Essência Festival regressa em 2024 para promover o vinho e a gastronomia no Porto
O Essência Festival vai regressar, no verão de 2024, à cidade do Porto. Com 91% de recomendação pelos visitantes, pretende afirmar-se como o principal evento de vinhos e gastronomia da […]

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
O Essência Festival vai regressar, no verão de 2024, à cidade do Porto. Com 91% de recomendação pelos visitantes, pretende afirmar-se como o principal evento de vinhos e gastronomia da cidade do Porto.
A garantia foi dada pela organização, que vai manter o Vinho Verde Essência Festival nos Jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, uma aposta que considerou “ganha”. Este ano, o evento decorreu de 22 a 24 de setembro com música e experiências para partilhar, em meio à degustação de vinhos e gastronomia.
“O Vinho Verde Essência Festival afirmou-se com um conceito inovador, promovendo o vinho e a gastronomia na cidade. Uma vez mais descobrimos e mostramos um novo lugar para um evento de referência na cidade. Ainda muito desconhecido do grande público, o jardim do Museu Nacional Soares dos Reis revelou-se um local mágico, em perfeita sintonia com a visão que idealizamos para o evento”, destacou o diretor do festival.
Aos chefes de renome nacional e internacional convidados para preparar os pratos, juntaram-se 40 produtores, que brindaram o público com vinhos exclusivos da região dos Vinhos Verdes. “Assim foi o Essência Festival, uma forma de promover com paixão e qualidade o nosso país e uma grande região. Daí que não haja dúvidas, obviamente estaremos de regresso em 2024”, garante Nuno Guedes Vaz Pires.
Os dados recolhidos durante os três dias do evento, pelo ISAG-European Business School em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa, indicaram que o grau de satisfação global com o Vinho Verde Essência Festival, fixou-se nos 4,2 valores (numa escala de 1 a 5). Dos inquiridos, 82% pretendem regressar na próxima edição e 91% recomendam o Essência Festival a familiares e amigos. Mais de 20% dos visitantes tinham nacionalidade estrangeira, com destaque para a brasileira, a norte-americana, a alemã e a francesa.
Entre os participantes não residentes na Área Metropolitana do Porto, 54% revelaram ter-se deslocado propositadamente para participar no evento tendo passado, em média, 6,7 noites na cidade, sobretudo em hotéis (56%) e em alojamento local (16%). Para além de participarem no evento, 60% aproveitaram a estadia para visitar o Porto e, em média, gastaram diariamente 122 euros na cidade.
O Vinho Verde Essência Festival foi organizado pela Essência Company com o main sponsoring da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Foto de arquivo: Essência Festival