Dois centros comerciais juntam-se à Associação Salvador para melhorar acessibilidades
Os centros comerciais Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet juntaram-se à Associação Salvador para testarem e melhorarem as condições dos seus espaços e torná-los mais […]
Hipersuper
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Os centros comerciais Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet juntaram-se à Associação Salvador para testarem e melhorarem as condições dos seus espaços e torná-los mais acessíveis para todos.
Os dois espaços realizaram recentemente remodelações que tiveram em conta, entre outros fatores, o aumento de lugares de estacionamento para pessoas de mobilidade reduzida, a eliminação de degraus de acesso às lojas, pinturas necessárias de sinalização de locais de acesso e de passadeiras e mudança de piso interior.
O trabalho conjunto com a Associação Salvador, que promove a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência motora, tem sido desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. “Consistiu na prestação de serviços de consultoria e de formação, mas também de outros serviços diferenciadores, como as visitas de clientes mistério, feitas de surpresa por pessoas com mobilidade reduzida, para testarem as condições dos locais”, informa a VIA Outlets, empresa que detém os dois centros.
“A avaliação final foi muito positiva e permitiu-nos perceber que já temos um importante trabalho desenvolvido em ambos os centros, nomeadamente no piso, entradas das lojas, zonas de restauração e casas de banho, mas também compreender quais os ajustes muito concretos que podemos fazer, para elevarmos a qualidade dos nossos espaços para todos os visitantes dos nossos centros”, explica João Paradela, Operations & Security Director Iberia na VIA Outlets.
No Freeport Lisboa Fashion Outlet alguma da sinalética será adaptada para permitir melhor leitura tendo em conta a luz incidente e a inclinação da área informativa. Estão também já identificadas as áreas para colocação de piso podotátil, para auxiliar pessoas com deficiências visuais.
No Vila do Conde Porto Fashion Outlet a leitura de mupis informativos já não está comprometida devido à colocação de películas solares nas clarabóias de todo o centro. Está ainda a ser analisada a criação de sinalética de emergência com relevo ou braille. Em ambos já havia cadeiras de rodas disponíveis para os visitantes, mas foram adquiridas 10 novas unidades para cada centro.
“É de extrema importância que espaços de acesso público, como os centros VIA Outlets em Portugal, se sintam interessados por este grande tema da acessibilidade”, adianta Joana Gorgueira, gestora de projeto na área de Acessibilidades da Associação Salvador. “Apenas desta forma podemos garantir um acesso amplo e democrático de todas as pessoas a todas as atividades disponíveis na nossa sociedade, incluindo as de lazer. A nossa função neste tipo de parceria é fornecer a informação e ferramentas necessárias para que as empresas e entidades consigam alcançar um nível de excelência”, acrescenta.