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Marta Cunha (Sonae): “É preciso consciencializar empresas e trabalhadores para a urgência da requalificação”

Quais são as competências do futuro? Que caminho deve fazer o ensino e as empresas para preparar os trabalhadores para o futuro mercado de trabalho? A Sonae promoveu o debate e partilha a sua experiência dentro de casa

Rita Gonçalves
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Marta Cunha (Sonae): “É preciso consciencializar empresas e trabalhadores para a urgência da requalificação”

Quais são as competências do futuro? Que caminho deve fazer o ensino e as empresas para preparar os trabalhadores para o futuro mercado de trabalho? A Sonae promoveu o debate e partilha a sua experiência dentro de casa

Rita Gonçalves
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Quais são as competências de futuro? Que caminho deve fazer o ensino e as empresas para preparar os portugueses para o futuro mercado de trabalho? A Sonae promoveu o debate e partilha a sua experiência dentro de casa

O futuro do trabalho é cada vez mais incerto. Uma coisa, porém, é certa. Muitos trabalhadores terão de mudar de emprego nos próximos anos. Estudos recentes indicam que cada pessoa poderá desempenhar mais de uma dezena de profissões ao longo da vida. Um estudo do World Economic Forum, por exemplo, avança que mais de mil milhões de pessoas vão ter de mudar de emprego até 2030. Neste contexto, a educação e a formação assumem um papel crucial, enquanto instrumento para dar resposta aos desafios do mercado de trabalho.

A Sonae quis colocar a educação e o futuro do trabalho em debate, juntando especialistas nacionais e internacionais, sociedade civil, alunos, professores, associações e governantes na primeira edição do Innovators Forum’23, iniciativa que pretende ser um fórum de partilha de conhecimento sobre áreas que impactam diretamente a sociedade.

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Este ano, o tema escolhido foi a educação. “Enquanto maior empregador português, a Sonae tem a responsabilidade de desenvolver estratégias de sustentabilidade e uma das principais é potenciar o desenvolvimento humano e isso é feito, em parte, através da educação”, justificou Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

“O tema da educação é muito querido para a Sonae e era muito querido para o meu pai, ele próprio produto do elevador social da educação. Teve uma ótima professora primária, frequentou uma ótima secundária no Porto, depois fazendo engenharia e descobrindo, sem internet, o que era Harvard e foi para Harvard. Acreditava muito no poder da educação pela sua história de vida”, acrescentou.

Uma das formas que as empresas estão a encontrar para dar resposta às mudanças em curso passa pela adoção de programas de reskilling e upskilling. No painel de debate “Dos 0 aos 100: aprendizagem ao longo da vida”, João Duarte, professor na Nova SBE e coordenador da plataforma ReSkill Hub, explica a diferença. “A educação ao longo da vida é cada vez mais importante num contexto em que a tecnologia é, também ela, cada vez mais disruptiva a uma velocidade de mudança enorme. A requalificação tem numa perspetiva mais horizontal, tem a ver com aprender novas competências, mesmo que seja dentro da ocupação que desempenhamos, de forma a ganharmos novas aptidões e capacidade para desempenhar novas tarefas”, explica o professor. O upskilling está mais ligado ao aprofundamento das nossas competências. “Tem uma perspetiva mais vertical e já existe há algum tempo”, adianta.

Sendo o tecido empresarial português constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas, o investimento pode ser um obstáculo aos programas de requalificação? Marta Cunha, head of transformation da Sonae e responsável pelo projeto de reskilling for employment, acredita que não. “O dinheiro para a educação não é o maior problema que nós temos. Existe muito financiamento à formação em Portugal”, afirma, dando como exemplo a iniciativa PRO_MOV, a materialização da iniciativa europeia Reskilling 4 Employment (R4E), criada pela European Round Table for Industry (ERT) construída de raiz com as empresas em função das suas necessidades. Este programa ambiciona a requalificação de um milhão de europeus até 2025 e cinco milhões até 2030.

Um dos grandes desafios, segundo Marta Cunha, é a consciencialização para a urgência da requalificação por parte das empresas no sentido de “perceberem do que vão precisar no futuro, do planeamento da sua força de trabalho, quais são as competências de hoje e as que irão precisar no futuro e como é que se estão a preparar para esse momento para não deixar ninguém para traz”. Mas também por parte dos trabalhadores, defende. “Ativos empregados e desempregados que olhem para a requalificação como algo que é sempre necessário e tenham essa atitude proativa”.

João Magalhães, cofundador da Code for All, chama a atenção para o facto de ainda desconhecermos muitos dos empregos do futuro na medida em que “estão a ser inventados agora”. “Como é que conseguimos nos sistemas de educação ajudar as crianças a terem as competências que interessam quando chegam ao mercado de trabalho?”, questiona, dando logo a resposta: “É necessário criar um ecossistema que inclua o setor privado, o publico e as startups. Só assim é que vamos conseguir responder a este desafio de criar uma cultura de estarmos constantemente curiosos, constantemente à procura de conhecimento e de nos atualizarmos”.

A responsável pelo projeto reskilling for employment na Sonae revela que os resultados do PRO_MOV são, para já, muito promissores. “Há um ano tínhamos uma turma com 13 pessoas. No final deste ano, esperamos acabar com algumas centenas de participantes, 14 cursos instalados e estamos a fazer o nosso caminho”. A responsável considera, no entanto que, mais importante do que saber quantas pessoas passaram pela formação e durante quantas horas, é a taxa de empregabilidade dos cursos. Nos três primeiros cursos, o PRO_MOV apresentou uma taxa de empregabilidade acima de 80%, indica. “Este indicador é muito importante para mudar o mindset”, defende.

É que as equipas de recursos humanos ainda sentem alguma desconfiança relativamente a este talento requalificado, quando comparado com outros”, explica, acrescentando que ter uma boa taxa de empregabilidade é uma garantia de qualidade. “As equipas de recursos humanos devem olhar para este talento, desde logo porque há escassez de talento e é preciso alargar as fontes de procura. Por outro lado, as pessoas que passam por estes processos de seleção e requalificação são exigentes, resilientes e motivadas”, sublinha.

Por outro lado, a responsável acredita as políticas de recursos humanos devem ter em conta duas tendências. A ideia de que as qualificações técnicas irão ficar cada vez mais obsoletas pelo que as empresas irão apostar cada vez mais no desenvolvimento pessoal dos seus trabalhadores, e o desenvolvimento de estímulos junto dos trabalhadores para desenvolver essa vontade de aprender ao longo da vida.

João Duarte, por seu turno, enumera o que as universidades podem fazer para contribuir para um ensino mais em linha com as competências que as empresas precisam já hoje e no futuro. As universidades devem “revisitar os seus programas para terem a certeza que estão a capacitar os alunos de pensamento critico e capacidade de empreender”, aconselhando a “focar os programas menos em conteúdo e mais em capacidade técnica”.

O professor universitário aconselha ainda as escolas do ensino superior a ter as portas abertas para os profissionais que querem reforçar as soft skills com programas customizados. “A maior parte das tarefas que estão a ser automatizadas não envolvem interação humana. O que se espera no futuro é que os trabalhadores reforcem as suas capacidades de lidar com o outro e trabalhar em equipa como vantagem competitiva no mercado de trabalho”.

Por último, o professor acredita que as universidades devem ter assento no processo de avaliação dos programas e iniciativas de apoio à formação, quer públicas quer privadas. “Para que atempadamente se percebam quais os programas e as iniciativas que melhor funcionam”, destaca.

Poucos dias depois do Innovators Forum’23, a divisão da Sonae dedicada ao retalho alimentar, a MC, veio a terreiro anunciar uma parceria com o Code for All, antiga Academia de Código, para lançar o Reboot MC, programa pioneiro no mercado nacional cujo objetivo é proporcionar oportunidades de reskilling e upskilling aos trabalhadores na área da programação.

Do retalho à logística e estruturas centrais da empresa, o programa foi concebido para fomentar o auto desenvolvimento e aprendizagem contínua, a partir de uma metodologia de ensino tecnológico personalizado.

Como vai funcionar? A Code for All está a realizar um serviço de formação interna para a MC que começa pela identificação das necessidades tecnológicas da empresa e avaliação da aptidão dos trabalhadores de se tornarem programadores. Depois, serão criados “programas de treino personalizados, ou bootcamps, com o objetivo de complementar as estruturas tecnológicas da empresa e alavancar das competências dos indivíduos”, explica a dona dos supermercados Continente.

Sonae dá 100 mil euros a dois projetos inclusivos de educação

A Sonae entregou um prémio de cerca de 100 mil euros a dois projetos de educação que se destacaram entre as 400 candidaturas à primeira edição do Prémio Sonae Educação: NoCode Institute e EKUI.O NoCode Institute concorreu com uma plataforma digital que tem a missão de requalificar e relançar carreiras de profissionais em risco pela economia digital. O objetivo deste projeto passa por democratizar as competências de construção de software através da programação visual.

A EKUI (acrónimo para Equidade, Knowledge, Universalidade e Inclusão), por sua vez, é um projeto que visa eliminar barreiras na comunicação linguística. O objetivo é permitir que crianças, jovens e adultos, independentemente das respetivas necessidades especiais, possam universalmente compreender-se uns aos outros. Esta comunicação é concretizada através de uma metodologia de alfabetização e reabilitação inclusiva, que combina quatro formas de comunicação: a gráfica, o braille, a língua gestual e o alfabeto fonético.

*Artigo originalmente publicado na edição 418

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Bebidas

Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores

De 20 a 23 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, a Essência do Vinho – Porto vai ainda acolher um concurso e várias provas comentadas.

De acordo com a organização, durante os quatro dias, vão ser dados a provar cerca de 4.000 vinhos de 400 produtores representados. Do programa, destaca-se a ‘Revista de Vinhos – TOP 10 Vinhos Portugueses by Cork Supply’, prova com júri internacional que agrega um grupo de provadores formado por jornalistas, críticos, sommeliers e elegerá a dezena de vinhos mais entusiasmantes do país, tendo por base uma pré-seleção realizada pela publicação ao longo do último ano.

A 20 de fevereiro, o palco das provas comentadas terá referências nacionais e internacionais. ‘A nova Borgonha, para lá dos clássicos’, ‘Susana Esteban: Vertical Sidecar’, ‘Gaja, sonhar em Itália’ ou ‘A Sogrape também é ímpar’ são algumas das provas do dia.

Já no segundo dia de evento, as salas do Palácio da Bolsa vão dos Açores ao Douro, passando ainda pelos Vinhos Verdes e pelos vinhos do Brasil com as provas ‘Czar: o vinho do Pico que parece impossível’, ‘Os terroirs da Quinta do Vale Meão’, ‘Alvarinhos, de A a S: estilos de vinificações, tempos de estágio e diversidade de perfis’, ‘Symington: The Library Release Porto Vintage Collection’ e ‘Vinhos de Minas Gerais’.

O terceiro e penúltimo dia da Essência do Vinho – Porto, ‘Paulo Nunes: 20 anos de vindimas’, ‘Mosel, Alemanha: Weingut Max Ferd. Richet’, ‘Cachaça de Minas Gerais’, ‘Quinta de Lemos: 20 anos’ e ‘Tapada de Coelheiros Garrafeira’ são algumas das provas que a acontecer paralelamente às provas abertas que, ao longo dos  quatro dias, vão congregar 4.000 vinhos dos 400 produtores representados no Palácio da Bolsa, ao longo dos quatro dias de evento.

‘Dão revelado: o desafio dos sentidos’, ‘Brancos de guarda da região dos Vinhos Verdes’, ‘Maison Boizel: o pináculo do champanhe artesanal’, ‘Biondi-Santi: de Brunello di Montalcino, um Sangiovese singular’ são as provas agendadas para domingo, dia 23 de fevereiro.

A par da programação e das provas livres, destaque de novo para o ‘RV Room Experience’, um espaço exclusivo que apresenta grandes famílias do vinho.  Paralelamente, o projeto ‘Gosto do Porto / Taste of Porto’ volta a incidir sobre mais de 80 restaurantes, lojas, garrafeiras e wine bares da cidade, para um roteiro de experiências complementares.

Sobre o autorHipersuper

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Exportação

Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

Hipersuper

“Ao ultrapassar a barreira dos 8 mil milhões de euros, a indústria alimentar e das bebidas não só alcançou o objetivo previsto para 2024, como praticamente duplicou as exportações em valor na última década”, destaca o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), em comunicado. Jorge Tomás Henriques afirma-se otimista para os resultados em 2025, apesar da situação na economia global em função das guerras comerciais e pacotes tarifários de alguns países e blocos económicos.

A União Europeia representou 5.593M€ nas exportações da indústria alimentar e das bebidas nacional, com os dados do Instituto Nacional de Estatística a indicarem que nos 12 meses de 2024, e por comparação a igual período de 2023, houve uma variação de 12,6% ao nível das exportações para os 27 Estados-membros.

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas nacional, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

Já para fora do bloco comunitário as exportações alimentares e de bebidas alcançaram 2.596M€, o que representou um crescimento de 1,21% face a 2023. Brasil e Estados Unidos da América, com 13,9% e 4,2%, respetivamente, foram os países que mais contribuíram.

Ainda por comparação a 2023, o défice da balança comercial da indústria alimentar e das bebidas decresceu e situa-se agora em 5,44%.

“Os dados oficiais permitem perceber que a indústria alimentar e das bebidas tem sabido adaptar-se, antecipar-se e responder às exigências do consumidor, ao mesmo tempo que se afirma em mercados cada vez mais exigentes e contribuiu para mudar o perfil da economia portuguesa”, destaca a FIPA num comunicado.

A indústria alimentar e das bebidas é responsável por mais de 113 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e “assume, simultaneamente, uma grande importância no desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente nas zonas do interior, onde o setor situa as suas unidades industriais, e na afirmação do potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país”, sublinha a Federação.

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Retalho

Festival da Comida Continente de volta em julho

No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

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O Festival da Comida Continente está de volta ao Parque da Cidade do Porto, nos dias 12 e 13 de julho de 2025, com o melhor da gastronomia e o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento, proporcionando momentos de partilha e diversão para toda a gente.

O maior evento gratuito em Portugal ‘Dá Palco todos os Gostos ‘ e junta grandes nomes da música portuguesa e internacional às mais recentes tendências da gastronomia. No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

O Festival da Comida Continente, premiado pelos BEA Word Awards tem entrada livre e é pet Friendly.

Reconhecido pela Sociedade Ponto Verde com a certificação 3R6, é um evento comprometido com a Sustentabilidade. O recinto tem cerca de 250 mil m 2 e estará aberto das 10h30 à 01h00 no sábado, dia 12 de julho, e das 10h30 às 23h00 no domingo, dia 13 de julho.

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Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

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As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

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Retalho

Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamento instantâneo espanhol representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

Hipersuper

A solução de pagamento Bizum registou um crescimento de cerca de 2000% no último mês, revelam dados da Eupago, consolidando-se como um método de pagamento amplamente utilizado em Espanha e com cada vez mais popularidade em Portugal.

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamentos instantâneos espanhol, Bizum, representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

“Estamos entusiasmados com a adesão ao Bizum em Portugal e com o impacto positivo que a nossa estratégia está a ter no comércio digital. O crescimento exponencial deste segundo mês vem reforçar a importância do nosso plano de internacionalização e o seu impacto junto dos comerciantes portugueses, que desta forma veem facilitada a relação com clientes espanhóis”, afirma Telmo Santos, co-CEO da Eupago, em comunicado.

De acordo com a fintech portuguesa, esta evolução destaca o impacto do Bizum na modernização dos pagamentos digitais, pois é uma solução rápida, segura e eficiente para consumidores e comerciantes. Do volume transacionado via Bizum, 75% provém atualmente de comerciantes portugueses, e apenas 25% resulta da crescente adesão no mercado espanhol.

“Com o sucesso do Bizum continuaremos a apostar em soluções inovadoras para os nossos clientes, promovendo a digitalização dos pagamentos. Vamos continuar a ser uma força motriz do crescimento do comércio eletrónico”, promete Telmo Santos.

A empresa mantém o objetivo de atingir um volume anual de transações de mil milhões de euros em Espanha, até 2027, consolidando o seu papel no setor financeiro ibérico.

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Retalho

Auchan lança campanha focada nas suas pessoas

A Auchan acaba de lançar uma nova campanha de Employer Brand, que reforça o compromisso da empresa com os seus atuais e futuros colaboradores, destacando a proposta de valor única da marca empregadora ‘Auchan Respect’.

Hipersuper
tagsAuchan

Com o objetivo de materializar os pilares da marca, lançada em 2024, a campanha multicanal – OOH, digital e redes sociais – inclui ainda uma webserie de cinco episódios, que retrata a essência de fazer parte da Auchan, mostrando como esses valores se concretizam no dia-a-dia dos colaboradores, através de histórias reais.

“O ‘Respect’ é a representação da nossa política de pessoas e a essência da nossa cultura empresarial. Antes de mais, reflete a nossa proposta de valor para os colaboradores que já fazem parte da Auchan, reconhecendo o seu talento e o seu papel fundamental na nossa organização. Ao mesmo tempo, queremos atrair novos talentos que se identifiquem com os nossos valores e propósito, inspirando-os a fazer parte de uma empresa que respeita as pessoas em todas as suas dimensões. Porque, para nós, o respeito não se afirma, demonstra-se. É essa mensagem que queremos passar com esta campanha. A ‘Auchan Respect’ reforça o nosso compromisso com todos, mostrando, acima de tudo, o quanto valorizamos as pessoas e o impacto que cada uma tem no nosso sucesso coletivo”, explica Clara Costa, diretora de Pessoas e Sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal, em comunicado.

“O nosso CEO começou como estagiário” define o mote da nova campanha, através do exemplo do percurso profissional do CEO da Auchan em Portugal, Pedro Cid, e tem como objetivo consolidar a marca empregadora e o EVP (Employee Value Proposition) da Auchan, tanto interna como externamente.

Já a webserie, de cinco episódios, será transmitida no Youtube e plataformas digitais da marca a partir da próxima semana, concretizando os diferentes pilares da ‘Auchan Respect’, tais como o bem-estar físico e mental, o crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, o modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade, assim com a diversidade e inclusão, um compromisso que reflete a preocupação da retalhista em valorizar experiências, culturas e perspetivas variadas.

 

 

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I&D

Mercadona distinguida com dois prémios de inovação

O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà distinguiu esta manhã, em Valência, as principais inovações do setor para 2024, destacando dois avanços da Mercadona, um na categoria de produto e outro nos processos operacionais.

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No campo dos produtos, a insígnia foi reconhecida pelo lançamento de um arroz de vegetais cozinhado diretamente na embalagem, um recipiente de alumínio adequado para micro-ondas, desenvolvido em parceria com o fornecedor Platos Tradicionales. Já na vertente dos processos, a cadeia espanhola foi premiada pela adoção do código QR como substituto do tradicional código de barras, uma inovação que promete melhorar a eficiência operacional e a rastreabilidade dos produtos.


Uma revolução no arroz pronto a consumir

O arroz premiado replica um prato tradicional valenciano que, até agora, era difícil de recriar nos produtos de grande consumo. A inovação reside na embalagem metálica, concebida e patenteada pela Platos Tradicionales, que permite cozinhar o arroz diretamente no recipiente, preservando as características organoléticas do prato original. Além disso, a embalagem pode ser levada ao micro-ondas, permitindo que o consumidor aqueça e consuma o produto de forma prática, tornando-o ideal para refeições fora de casa.

Código QR substitui código de barras nos produtos Mercadona

No domínio dos processos, o Observatório reconheceu a Mercadona pela implementação de códigos QR nos seus produtos, tornando-se a primeira cadeia de distribuição a adotar esta tecnologia em grande escala. Desenvolvido em colaboração com a AECOC (Associação de Fabricantes e Distribuidores de Espanha), este sistema oferece uma dupla funcionalidade para o consumidor (o QR direciona para uma página com informações sobre o produto, sugestões de consumo e receitas) e para a empresa (permite integrar informações como data de validade, lote, fornecedor e peso exato, melhorando a rastreabilidade, a segurança alimentar e a eficiência logística).

Atualmente, o código QR já foi implementado nos produtos da secção do talho em Espanha e Portugal, com planos de expansão para as áreas de peixaria e frutas e legumes até 2025.

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Hipersuper

ESG

ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único

A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único já tem licença para operacionalizar em Portugal. Reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco e o Electrão.

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A licença para a gestão do sistema foi publicada no final de 2024, na sequência do processo iniciado junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em março de 2023, e vem dar resposta a uma diretiva europeia.  A ÚNICO (Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único) refere que este é “o primeiro sistema de responsabilidade alargada do produtor que irá gerir os resíduos com origem nos produtos de tabaco com filtros”.

A nova associação, sem fins lucrativos, reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco – BAT, Imperial Brands Portugal, JTI Portugal, Landewick e Tabaqueira, e o Electrão-Associação de Gestão de Resíduos.
“Tem como missão contribuir para a prevenção de resíduos no espaço público e para a eficiência e eficácia da gestão na limpeza urbana, de forma a reduzir o impacto dos produtos descartáveis com plástico no meio ambiente, especialmente no meio marinho”, destaca num comunicado.

A obrigação de gestão de fim de vida de determinados produtos com plásticos de uso único, que abrangem os produtos de tabaco com filtros que contêm plástico, decorre de uma diretiva europeia, integralmente transposta para legislação nacional. Outros fluxos abrangidos por esta diretiva serão geridos no âmbito de novos sistemas a implementar no futuro. É o caso das redes de pesca, toalhetes e balões, que correspondem aos itens mais encontrados nas praias da União Europeia.
As novas regras incluem também uma forte componente de investigação e desenvolvimento e de educação e sensibilização, com o objetivo de promover comportamentos mais responsáveis por parte dos consumidores, principalmente em relação ao descarte destes produtos, que quando eliminados incorretamente podem ter impactos muito negativos no meio ambiente.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

António Campos: “Vemos o futuro com muita expetativa e ambição”

“Se atingirmos os objetivos de investigação previstos, se estes resultados forem conclusivos, de forma positiva, havendo investimentos com as unidades industriais, estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo”, defende António Campos, Secretário-Geral da Agenda Mobilizadora InsectERA, ao Hipersuper.

Criar um novo setor produtivo de valor acrescentado; instalar unidades bioindustriais, centros de I&D e um centro logístico; conseguir desenvolver 100 novos produtos, processos e serviços; criar 140 novos postos de trabalho; gerar novas cadeias e valor. Estes são os principais objetivos da InsectERA. “Se atingirmos os objetivos de investigação previstos, se estes resultados forem conclusivos, de forma positiva, havendo investimentos com as unidades industriais, estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo”, defende António Campos, secretário-geral da Agenda Mobilizadora InsectERA.

António Campos sabe que este novo setor bioindustrial ainda tem um longo caminho a percorrer, mas não tem dúvidas de que se esse caminhos continuar a ser percorrido, “estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo”.

Em que áreas se concentra o trabalho no âmbito da Agenda Mobilizadora InsectERA?
A Agenda está muito focado na investigação, como suporte ao desenvolvimento de um conjunto de produtos para o mercado, que vai desde os fertilizantes orgânicos, proteína para incorporação em compostos alimentares para os animais, em farinhas para adicionar em produtos alimentares para humanos, até aos bioplásticos e cosmética. Em suma, temos o compromisso de concluir 105 PPS (Processos, Produtos e Serviços).

Que mais valias tem trazido para este novo setor bioindustrial e o que já conseguiu concretizar?
Tratando-se de um novo setor, é fundamental haver capacidade de I&D para analisar e testar, sendo necessária alguma capacidade financeira para percorrer este caminho. Mas alguns não são conclusivos, como é natural, mas os custos de desenvolvimento estão lá. Como concluídos, já temos a introdução da proteína na formulação de rações para cães e fertilizantes orgânicos para as culturas agrícolas, com claras melhorias dos solos, promovendo uma maior sustentabilidade no cultivo agrícola.

Que entraves ou desafios enfrentam este novo setor e os seus players?
Os entraves são mais no que respeita à legislação, dado tratar-se de novos produtos e as regras serem muito apertadas e omissas, em muitas circunstâncias. Há um trabalho em rede com os organismos oficiais, nacionais e europeus, para que tudo seja testado, salvaguardada a segurança alimentar, rastreando-se todo o processo produtivo e que permita criar legislação adequada para o setor.

Que investimentos está realizar e/ou a projetar a Agenda Mobilizadora InsectERA?
De momento o grande investimento está a ser realizado na investigação, com recursos humanos altamente qualificados que estão alocados nos nossos parceiros, quer seja na academia, quer seja nos organismos de investigação. Paralelamente, há uma grande expetativa de passar da demonstração, para a industrialização do produto, para que seja competitivo e tenha uma exploração com dimensão

Que conclusões tiram do I Congresso InsectERA?
Foi muito bom. Foi possível debater duas áreas fundamentais para o projeto, na produção de matéria-prima para alimentação humana e para os compostos alimentares para animais. Ainda existem algumas dúvidas ou dogmas relativamente às alternativas e o Congresso permitiu, de forma aberta e livre, trazer estas questões a debate.

Como vê o futuro desta área da alimentação, tanto a nível humano como animal e ainda noutras áreas?
Vemos o futuro com muita expetativa e ambição de podermos contribuir para uma maior sustentabilidade na produção de muitos produtos, tais como a proteína, utilizando subprodutos, na alimentação das larvas, que apesar de não serem resíduos, não têm um aproveitamento por outras indústrias, como sejam o bagaço de azeitona. Se atingirmos os objetivos de investigação previstos, se estes resultados forem conclusivos, de forma positiva, havendo investimentos com as unidades industriais, estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo. A proteína é fundamental para alimentação humana.

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Não Alimentar

Head & Shoulders apresenta nova fórmula 2X Protect

A Head & Shoulders apresenta a fórmula 2X Protect, que promete duplicar a proteção do couro cabeludo e reforçar a eficácia na eliminação da caspa.

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Graças a uma tecnologia avançada, esta nova fórmula é ativada pela água, libertando duas vezes mais Piroctone Olamine (PO), o ingrediente ativo responsável pela ação antifúngica e anticaspa, sublinha a marca em comunicado.

Segundo a Head & Shoulders, a nova fórmula, desenvolvida para se adaptar a todos os tipos de cabelo e couro cabeludo, assenta em duas inovações científicas que maximizam a proteção do couro cabeludo: ativação pela água e rede Inteligente de Moléculas.

Com este lançamento, a Head & Shoulders reafirma o seu compromisso com a inovação e a ciência capilar, oferecendo aos consumidores uma solução avançada para um couro cabeludo saudável e livre de caspa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

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