Feira de Doçaria Tradicional de Abrantes faz regressar um doce esquecido…
A 21ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional acontece, de 20 a 22 de outubro, no centro histórico e quer afirmar Abrantes como “capital da doçaria portuguesa”. Com várias novidades, o […]

Hipersuper
Restaurante do Pingo Doce no Alegro Sintra é o primeiro com pagamento assistido por IA
MC lança nova ação de sensibilização para o bem-estar e saúde mental com música de Marisa Liz
Super Bock é a única marca portuguesa distinguida no ranking global WARC Effective 100
UPS inaugura novo hub em Leiria e reforça apoio às PME portuguesas
Graham’s Port lança Porto Tawny 80 Anos
Inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura prolongadas até dia 21 de abril
María Ruiz Sanguino assume direção de marketing da SCC
makro Portugal está a patrocinar o concurso Chefe do Ano 2025
Wondercom inaugura novo armazém de logística em Coimbra
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
A 21ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional acontece, de 20 a 22 de outubro, no centro histórico e quer afirmar Abrantes como “capital da doçaria portuguesa”.
Com várias novidades, o certame terá ainda a presença de doçaria tradicional de mais de 20 municípios do país. Doces tradicionais dos Açores, Alcobaça, Amarante, Aveiro, Arouca, Caldas da Rainha, Constância, Évora, Felgueiras, Lamego, Madeira, Nisa, Ovar, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Sardoal, Sintra, Tentúgal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Viseu vão juntar-se à palha de Abrantes, tigelada e outras iguarias abrantinas.
A organização, a cargo do município de Abrantes com a TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior), destaca este ano a recriação das limas, um doce abrantino que estava esquecido. Outra das inovações dos doceiros o concelho serão as diferentes aplicações de palha de Abrantes e tigeladas, com a estreia do donut e do duchesse Palha de Abrantes, entre outras derivações.
Na 21ª edição da feira, as iguarias caraterísticas dos diferentes lugares do concelho terão um espaço de destaque com as coletividades a apresentarem a doçaria tradicional das suas localidades. À doçaria de norte a sul do país, juntam-se com licores, compotas, mel, sem esquecer as atividades culturais e desportivas à espera dos visitantes.
“A nível nacional, as participações dos Açores e da Madeira, nesta edição, são de salientar, com iguarias vindas das várias ilhas, que marcam estreia neste certame de Abrantes, como é o caso do vinho da Madeira, queijadas de Vila Franca do Campo, da Graciosa, da Ponta Delgada, entre outras especialidades”, revela a organização. Pela primeira vez, a Feira da Doçaria vai ter boleimas do Alentejo norte e queijadas e travesseiros de Sintra, e haverá ainda o regresso das morcelas doces de Arouca e dos ovos moles certificados com IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Aveiro.
Demonstrações culinárias, oficinas de doces, música, animação infantil, exposições e desporto, além de duas caminhadas, uma da Liga Portuguesa Contra o Cancro e outra turística noturna, e um passeio de cicloturismo são algumas as propostas do programa do certame.
Nas montras dos estabelecimentos comerciais, vão ser recriadas versões da Palhas de Abrantes, com material reciclado, por 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social do município. Já no certame estarão patentes os trabalhos de 17 escolas do pré-escolar e do 1º ciclo de Ensino Básico do concelho, que envolvem 1.676 alunos.