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Portugal Fresh em São Paulo para promover produção nacional

Em 2023, Portugal exportou para o Brasil 57 milhões de euros de frutas, legumes e flores. Este país representa 2,5% do total das exportações nacionais deste setor, que totalizaram 2303 milhões de euros em 2023 e têm a União Europeia como principal destino.

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Portugal Fresh em São Paulo para promover produção nacional

Em 2023, Portugal exportou para o Brasil 57 milhões de euros de frutas, legumes e flores. Este país representa 2,5% do total das exportações nacionais deste setor, que totalizaram 2303 milhões de euros em 2023 e têm a União Europeia como principal destino.

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A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores Portuguesas, estreia-se em São Paulo com a participação na primeira edição da Fruit Attraction São Paulo, que decorre entre até quinta-feira no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center.

Emergosol, Ferreira da Silva, Frutas DM, Luís Vicente e Granfer são os associados da Portugal Fresh que vão marcar presença no evento, organizado pela IFEMA Madrid e Fiera Milano Brasil.

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“O Brasil é um destino importante para alguns dos produtos portugueses e um cliente que conhece bem o nosso país. Mas com esta presença na primeira Fruit Attraction São Paulo pretendemos mostrar a enorme diversificação que tem, hoje, o setor agroalimentar português e o seu potencial de crescimento. É uma oportunidade para as empresas contactarem potenciais clientes e explorarem oportunidades de negócio”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Em 2023, Portugal exportou para o Brasil 57 milhões de euros de frutas, legumes e flores. Este país representa 2,5% do total das exportações nacionais deste setor, que totalizaram 2303 milhões de euros em 2023 e têm a União Europeia como principal destino.

Com 212 milhões de consumidores, o Brasil é o maior mercado da América Latina, o maior produtor da região e o terceiro maior do mundo, com mais de 40 milhões de toneladas produzidas anualmente. A agricultura pesa 25% do PIB.

A Portugal Fresh tem em curso o Projeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. O objetivo é abordar geografias com crescimento demográfico e concentração de consumidores muito atrativas do ponto de vista logístico e económico.

Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

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Fundação Auchan apoia projetos sociais que promovem alimentação saudável

O concurso decorre até 31 de março e destina-se a organizações que desenvolvam iniciativas nesta área, com impacto social significativo.

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A Fundação Auchan, que já apoiou 146 organizações e atribuiu mais de 2 milhões de euros a projetos sociais, reforçando a importância da alimentação como fator de coesão social, volta a abrir candidaturas para o apoio a projetos sociais que fomentem uma alimentação saudável, reforçando o seu compromisso com o acesso a uma alimentação equilibrada e sustentável.

A iniciativa pretende destacar e apoiar projetos sustentáveis que estimulem o conhecimento e as competências alimentares, promovam laços sociais através da alimentação e combatam a desnutrição. O objetivo é responder às necessidades das comunidades onde a Auchan Retail está presente, alinhando-se com os valores da empresa: confiança, abertura e excelência.

Podem candidatar-se todas as pessoas coletivas nacionais, sem fins lucrativos e de natureza privada, que façam parte da economia social e estejam legalmente constituídas. As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma Fundação Auchan.

O concurso prevê a seleção de três vencedores em Portugal, sendo que um deles terá ainda a oportunidade de representar o país na fase internacional da Fundação Auchan.

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Bebidas

Enoturismo no Alentejo recebeu 195 mil visitantes em 2024

Mercado nacional, Brasil e EUA lideraram o ranking de visitantes naquele que foi, segundo a CVRA, o melhor ano de sempre no enoturismo da região.

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Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), 2024 foi o melhor ano de sempre no enoturismo da região, registando-se um aumento de 21,6% face ao ano anterior. Mercado nacional, Brasil e EUA lideraram o ranking de visitantes.

“À imagem do ano anterior, os turistas nacionais continuam a ser os que mais visitam os centros de enoturismo alentejanos, representando 55% do total de visitantes. No ranking, seguem-se os visitantes brasileiros e os americanos. No entanto, foi a nacionalidade alemã que registou o maior aumento, na ordem dos 22%. O Canadá, a Argentina, a Austrália, a Áustria e a China são, também, alguns dos países que se destacam entre os interessados pelos programas vínicos da região”,  revela a CVRA.

Quanto às preferências de roteiro enológico disponíveis nos três distritos do Alentejo, a Rota Histórica, no distrito de Évora, foi a ais procurada e a que teve o maior aumento de visitantes face a 2023, tendo registado um crescimento de 36,25%. O segundo maior crescimento foi detido pela Rota do Guadiana, no distrito de Beja, com uma fatia de 3,38%. Em terceiro lugar, surge a Rota de São Mamede, no distrito de Portalegre, com uma percentagem de crescimento correspondente a 2,95%.

Quanto às experiências de enoturismo, destaque para as visitas guiadas às vinhas, às adegas e às caves, provas de vinhos, workshops e cursos vínicos, sessões de vinoterapia e passeios a pé, de bicicleta e, até a cavalo pelas vinhas. Os dados recolhidos pela CVRA reportam-se a uma análise aos 76 enoturismos aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo e o inquérito aplicado obteve uma taxa de resposta de 86,84%.

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Foto: Facebook Electrão
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Recolha de eletrodomésticos porta a porta do Eletrão chega a Sintra

O município de Sintra criou uma parceria com o Electrão que permite aos munícipes usufruírem da recolha porta a porta de grandes equipamentos elétricos usados.

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O serviço gratuito de recolha porta a porta e encaminhamento de grandes equipamentos elétricos usados para reciclagem, chega a Sintra, no âmbito de uma parceria entre o município, através dos SMAS de Sintra, e o Electrão.

O serviço abrange as 11 freguesias e uniões de freguesia do município – Agualva e Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Cacém e São Marcos, Casal de Cambra, Colares, Massamá e Monte Abraão, Queluz e Belas, Rio de Mouro, São João das Lampas e Terrugem e Sintra – chegando, assim, a 385 mil habitantes.

Para usufruir deste serviço, o cidadão deverá fazer o pedido diretamente à Junta de Freguesia/União de Freguesias ou SMAS de Sintra na respetiva área de território, conforme pode ser consultado em https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-derecolha-de-residuos-urbanos/eletrodomesticos-volumosos/
Para solicitar esta recolha ao domicílio é necessário ter um eletrodoméstico volumoso para entrega, como um frigorífico, uma arca congeladora ou uma máquina de lavar ou secar. Adicionalmente, no momento da recolha a equipa poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis ou lâmpadas.

“Agora também disponível em Sintra, este serviço gratuito permite ao cidadão, de forma simples e cómoda, solicitar a recolha de grandes eletrodomésticos em fim de vida. Todos os equipamentos elétricos recolhidos são encaminhados para unidades especializadas em reciclagem, garantindo a sua descontaminação e contribuindo para a proteção da saúde pública e do ambiente”, destaca o Diretor-Geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.

Desde que o Electrão iniciou o projeto de recolha de eletrodomésticos porta a porta, em 2021, já foram reencaminhadas para reciclagem, no total, mais de 780 toneladas de equipamentos elétricos avariados ou fora de uso na Grande Lisboa, informa a associação de gestão de resíduos.

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Juan Roig, CEO da Mercadona
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Mercadona rentável em Portugal: lucro de 7 milhões de euros

“Portugal foi rentável pela primeira vez”, sublinhou Juan Roig, CEO da Mercadona, na apresentação dos resultados referentes ao exercício de 2024. No total, a Mercadona terminou o ano com 38.835 milhões, sendo que 1.778 milhões de euros correspondem à faturação da empresa de Portugal.

Cinco anos após a sua chegada a Portugal, a Mercadona assinala pela primeira vez um resultado positivo, registando 7 milhões de euros de lucro. Em 2024, consolidou a sua posição no mercado português, alcançando um volume de negócios de 1.778 milhões de euros, um crescimento de 27% face ao ano anterior, anunciou Juan Roig na apresentação de resultados, esta terça-feira.

“Este ano, ganhámos 7 milhões em Portugal” sublinhou na conferência de imprensa realizada em Valência, avançando que apesar do valor ter sido menor do que o esperado, “estamos contentes” com a operação em Portugal. E garantiu querer continuar a desenvolver este mercado. Sobre Portugal referiu ainda que a Mercadona prevê que os lucros da operação “dupliquem” para 14 milhões de euros este ano. Para isso, acredita que irá fazer a diferença melhorar o sortido e a relação com os fornecedores nacionais.

A Mercadona encerrou o ano com 60 lojas em território nacional, de um do total de 1.674, após um investimento acumulado de mais de 1.000 milhões de euros desde 2019. Só em 2024, a empresa investiu 219 milhões de euros. Para o abastecimento da sua rede, a Mercadona trabalhou em proximidade com fornecedores nacionais, registando compras no valor de 1.400 milhões de euros, foi ainda avançado.

A estratégia de crescimento incluiu ainda a redução de preços de 1.500 produtos, garantindo um sortido eficaz e competitivo, que permitiu atrair mais clientes e fortalecer a sua posição no setor da grande distribuição em Portugal.

No que diz respeito à contribuição fiscal, a Mercadona pagou 237 milhões de euros em impostos em Portugal, através da sua filial Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia.

Para 2025, a Mercadona prevê continuar a sua expansão, com um investimento de 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas. Um dos marcos mais esperados será a chegada à cidade de Lisboa, onde a empresa abrirá dois supermercados.

A nível global, a empresa antecipa um crescimento de 3,5% nas vendas, atingindo os 40.100 milhões de euros, e a criação de mais de 1.000 novos postos de trabalho.

 

 

 

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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EcoPack Solidário Acreditar disponível no mercado

O EcoPack Solidário Acreditar da Água Monchique, a mais recente edição da campanha “Água por uma Causa”, já está disponível no mercado. Com esta iniciativa, cada unidade vendida contribui diretamente para a Acreditar, associação que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias.

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A edição especial EcoPack Solidário Acreditar, da Água Monchique, já se encontra disponível no mercado, dando continuidade à campanha “Água por uma Causa”. Esta iniciativa solidária tem como objetivo apoiar instituições com impacto social, destinando €0,25 por cada unidade vendida à associação Acreditar, que presta suporte a crianças e jovens com cancro, bem como às suas famílias.

Depois das edições anteriores dedicadas à Kastelo e aos Palhaços d’Opital, os consumidores podem agora encontrar nos pontos de venda esta nova versão do EcoPack Solidário, contribuindo ativamente para a missão da Acreditar.

“A Acreditar é a terceira instituição que apoiamos no âmbito desta iniciativa solidária. Tem sido um caminho incrível aquele que temos trilhado ao longo dos últimos meses com o apoio e o contributo fundamental de todas as famílias portuguesas. Estas associações desempenham um papel crucial na nossa sociedade e no apoio aos mais necessitados”, sublinha Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

A campanha “Água por uma Causa” foi lançada em outubro e, ao longo dos últimos meses, tem disponibilizado sequencialmente no mercado edições especiais dos EcoPacks Solidários, personalizadas com a imagem de cada instituição beneficiária.

Os EcoPacks Solidários Monchique estão disponíveis em vários pontos de venda, incentivando os consumidores a participar nesta iniciativa que apoia três instituições: Kastelo (Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos, que acolhe crianças e jovens até aos 18 anos),  Palhaços d’Opital (Primeira associação europeia dedicada a levar humor e alívio emocional aos mais velhos em ambiente hospitalar) e Acreditar (Associação que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias, ajudando-as a enfrentar os desafios da doença).

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'Trinca-Espinhas' foi o projeto vencedor dos Prémios Inovação Expo Fish Portugal, em 2024
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Prémio Inovação Expo Fish Portugal da Docapesca abriu candidaturas

Destina-se a premiar os melhores projetos e ideias no âmbito da inovação e investigação ligadas ao setor das pescas e da aquicultura.

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A 4ª Edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal destina-se a pessoas individuais, como estudantes, professores ou investigadores do ensino superior, bem como pessoas coletivas, incluindo start-ups ou centros de investigação, informa a Docapesca.

O prémio tem o patrocínio institucional do Ministério da Agricultura e Pescas e tem como objetivo galardoar os melhores projetos e ideias no âmbito da inovação e investigação ligadas ao setor das pescas e da aquicultura.

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de outubro de 2025 e podem ser submetidas através do site oficial: www.expofishportugal.com. Segundo a Docapesca, serão atribuídos prémios monetários de cinco mil euros a três projetos, um por cada uma das três categorias: Novos produtos alimentares do mar, Pesca e aquicultura mais sustentável e Novos equipamentos, soluções e serviços digitais..

Na edição de 2024, o Prémio Inovação Expo Fish Portugal recebeu 44 candidaturas que abrangeram projetos ligados ao desenvolvimento de novos produtos, á pesca e aquicultura sustentáveis, à criação de processos e equipamentos inovadores, a novas soluções digitais e ao desenvolvimento de artes de pesca biodegradáveis.

O projeto ‘Trinca-Espinhas’, da Universidade Católica Portuguesa que desenvolveu crackers de farinha de espinha de peixe e alecrim foi o vencedor da última edição, com o segundo lugar a caber ao projeto ‘Conserva Azul’, uma parceria entre a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) e a Universidade Católica, visando promover a sardinha portuguesa certificada no Japão. O terceiro lugar foi entregue a um projeto de investigação conjunto entre o Centro de Ciências Marinhas da Universidade do Algarve (CCMAR) e a Necton, que procura reduzir as deformações ósseas em peixes de aquacultura através de alimentos funcionais contendo microalgas.

A Docapesca é uma empresa do setor empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Pescas e pelo Ministério das Finanças, que tem a seu cargo, em Portugal continental, a gestão dos portos de pesca e a organização do serviço público de primeira venda de pescado, assim como atribuições de autoridade portuária nas áreas sob sua jurisdição, onde se incluem infraestruturas de apoio à náutica de recreio, estaleiros navais e outras atividades conexas ao setor da pesca profissional e da aquicultura.

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Logística

Dachser apresenta serviços integrados para vinhos e bebidas espirituosas na ProWein

Multinacional aposta em soluções logísticas especializadas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas.

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A Dachser vai estar presente na ProWein 2025, de 16 a 18 de março, em Düsseldorf. No pavilhão 4, stand D18, a empresa apresentará as suas soluções logísticas globais para este setor, incluindo transporte de aprovisionamento e distribuição, serviços de logística contratual e gestão aduaneira.

“A nossa gama de serviços é tão sofisticada como os vinhos e bebidas espirituosas do mundo”, afirma Stefan Käufer, key account manager da Dachser Food Logistics.

“Na ProWein, queremos falar com os vários produtores e retalhistas de vinho e bebidas espirituosas e apresentar-nos como um parceiro logístico integrado, internacional e fiável. Com a nossa capacidade inovadora e experiência em logística, combinadas com qualidade superior, flexibilidade e uma rede conectada, estamos muito bem posicionados”, acrescenta.

Sob o lema “Descubra o sabor de amanhã”, a Dachser contará com a presença de Martin Göbl, professor de Administração de Empresas e sommelier certificado, que conduzirá provas comparativas de vinhos do Velho e Novo Mundo. Durante a manhã, serão apresentados vinhos brancos, enquanto a tarde será dedicada aos vinhos tintos.

Os vinhos do Velho Mundo terão origem na Europa, enquanto os do Novo Mundo representarão regiões como América do Sul, Oceânia e África do Sul.

“Ao interligar estreitamente os serviços dos nossos segmentos de negócio de Road Logistics e Air & Sea Logistics, conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções integradas eficientes e sem interrupções”, afirma Stefan Behrendt, Managing Director da Dachser Food Logistics, resumindo a estratégia de crescimento internacional. Refira-se, igualmente, que, este ano e pela primeira vez, dois colaboradores da Dachser da Argentina estarão presentes no stand da multinacional.

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Retalho

Pedro Alves é o Head of Permanent Recruitment South da Adecco Portugal

Com mais de uma década de experiência na área de recrutamento especializado e transformação organizacional, junta-se à Adecco para fortalecer a operação em Lisboa.

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A Adecco Portugal anunciou a integração de Pedro Alves como Head of Permanent Recruitment South, um reforço estratégico que visa consolidar a posição da empresa no setor de recrutamento especializado. “Com esta nomeação, a Adecco reforça a sua aposta na inovação e na excelência operacional, garantindo um serviço ainda mais personalizado para clientes e candidatos”, refere a empresa.

Com mais de uma década de experiência na área de consultoria e recrutamento especializado, nos últimos oito anos Pedro Alves destacou-se na Michael Page e acumula experiência na liderança de equipas, desenvolvimento de talento e recrutamento especializado.
“A chegada do Pedro Alves é um verdadeiro marco para a nossa equipa. A sua experiência, aliada à capacidade de antecipar tendências e transformar desafios em oportunidades, será crucial para reforçar a nossa posição como parceiros estratégicos dos nossos clientes,” afirma Bernardo Samuel, Country Head of Permanent Recruitment da Adecco Portugal.

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Alimentar

Lavazza apresenta nova coleção de blends

‘Tales of Italy’ é a nova coleção da Lavazza e foi apresentada no mercado ibérico na feira HIP de Madrid.

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A ‘Tales of Italy’ é uma linha de blends premium “que combinam o corpo cheio caraterístico do café italiano tradicional com um bouquet aromático excecional, dando vida a um sabor contemporâneo, redondo e distinto”, define a Lavazza. Galleria, Canal Grande, Trastevere e Riviera di Chiaia são os quatro blends da coleção.

São quatro sabores que integram como inovação o café Robusta Fermentado e o Arábica Cereja Apasita. “Estes blends oferecem uma sensação menos amarga e mais equilibrada, especificamente formulada para satisfazer os gostos das novas gerações de consumidores”, revela a marca. “Esta nova coleção substituirá parte da gama atual, que representa uma parte substancial dos volumes atuais no nosso país, numa transição destinada a adaptar-se à evolução das preferências dos consumidores modernos”, explica Victor Santos, diretor regional Ibérico da Lavazza.

O sabor Canal Grande apresenta notas de chocolate e amêndoa, enquanto o Trastevere engloba notas de chocolate preto e canela. No Galleria sobressaem notas de mel e passas e Riviera di Chiaia apresenta-se como um blend com notas de cacau e caramelo.

Para celebrar a coleção, a Lavazza recorreu ao chef pasteleiro Fabrizio Fiorani para criar um conceito experimental denominado ‘Unconventional Breakfast’, uma série de criações artesanais concebidas para complementar os blends ‘Tales of Italy’.

A nova linha será distribuída em exclusivo para o canal Horeca, tanto em grão como em cápsulas, pelo distribuidor exclusivo de Lavazza em Portugal, New Coffee.

A Lavazza, fundada em Turim em 1895, pertence à família Lavazza há quatro gerações. Atualmente, o Grupo é um dos principais protagonistas do panorama cafeeiro mundial, com um volume de negócios superior a três mil milhões de euros. Está presente em todos os setores de atividade e opera em 140 mercados, com oito fábricas em cinco países e cerca de 5.500 colaboradores em todo o mundo.

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Logística

Portuguesa Homycasa instala-se no Panattoni Park Porto Valongo

Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, o hub logístico está localizado a 25 minutos do centro do Porto.

A Panattoni, promotora imobiliária líder do setor logístico-industrial, arrendou a última fração de 7.500 m² no parque multi-inquilino Panattoni Park Porto Valongo à Homycasa, empresa portuguesa especializada em mobiliário e decoração. Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, este parque logístico apresenta-se como o maior projeto logístico construído a risco (sem cliente para ocupar) no norte de Portugal.

“É um prazer contar com a Homycasa no Panattoni Park Porto Valongo. A sua escolha reflete a capacidade da Panattoni Iberia em oferecer soluções logísticas adaptadas a empresas em crescimento, contribuindo para a sua eficiência e expansão”, afirma Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia. O acordo com a Homycasa reforça a presença da empresa no país, uma vez que representa o último arrendamento disponível no armazém norte, que tem uma área total de 26.400 m². O armazém sul conta com uma extensão de 49.734 m², dos quais 37.000 m² estão disponíveis, a partir de 14.000 m².

Implantado a 25 minutos do centro do Porto e com acesso direto às autoestradas A41 e A4, o Panattoni Park Porto Valongo apresenta um design sustentável, apoiado pela certificação Breem Very Good, iluminação Led de baixo consumo e estações de carregamento para veículos elétricos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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