Miguel Murta Cardoso, head of retail da Sensei
Além da sala de reuniões
Uma liderança eficaz no retalho requer mais do que uma visão estratégica e macroeconómica. A imersão também vai para além das típicas análises de indicadores e planos de ação
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Por Miguel Murta Cardoso, head of retail da Sensei
No setor dinâmico do retalho, assumir o papel de líder de gerentes e coordenadores de lojas requer mais do que a simples ocupação de uma posição hierárquica. A liderança não é apenas uma questão de imposição de processos e controle de resultados. Exige a compreensão de cada realidade permitindo explorar e maximizar o potencial de cada ponto de venda. Para isso, é essencial assumir um compromisso de imersão nos meandros de cada loja.
Compreensão: passar tempo no chão de loja
Uma liderança eficaz no retalho requer mais do que uma visão estratégica e macroeconómica. A imersão também vai para além das típicas análises de indicadores e planos de ação.
É essencial compreender no detalhe a natureza de cada estabelecimento, e isso só é possível dedicando tempo significativo ao chão de loja, permitindo estabelecer laços autênticos com a equipa e entender as particularidades locais e a clientela de cada loja.
Esse compromisso não só proporciona conhecimentos valiosos, mas também serve como base para decisões fundamentadas e adaptadas a cada realidade.
Humildade: ouvir quem conhece
Numa dinâmica onde a liderança deverá ser partilhada, a humildade surge como uma ferramenta muito valiosa.
É importante saber ouvir com atenção os gerentes de loja e as suas equipas, reconhecendo que são eles que enfrentam diariamente os desafios locais. Mais do que impor conhecimento e processos, a verdadeira liderança está na arte de valorizar a riqueza dos diferentes pontos de vista.
Promover uma cultura de partilha e respeito mútuo fortalece a equipa e, consequentemente, a tomada de decisão, resultando num ambiente em que todos se sentem valorizados e contribuem com o seu melhor.
Transparência: criar objetivos em conjunto
Ainda que a gestão de líderes no retalho vá para além da análise de indicadores, a existência de metas claras não deixa de ser a base para uma liderança sólida no retalho que orientam as equipas para um bem comum.
Porém, para que as metas sejam claras e para garantir transparência e alinhamento de expectativas, é crucial que as equipas sejam envolvidas na definição dos objetivos. Dessa forma, cria-se um ambiente de colaboração e compromisso e o líder promove não apenas a responsabilidade individual, mas também a responsabilidade partilhada em que todos remam para o mesmo lado. Além de que metas realistas estabelecidas em conjunto motivam as equipas e garantem o seu alinhamento com os objetivos globais da empresa.
Liderança de chão de loja
Em síntese, liderar os gerentes e coordenadores do retalho é um equilíbrio entre compreensão, humildade e transparência. A implementação das três práticas prepara os líderes para enfrentar os desafios do retalho e fomenta um ambiente onde o sucesso individual se traduz em espírito de equipa, atingindo assim novos patamares de excelência.