nossa atuação, nomeadamente no que diz respeito a incentivar os mais pequenos a reciclarem as suas embalagens. Acreditamos que esta boa prática deve ser aprendida ainda na infância para que mais facilmente seja aplicada em todos os contextos e adotada ao longo da vida”.

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SIMAR e Electrão lançam recolha de grandes eletrodomésticos porta-a-porta nos concelhos de Loures e Odivelas
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Recolha porta a porta do Electrão chegou a Torres Vedras

O serviço de recolha de eletrodomésticos é totalmente gratuito e engloba 13 freguesias do concelho.

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Torres Vedras passou a dispor do serviço de recolha de grandes eletrodomésticos porta a porta disponibilizado pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras. “Mais de 83 mil habitantes deste concelho passam a beneficiar de um serviço totalmente gratuito e que assegura total comodidade para o cidadão”, assegura a associação.

A recolha será efetuada nas 13 freguesias do concelho. O cidadão terá de ligar para o número gratuito 800 262 333 e efetuar o pedido. Para solicitar a recolha ao domicílio, é necessário ter um grande eletrodoméstico para entrega, como um frigorífico, uma arca congeladora ou uma máquina de lavar ou secar, mas no momento da recolha a equipa poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso.

Este serviço, disponibilizado pelo Electrão, arrancou na Grande Lisboa e abrange atualmente nove concelhos da área metropolitana. Já este ano passou a estender-se à região Oeste abarcando Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. A equipa de recolha do serviço porta a porta responsabiliza-se movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem até ao veículo de transporte e assegura depois o correto encaminhamento para reciclagem. “Esta campanha de recolha serve atualmente mais de 25% da população portuguesa”, assegura o Electrão.

No âmbito do projeto são também sinalizados equipamentos que ainda estão a funcionar e que são, posteriormente, entregues a instituições promovendo a reutilização.

O Electrão é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13.500 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.

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Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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Childs Farm chega a Portugal pelas mãos da FD Brands

Disponível exclusivamente nas lojas Wells, este lançamento reforça a oferta da FD Brands no segmento de dermocosmética para crianças, com produtos desenvolvidos para peles sensíveis e atópicas e um forte compromisso com a sustentabilidade, sendo uma marca vegan e cruelty-free, apostando em embalagens recicladas e recicláveis.

A marca britânica Childs Farm chega a Portugal, em exclusivo nas lojas Wells, pelas mãos da FD Brands, que coloca assim no mercado português uma referência no cuidado da pele infantil.

Fundada no Reino Unido, a Childs Farm nasceu da necessidade de criar soluções eficazes para a pele delicada dos mais pequenos. Rapidamente se tornou líder de mercado no segmento de cuidados infantis naturais, com presença consolidada nas principais cadeias de retalho britânicas.

A marca distingue-se pelo uso de ingredientes naturais e fragrâncias suaves, sendo dermatologicamente testada e recomendada por especialistas. Além disso, assume um forte compromisso com a sustentabilidade, sendo uma marca vegan e cruelty-free, apostando em embalagens recicladas e recicláveis.

A gama infantil agora disponível em Portugal inclui produtos para banho, corpo e cabelo, formulados para hidratar e proteger a pele sensível das crianças. Em 2025, a Childs Farm prevê expandir a sua oferta no mercado nacional com novas gamas.

A chegada da marca ao país representa um passo estratégico para a FD Brands, empresa 100% portuguesa que se dedica à representação e distribuição de marcas que tenham no seu ADN a consciência ambiental, reforçando a aposta em produtos inovadores, sustentáveis e eficazes. A exclusividade nas lojas Wells garante um posicionamento diferenciado, disponibilizando às famílias portuguesas uma alternativa segura e amiga do ambiente nos cuidados diários infantis.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Portugal Duty Free lança linha exclusiva de produtos sustentáveis

A Portugal Duty Free criou uma área dedicada a produtos eco friendly com uma linha de gifts própria, desenvolvida de acordo com critérios de sustentabilidade.

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A nova ECO Area da Portugal Duty Free é apresentada como um espaço com um conceito transformador, que promove a valorização de produtos mais sustentáveis, onde os passageiros podem encontrar produtos locais, 100% nacionais, produzidos a partir de materiais reciclados e recicláveis, biológicos e sem adição de açúcar.

É também na Eco Area que os passageiros poderão encontrar a nova marca própria de gifts da Portugal Duty Free, amiga do ambiente e de impacto local positivo. Chás biológicos produzidos em Portugal, leques de cortiça, cadernos e canecas de bambu, entre outros artigos, fazem parte desta linha de produtos.

A Portugal Duty Free reafirma, assim, a sua missão de promover uma experiência de compra única, mais consciente e alinhada com valores de sustentabilidade, incentivando os passageiros a fazer escolhas mais responsáveis, sem comprometer a qualidade.

“Através da nossa linha exclusiva de produtos sustentáveis e da criação de um espaço dedicado a produtos eco friendly procuramos oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra única, que combine qualidade e respeito pelo meio ambiente, aumentando a nossa oferta com foco na sustentabilidade. Este é mais um passo importante dado no âmbito do nosso Programa ESG, com produtos de impacto local positivo, que façam a diferença no mercado e, especialmente, no planeta”, refere Ana Sara Ferreira, diretora de compras da Portugal Duty Free.

De olhos postos também no impacto global que pode ter, a Portugal Duty Free está também a apoiar um projeto de responsabilidade social da organização Join the Pipe, através da venda na ECO Area de uma garrafa de água reutilizável, que procura reduzir os resíduos de plástico e garantir o acesso global a água potável.

As receitas financiam projetos de água potável e saneamento em países em desenvolvimento. Por cada garrafa vendida, uma é doada para crianças em África, incentivando a higiene e transporte sustentável de água, além de evitar o despejo de plásticos no oceano. No seu exterior a garrafa apresenta alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade de Lisboa.

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Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

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A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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