Sonae lança OPA sobre retalhista finlandês Musti Group Plc
Sonae decidiu reforçar a presença no setor de retalho de produtos para animais de estimação, através da compra de 100% das ações da Musti, empresa na qual detém uma posição minoritária adquirida este ano.
Rita Gonçalves
Superbrands Portugal e CP juntaram-se para iniciativa solidária
Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Bolos artesanais da Padaria da Vermelha chegam à Aldi
O novo Impossible Coffee da Delta vem de São Tomé e Príncipe
Sindicato marca greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Lidl investe 9M€ na nova loja em Leiria
Milka celebra a tradição sob o mote ‘O Natal Mais Ternurento’
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
A Sonae SGPS anunciou esta quarta-feira o lançamento de uma OPA para adquirir o controlo do retalhista de origem finlandesa Musti. A oferta pública de aquisição voluntária é liderada pela subsidiária Sonae Holdings, em conjunto com Jeffrey David e Johan Dettel, presidente e membro conselho de administração, e David Rönnberg, CEO da empresa especializada em produtos para animais de estimação.
A oferta está a ser realizada através da Flybird Holding Oy, empresa constituída na Finlândia, pelo preço de 26 euros por ação, valor que representa uma valorização de 27,1% em relação ao fecho do valor da ação da Musti a 28 de novembro de 2023.
Em nota de imprensa, a Sonae indica que a meta desta proposta de aquisição passa por reforçar a presença no setor de retalho de produtos para animais de estimação (através da compra de 100% das ações da Musti, empresa na qual detém uma posição minoritária adquirida este ano).
A OPA sobre o retalhista especializado na venda omnicanal de produtos próprios e exclusivos, para animais de estimação está integrada na estratégia de crescimento e internacionalização da atividade de retalho do grupo português.
De acordo com a Sonae, “o retalho de produtos para animais de estimação é um segmento em rápido crescimento, beneficiando das fortes tendências de adoção e cuidados premium, do aumento dos gastos por animal e da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação”.
Cotada na bolsa de Helsínquia, capital da Finlândia, a Musti opera uma rede de 340 lojas na Finlândia, Suécia e Noruega, complementada por operações de comércio eletrónico. No último ano fiscal , o volume de negócios alcançou 426 milhões de euros e o EBITDA atingiu 74 milhões de euros.
“Os mercados da Finlândia, Suécia e Noruega apresentam um contexto macroeconómico sólido, caracterizado pelo elevado rendimento disponível das famílias, quando comparado com a média europeia, e por uma perspetiva de crescimento positiva no segmento de retalho de produtos para animais de estimação, com os consumidores a demonstrarem uma preferência crescente pelos canais de retalho especializado e online para a compra de produtos destinados aos seus animais”, acrescenta a Sonae.
O consórcio tem a ambição de reforçar a proposta de valor através da combinação da “experiência da Sonae em retalho omnicanal, assim como dos seus recursos e alcance geográfico, da experiência e conhecimento dos parceiros do consórcio e da proposta de valor da Musti, suportada nas suas marcas próprias e exclusivas e nos serviços complementares”, lê-se no comunicado.