Enoturismo no Alentejo recebeu 195 mil visitantes em 2024
Mercado nacional, Brasil e EUA lideraram o ranking de visitantes naquele que foi, segundo a CVRA, o melhor ano de sempre no enoturismo da região.

Hipersuper
Empresa desenvolve projeto de biometano a partir de subprodutos agroindustriais
DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária
Pedro Pereira Gonçalves eleito vice-presidente da Federação Europeia das Empresas de Vinho
Kiabi cria aplicação que melhora a experiência de compra
Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas
Sociedade Ponto Verde reforça compromisso com a reciclagem de embalagens de vidro
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede na cidade do Porto
Como escolher os melhores materiais para a sua obra ou renovação
Pipedrive anuncia nova funcionalidade de criação de relatórios de vendas baseados em inteligência artificial
Maior centro logístico do Lidl Portugal foi inaugurado em Loures
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), 2024 foi o melhor ano de sempre no enoturismo da região, registando-se um aumento de 21,6% face ao ano anterior. Mercado nacional, Brasil e EUA lideraram o ranking de visitantes.
“À imagem do ano anterior, os turistas nacionais continuam a ser os que mais visitam os centros de enoturismo alentejanos, representando 55% do total de visitantes. No ranking, seguem-se os visitantes brasileiros e os americanos. No entanto, foi a nacionalidade alemã que registou o maior aumento, na ordem dos 22%. O Canadá, a Argentina, a Austrália, a Áustria e a China são, também, alguns dos países que se destacam entre os interessados pelos programas vínicos da região”, revela a CVRA.
Quanto às preferências de roteiro enológico disponíveis nos três distritos do Alentejo, a Rota Histórica, no distrito de Évora, foi a ais procurada e a que teve o maior aumento de visitantes face a 2023, tendo registado um crescimento de 36,25%. O segundo maior crescimento foi detido pela Rota do Guadiana, no distrito de Beja, com uma fatia de 3,38%. Em terceiro lugar, surge a Rota de São Mamede, no distrito de Portalegre, com uma percentagem de crescimento correspondente a 2,95%.
Quanto às experiências de enoturismo, destaque para as visitas guiadas às vinhas, às adegas e às caves, provas de vinhos, workshops e cursos vínicos, sessões de vinoterapia e passeios a pé, de bicicleta e, até a cavalo pelas vinhas. Os dados recolhidos pela CVRA reportam-se a uma análise aos 76 enoturismos aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo e o inquérito aplicado obteve uma taxa de resposta de 86,84%.