Yogoody
“A inovação faz parte do ADN da Yogoody e será sempre o nosso core”
Inovar é, cada vez mais, um fator diferenciador para a produção nacional. Inovar para diferenciar-se, para aumentar a oferta, para ser mais sustentável, para criar sinergias, para evitar o desperdício, […]
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Ana Grácio Pinto
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Inovar é, cada vez mais, um fator diferenciador para a produção nacional. Inovar para diferenciar-se, para aumentar a oferta, para ser mais sustentável, para criar sinergias, para evitar o desperdício, para reduzir custos… São incontáveis as áreas nas quais a inovação significa ganhos para as empresas. No caso da Yogoody, passou por desenvolver uma alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, como revela Anabela Ferreira, fundadora da empresa.
A ideia surgiu da vontade da apresentar uma formulação nutricional mais rica e funcional mas em formato de pó, para a qual bastasse acrescentar água”, explica Anabela Ferreira, que fundou a empresa em 2021, um projeto que nasceu naquele mesmo ano “numa esplanada com vista para o Rio Douro”.
O vasto conhecimento adquirido na indústria de laticínios permitiu à CEO da Yogoody avançar com a criação de um produto que fosse ao mesmo tempo mais sustentável e conveniente para o consumidor. Surgiu, assim, uma bebida em pó com culturas de iogurte. “A inovação seria desenvolver uma alternativa ao iogurte sem necessidade de refrigeração, com longo prazo de validade, mas que garantisse que as culturas lácteas permanecessem vivas”, acrescenta Anabela Ferreira.
O produto levou 12 meses a ser desenvolvido e finalizado, o tempo necessário para garantir a qualidade, o sabor, a textura, a viabilidade e a longevidade das culturas do iogurte. E ainda a possibilidade de o oferecer tanto aos consumidores de produtos lácteos como os de alternativas não lácteas. “Foi selecionada uma equipa de desenvolvimento com grandes conhecimentos e muita vontade em fazer nascer o projeto que exigiu um investimento significativo, pela exigência necessária”, sublinha a responsável.
A gama 1.2.3 YOG que disponibiliza cinco sabores em pó (Strawberry, Wild Berries, Vanilla Flavour, Banana Flavour e Caffè Latte), foi a primeira a ser lançada pela empresa no mercado.
A empresa comercializa ainda o Yogoody+, um shake funcional repleto de culturas vivas de iogurte, proteínas e fibras nas opções Protein Strawberry e Protein Vanilla e a gama vitaminas GoomyGoody com três opções (Immunity Boost, Sleep e Power Your Mind).
Ter a inovação como core
Anabela Ferreira afirma que os produtos Yogoody vieram representar uma mudança na forma como o consumidor identifica o iogurte líquido tradicional, e defende que o seu portfolio oferece uma formulação nutricional mais rica e funcional, porque ao ser enriquecido com prebióticos e probióticos “contribui para a promoção e reforço da saúde intestinal dos consumidores”. “A sua formulação nutricional rica e saciante pode auxiliar numa dieta mais equilibrada e saudável, melhorando a saúde geral dos consumidores que o incorporam na alimentação diária”, sublinha.
Outras características diferenciadoras prendem-se com a fácil preparação e com o facto de não necessitar de conservação em frio, fruto do formato em pó, tanto em unidades individuais como em embalagens maiores, que elimina a necessidade de refrigeração durante toda a cadeia de valor. “Em países com elevadas temperaturas ou com acesso limitado à refrigeração é um produto com um impacto social importante”, destaca.
Anabela Ferreira sublinha que a não dependência de refrigeração e o prazo de validade de um ano, contibuem ainda para a redução do desperdício alimentar, e são dois outros fatores que tornam esta marca inovadora.
A diferenciação pela inovação é, aliás, assumida pela CEO da Yogoody em tudo o que fazem. “A inovação faz parte do ADN da Yogoody e será sempre o nosso core. Temos uma equipa altamente inovadora e versátil e estamos sempre atentos ao que os consumidores procuram garantido conveniência, qualidade e sabor em todos os produtos”, assume.
A empresa prepara-se para lançar novos produtos em 2024 e pretende alargar a sua presença em Portugal e nos mercados internacionais. Anabela Ferreira levanta a ‘ponta do véu’ ao que aí vem e assegura que este será um ano surpreendente. “A nossa equipa desenvolveu muito recentemente mais uma nova gama inovadora a ser lançada brevemente que irá marcar outro salto ousado na nossa marca. O ano 2024 será um ano incrível de novidades que irão surpreender os nossos seguidores”.
Artigo originalmente publicado na edição 419