Edição digital
PUB
Oney Bank

Oney Bank

FMCG

Oney patrocina 10ª edição da corrida Auchan

O Oney Bank reforça o seu compromisso com a promoção de um estilo de vida ativo e saudável ao voltar a patrocinar a Corrida Auchan. É a décima edição desta corrida, […]

Hipersuper
Oney Bank

Oney Bank

FMCG

Oney patrocina 10ª edição da corrida Auchan

O Oney Bank reforça o seu compromisso com a promoção de um estilo de vida ativo e saudável ao voltar a patrocinar a Corrida Auchan. É a décima edição desta corrida, […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles
Premium
Pendular apresenta nova solução de e-commerce
I&D
Grupo os Mosqueteiros apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso
Retalho
Jornadas FENAREG debatem a 26 e 27 de novembro os desafios e investimentos do regadio
ESG
Indústria alimentar e bebidas aumenta exportações em 10,2% entre janeiro e setembro
Alimentar
Porto recebe conferência sobre democracia e inteligência artificial
I&D
Preço do cabaz alimentar voltou a subir
Alimentar
supermercado
Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos
Retalho
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
I&D
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Retalho
PUB

O Oney Bank reforça o seu compromisso com a promoção de um estilo de vida ativo e saudável ao voltar a patrocinar a Corrida Auchan. É a décima edição desta corrida, cuja inscrição reverte na totalidade para a Fundação Pão de Acúçar, e que vai decorrer no próximo sábado dia 9 de setembro no Centro Desportivo Nacional do Jamor, a partir das 10 horas.

Uma corrida de 10km, uma caminha de 5km e a Corrida Rik&Rok são algumas das atividades neste evento especialmente pensado para as famílias. A par destas atividades, também é possível participar em jogos tradicionais, voleibol, mini golfe, ténis, crossfit, ciclismo, ginástica, canoagem, entre outras modalidades.

PUB

Enquanto patrocinador platinum, o Oney reforça “a sua ligação ao desporto, um dos eixos estratégicos da marca. Através do incentivo para a prática de atividade física, expresso, aliás, no seu manifesto ‘Campeões do dia-a-dia’, o banco pretende promover a adoção de estilos de vida cada vez mais saudáveis e ativos para todas as gerações”.

O Oney vai estar presente na corrida com merchandising e ativações de marca, pinturas faciais para os mais pequenos e um photobooth para partilhar os melhores momentos de forma original nas redes sociais.

Como forma de apoio a esta iniciativa, o Oney vai contar também com a participação da Team Oney, uma equipa de cerca de 40 colaboradores, que vão marcar presença nas modalidades de corrida e caminhada.

Artigos relacionados
Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles
Premium
Pendular apresenta nova solução de e-commerce
I&D
Grupo os Mosqueteiros apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso
Retalho
Jornadas FENAREG debatem a 26 e 27 de novembro os desafios e investimentos do regadio
ESG
Indústria alimentar e bebidas aumenta exportações em 10,2% entre janeiro e setembro
Alimentar
Porto recebe conferência sobre democracia e inteligência artificial
I&D
supermercado
Preço do cabaz alimentar voltou a subir
Alimentar
Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos
Retalho
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
I&D
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Retalho
Premium

Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles

O Pingo Doce juntou-se a uma das referências da pastelaria tradicional em Portugal, a centenária Versailles, para lançar uma edição especial de bolo-rei, que está à venda em exclusivo nas 450 lojas Pingo Doce pelo país.

O bolo-rei exclusivo, fruto da parceria entre o Pingo Doce e a Versailles, é o grande protagonista da campanha de Natal deste ano da insígnia e centra o filme dessa mesma campanha. Nele, vê-se uma família reunida durante a quadra natalícia, a preparar a mesa, quando um avô partilha a recordação, e as saudades, da altura em que vivia em Lisboa e tinha o ritual de ir comprar o bolo-rei à Versailles, na época de Natal. A neta desafia o avô a manter a tradição, mesmo estando longe de Lisboa, explicando que bolo rei que recorda está à venda na loja Pingo Doce a “apenas a 10 minutos a pé”.

No evento de apresentação da campanha de Natal, que tem como mote ‘E o bolo-rei quem trouxe? Foi a Versailles e o Pingo Doce’, Luís Lobato Almeida, diretor de Marca do Pingo Doce, revelou que “a Versailles surgiu como uma escolha muito natural”. “ O que este produto tem é uma mistura da sabedoria de cada um e uma produção de grande escala. E resultou num produto absolutamente extraordinário”, referiu ao Hipersuper à margem da apresentação da campanha.

Sérgio Nunes, sócio-gerente da pastelaria Versailles, revelou que a componente técnica deste trabalho conjunto “terá demorado cerca de dois meses”. Sem avançar nenhum detalhe sobre a receita deste bolo-rei, assegura que os dois parceiros chegaram “a um produto extremamente equilibrado e que ambos queríamos”.

A campanha de Natal Pingo Doce tem criatividade da BBDO Portugal e vai estar presente em televisão, na rádio, nas redes sociais e nas mais de 450 lojas do Pingo Doce. A agência de meios é a Initiative Media. O filme foi produzido pela Blanche Films e realizado por Pedro Varela.

Nesta conversa com o Hipersuper, o diretor de Marca do Pingo Doce, Luís Lobato Almeida, explica o porquê da parceria e como chegaram O Pingo Doce e a Versailles a este produto final.

Porque esta parceria com a Versailles e porque o bolo-rei?

O bolo-rei, porque queríamos surpreender neste Natal com um produto que fosse o mais transversal possível e acho que há poucos produtos que o sejam: o de estar em todas as casas, para todas as idades e dos variados estratos sociais. É um produto que simboliza o Natal. E, depois, sentimos que para além desta inovação queríamos manter o nível de excelência a que o Pingo Doce tem habituado os seus clientes e precisávamos de alguém da pastelaria tradicional. A Versailles surgiu como uma escolha muito natural, primeiro porque é uma pastelaria amplamente conhecida, depois porque, a par do Pingo Doce, é uma das empresas com maior tradição no seu setor e acabamos por perceber que nos podiam ajudar na questão dos segredos do bolo-rei e do aproximar das técnicas mais artesanais, que pudéssemos incorporar na nossa produção.

E chegaram a um produto diferenciado? Ou seja, no que este bolo-rei tem de Versailles e de Pingo Doce…

A receita está trancada a sete chaves, mesmo que eu a quisesse dizer, não saberia. Mas tem um pouco do conhecimento de ambos. Os nossos pasteleiros conheceram os mestres pasteleiros da Versailles, estes conheceram a nossa equipa de produção. Fizemos muitos bolos-rei em conjunto, eles criaram com a nossa técnica e nós com a deles. Portanto, o que este produto tem é uma mistura da sabedoria de cada um e uma produção de grande escala. E resultou num produto absolutamente extraordinário.

Quanto tempo foi necessário para chegarem ao produto final?

Nós começamos a falar deste projeto ainda antes do verão e tivemo-lo concluído há relativamente pouco tempo. Embora tenha sido agradável e fácil, no sentido da convivência de ambas as marcas, foi trabalhoso porque estamos a falar de duas empresas com realidades diferentes. Mas, ao mesmo tempo, foi bom de se fazer.

Este bolo-rei vai chegar a todo o país?

Sim, está à venda de Norte a Sul e ilhas dos Açores e Madeira. Porque é o nosso único bolo-rei. Temos as variações, como o bolo-rainha, mas o único bolo-rei tradicional que teremos, será este.

Esta parceria abre portas a outras, diferenciadas e sazonais?

Eu espero que sim. Não sei o futuro e estamos focados nesta, para que corra bem, para termos atenção a todos os detalhes. Mas espero que sim. Logo veremos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

I&D

Pendular apresenta nova solução de e-commerce

Nova plataforma que permite centralizar compras e serviços num só espaço representa um investimento de 200 mil euros.

A Pendular acaba de apresentar ao mercado o seu mais recente projeto e-commerce: uma plataforma que centraliza, num único espaço, diversas soluções que respondem de forma simples às necessidades na área das compras e serviços das empresas portuguesas.

Solutions Pendular, o novo portal de soluções para PME’s, dá nome ao projeto que tem como principal objetivo o de melhorar a experiência de compra das empresas portuguesas, tornando-a cada vez mais eficiente, completa e simples.

Criado para o sector das pequenas e médias empresas, o “Solutions Pendular” disponibiliza mais de 15.000 referências de produto, aos quais junta também os serviços (Limpeza, Manutenção, Contabilidade, Medicina no trabalho, Trabalho temporário, Café, Água e Fruta fresca, entre outros.), num formato “one stop shop” para todas as necessidades das empresas. Acima de tudo, trata-se de uma ferramenta de gestão empresarial, determinante para simplificar, garantindo baixo custo e controle, libertando a gestão para as rotinas realmente geradoras de valor, refere a empresa em comunicado.

Para Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, este é um passo importante, “na medida em que configura a proposta de valor, há tanto reclamada pelas PME´s, e que agora estamos em condições de satisfazer. Desta forma, a Pendular assegura de forma absolutamente robusta, soluções para grandes organizações, como tem feito nos últimos 26 anos, mas também disponibilizando soluções simples e competitivas para as PME´s. Simultaneamente, este projeto reforça o absoluto compromisso estratégico da Pendular de apoiar o crescimento, com expressão na economia, disponibilizando soluções para aquelas que tanto contribuem para o nosso PIB (PME´s).”

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Grupo os Mosqueteiros apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso

Até 8 de dezembro, o Grupo os Mosqueteiros, com as suas três insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso.

Até 8 de dezembro, o Grupo os Mosqueteiros, com as suas três insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso. Esta iniciativa reforça a missão de apoiar as famílias, oferecendo produtos essenciais a preços imbatíveis, sublinha a insígnia em comunicado.

Sob o conceito “Compromisso. É o que nos une todos os dias”, o Grupo os Mosqueteiros promove uma ligação genuína e emocional com os consumidores, destacando a sua presença constante e ativa na vida das famílias. Este ano, a campanha aposta numa comunicação envolvente, fortalecendo os valores de proximidade e confiança.

“Compromisso é mais do que uma campanha, é a expressão autêntica da nossa dedicação às comunidades onde estamos presentes. É a nossa forma de reafirmar o papel que desempenhamos na vida das famílias, oferecendo sempre os melhores produtos, aos melhores preços para poder proporcionar um Natal ainda mais acessível. Juntos, trabalhamos para tornar esta época festiva mais acessível, simplificando o dia a dia das famílias. Esta é a prova de que o Grupo Mosqueteiros é um parceiro, sempre ao lado das famílias”, sublinha Rita Ferreira, da Direção de Comunicação e Informação.

Com criatividade da WYcreative e planeamento de meios da UM, a campanha vai marcar presença em televisão, rádio e no digital, reforçando a mensagem de proximidade e confiança do Grupo.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Jornadas FENAREG debatem a 26 e 27 de novembro os desafios e investimentos do regadio

O ministro da Agricultura e Pescas marca presença na abertura das Jornadas FENAREG – Encontro Regadio 2024, que acontecem a 26 e 27 de novembro, no Fundão.

A 15ª edição das Jornadas FENAREG – Encontro Regadio 2024 realiza-se esta terça-feira e prolonga-se até quarta-feira, com uma conferência, uma sessão técnica e uma visita à barragem da Meimoa, no programa.

A conferência da 15ª edição das Jornadas FENAREG realiza-se dia 26, no Hotel Alambique, no Fundão e a sessão de abertura estará a cargo do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, do presidente da FENAREG, José Núncio, e do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

Durante a conferência, a FENAREG irá apresentar um estudo que identifica o valor necessário a investir em Portugal até 2030 na modernização do regadio, “uma componente vital da estratégia nacional da água e da qual depende vastamente a sustentabilidade e a segurança alimentar do país”, destaca a Federação Nacional de Regantes, num comunicado.

Também em foco estarão a iniciativa ‘Água que Une’, com uma mesa redonda seguida da apresentação do projeto, pelo coordenador António Carmona Rodrigues, e o Plano Rega, apresentado pelo seu coordenador, José Pedro Salema.

A FENAREG sublinha que a conferência é uma importante oportunidade de reflexão sobre o setor, os investimentos disponíveis e os principais desafios a ultrapassar, “num esforço conjunto de se alicerçar uma estratégia nacional para a água – um recurso escasso que Portugal tem em abundância, mas que urge gerir para assegurar o futuro do país, das regiões e das populações”.

A apresentação do estudo da FENAREG sobre o financiamento para o regadio no Horizonte 2030, a cargo de Francisco Campello da AGROGES, uma mesa-redonda subordinada ao tema ‘Resiliência Hídrica, é possível?’ e uma mesa-redonda que reunirá os presidentes das várias câmaras municipais que integram o Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, “assinalando a relevância das regiões no contexto da estratégia nacional da água e da rega”, são outros momentos do programa. Serão também apresentados alguns dos projetos mais emblemáticos de aproveitamento hidroagrícola da região.

No dia 27, quarta-feira, haverá uma sessão técnica de sistemas de rega com o tema ‘Uso Eficiente da Água’ e uma visita à barragem de Meimoa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Aerial view of container cargo ship in sea.

Alimentar

Indústria alimentar e bebidas aumenta exportações em 10,2% entre janeiro e setembro

Dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados pela FIPA., indicam que nos primeiros nove meses do ano as exportações da indústria alimentar e das bebidas cresceram 10,20% face a igual período de 2023.

Entre janeiro e setembro deste ano, as exportações da indústria alimentar e das bebidas nacional registaram um crescimento de 10,20% face a igual período de 2023.  O setor exportou, em valor, 5.969 milhões de euros, indicam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pela FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares).

Especificamente para a União Europeia, as exportações revelaram um crescimento maior em termos percentuais: nos primeiros nove meses do ano, a indústria alimentar e das bebidas exportou 4.044 milhões de euros, com aumentos de 14,27% em setembro e uma variação de 15,17% no acumulado dos nove meses do ano, relativamente ao ano passado.
Já as exportações para países extra União Europeia demonstraram um desempenho mais estável, com uma ligeira queda em setembro, mas com um aumento acumulado no período entre janeiro e setembro deste ano, alcançando 1.925 milhões de euros, o que significa um crescimento de 1,04% face a igual período do ano passado.

“Ainda por comparação a igual período de 2023, os dados do INE deixam perceber uma tendência de redução do défice da balança comercial da indústria alimentar e das bebidas. No acumulado de janeiro a setembro a diminuição é de 7,96%. A redução do défice em relação aos países da União Europeia e a transações fora dos 27 Estados-membros também é positiva. O défice com a UE registou uma melhoria de 7,51%, enquanto o défice com países fora da EU recuou para 6%”, indica a FIPA num comunicado.

Para Jorge Henriques, presidente da FIPA, os dados do INE indicam um crescimento consistente nas exportações, “refletindo o dinamismo do setor da indústria alimentar e das bebidas” e indicam também que a economia nacional “se tem mostrado mais competitiva, o que é um sinal positivo para os próximos tempos”. “Relevam ainda que as empresas têm conseguido contornar fatores adversos e de imprevisibilidade, como os relacionados com a situação geopolítica e a cadeia de distribuição”, acrescenta o responsável.

Segundo o presidente da FIPA, “tudo indica que o setor deverá continuar a evoluir em direção à sustentabilidade, inovação e adaptação às novas exigências do consumidor, o que poderá gerar oportunidades significativas para as empresas que se ajustem a estas tendências”.
A indústria alimentar e das bebidas contribui para a economia nacional com 22,4 mil milhões de euros em volume de negócios e com 3,8 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto. É a indústria transformadora que mais emprega gera, sendo responsável por mais de 112 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

I&D

Porto recebe conferência sobre democracia e inteligência artificial

Esta segunda-feira, no Porto, vai ser discutido o impacto da inteligência artificial (IA) na democracia, explorando questões éticas, económicas, sociais e políticas.

Hipersuper
tagsIA

A Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) realiza o seu II Encontro Sustentável, intitulado DemocracI.A., esta segunda-feira, dia 25 de novembro, no auditório da Fundação de Serralves, no Porto. Entre as 14 e as 18 horas, vai ser discutido o impacto da inteligência artificial (IA) na democracia, explorando questões éticas, económicas, sociais e políticas.

Com a presença de especialistas, a conferência pretende lançar luz sobre as potencialidades e desafios da IA na sociedade contemporânea. Entre os números mais impressionantes, a organização destaca em comunicado e um estudo da PWC, que aponta para um potencial impacto económico global de 15,7 biliões de dólares (15,1 mil milhões de euros) associado à IA, mas alerta para as profundas mudanças no mercado de trabalho que podem surgir.

O leque de oradores inclui Virgínia Dignum, uma das principais especialistas mundiais em ética e inteligência artificial, Filipe Araújo, Ivone Rocha, Paulo Azevedo, António Vitorino, Jorge Moreira da Silva, Ângela Silva, Miguel Poiares Maduro, Pedro Magalhães, Mário Figueiredo e Afonso Seixas Nunes e Joao Falcão e Cunha, entre outros.

“A inteligência artificial está a transformar profundamente as nossas sociedades, desde a economia à forma como interagimos com o Estado. Este encontro é uma oportunidade para refletirmos sobre como a IA pode contribuir para uma democracia mais robusta e para um futuro mais sustentável.”, sublinha Ivone Rocha, presidente da PCS.

A conferência conta com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, de Paulo Azevedo, chairman da Sonae, e por Ivone Rocha, seguida de uma palestra principal de Virgínia Dignum, professora na Universidade de Umeå, Suécia, e uma das principais especialistas mundiais em ética e inteligência artificial.

O evento realizado com o apoio da Sonae inclui ainda três painéis de discussão. O primeiro tem como tema “Virar o tabuleiro, Riscos e Oportunidades”, e conta a participação dos Professores Mário Figueiredo e Afonso Seixas Nunes, tendo a moderação do Prof. Falcão e Cunha. O segundo, designado “Democracia, IA Game Changers”, e tem como oradores os Professores Pedro Magalhães e Miguel Poiares Maduro, sendo moderado por Ângela Silva. Por fim, o painel sob o tema “Mudanças estruturais, respostas globais, que modelo de governo?”, terá intervenções de Jorge Moreira da Silva e António Vitorino.

O programa pode ser consultado aqui.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

supermercado

supermercado

Alimentar

Preço do cabaz alimentar voltou a subir

O cabaz alimentar voltou a subir e já custa mais de 236 euros. O cabaz de 63 produtos alimentares essenciais monitorizado pela DECO PROteste custa agora mais 1,16 euros (mais 0,49%) do que na semana passada, e mais 4,39 euros (mais 1,90%) face ao período homólogo.

Hipersuper

O cabaz de 63 produtos alimentares essenciais monitorizado pela DECO PROteste custa agora 236,09 euros, mais 1,16 euros (mais 0,49%) do que na semana passada, e mais 4,39 euros (mais 1,90%) face ao período homólogo. Desde a primeira semana deste ano, o cabaz alimentar está mais caro 5 cêntimos (mais 0,02%).

Desde o início do ano, entre 3 de janeiro e 20 de novembro, as maiores subidas percentuais de preço foram as da dourada (+ 35%), do atum posta em azeite (+ 23%) e do pão de forma sem côdea (+ 19 por cento).

Entre 13 e 20 de novembro de 2024

Aumento
Couve-Coração21%
Massa Espirais12%
Carapau11%
Cereais integrais10%
Salmão9%
Ervilhas Ultracongeladas8%
Feijão Manteiga6%
Cebola6%
Pescada Fresca6%
Porco Lombo Sem Osso5%

Ainda de acordo com a DECO PROteste, desde o último dia de isenção de IVA num cabaz alimentar com 41 alimentos, a 4 de janeiro, a cesta de bens essenciais viu o seu preço subir 5,40 euros (mais 3,80%), de 141,97 euros para 147,37 euros, a 20 de novembro. Aa dourada, o carapau e o atum posta em azeite foram os produtos que registaram as maiores subidas percentuais de preço desde que o IVA zero chegou ao fim, com aumentos de 33%, 27% e 24%, respetivamente.

Os dados são da DECO PROteste que com o início da guerra na Ucrânia e a escalada da inflação, realiza todas as semanas uma análise dos preços de um cabaz constituído por 63 produtos alimentares essenciais que inclui carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como perú, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre  outros.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos

Os cabazes solidários são constituídos por diversos bens alimentares, no valor de 15€, como massa, arroz, aletria; grão; bolachas, chás ou marmelada e serão entregues, em mão, pela GNR aos idosos.

Hipersuper

Este Natal, o Pingo Doce, em parceria com a GNR, lança uma campanha solidária com o objetivo de apoiar idosos que vivem em situação de extrema solidão. Até dia 31 de dezembro, os clientes podem contribuir para esta causa, através de um cabaz de bens essenciais disponível em todas as lojas Pingo Doce.

“Desde 2022 que o Pingo Doce, em parceria com a GNR, oferece cabazes de Natal que levam um pouco de conforto e carinho a idosos que vivem sozinhos e/ou isolados. Este ano, continuamos a nossa missão, mas entendemos que seria importante abri-la à comunidade permitindo que, quem queira, possa também contribuir e participar nesta iniciativa tão bonita e especial para estes idosos que passam o Natal sozinhos, juntando os seus cabazes aos cabazes oferecidos pelo Pingo Doce.” afirma Mariana Lino, Coordenadora de Responsabilidade Social e Impacto Local do Pingo Doce.

Os cabazes solidários são constituídos por diversos bens alimentares, no valor de 15€, como massa, arroz, aletria; grão; bolachas, chás ou marmelada e serão entregues, em mão, pela GNR aos idosos.

Ao contribuir com estes cabazes, os clientes são convidados a deixar uma mensagem a um idoso numa página online criada para esta campanha. “Nesta quadra especial que nos une, ainda mais, a todos, queremos levar a estes idosos uma mensagem de alegria da comunidade”, reforça Mariana Lino.

A GNR realiza, anualmente, os Censos Sénior com o objetivo de identificar os idosos que estão em situação de vulnerabilidade, nomeadamente os que estão sós ou isolados. Os últimos números indicam que há mais de 40.000 idosos nesta situação, em Portugal.

Esta iniciativa pretende ser mais um apoio a esta faixa etária da população e integra o protocolo que o Pingo Doce tem com a GNR desde 2022, através do qual os militares visitam as casas de idosos sinalizados, desenvolvendo ações e iniciativas locais para o combate ao isolamento, solidão e carência alimentar. Desde o início da parceria já foram entregues mais de 10.000 cabazes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

I&D

Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?

João Salvador Oliveira, associate director | digital da Randstad Portugal responde.

Hipersuper

A Inteligência Artificial está a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos, e esse impacto é profundo em várias etapas do processo de recrutamento.

Ferramentas de IA conseguem analisar e filtrar grandes volumes de currículos rapidamente, selecionando candidatos com base em critérios predefinidos, como qualificações, experiência e competências. Isto poupa tempo, pois é um processo automatizado e reduz o viés humano inicial.

A IA pode prever o sucesso de um candidato num cargo específico, com base na análise de dados de desempenho de colaboradores atuais e anteriores. Ferramentas de análise preditiva ajudam a identificar padrões em candidatos que têm maior probabilidade de sucesso na organização.

Existem também algumas empresas que já utilizam chatbots para interagir com candidatos nas fases iniciais do processo, respondendo a perguntas, agendando entrevistas e recolhendo informações importantes. Isto melhora a experiência do candidato e agiliza a comunicação.

Algumas soluções de IA utilizam a análise de linguagem natural e vídeos para avaliar traços de personalidade, estilo de comunicação e competências sociais durante as entrevistas. Estas ferramentas complementam as entrevistas tradicionais e ajudam a identificar qualidades que podem não ser visíveis em currículos.

Outra das áreas onde a IA atua é na diversidade e inclusão, ajudando a mitigar vieses inconscientes, assegurando que as decisões de recrutamento sejam baseadas em competências e qualificações, em vez de fatores como género, idade ou etnia. No entanto, é crucial garantir que os algoritmos não perpetuam preconceitos, o que requer um esforço contínuo para construir sistemas justos.

A análise de dados em tempo real também é possível com IA, pois fornece insights em tempo real sobre o mercado de trabalho, ajudando as empresas a ajustar as suas estratégias de recrutamento com base em tendências e necessidades emergentes. E, por isso, não podemos deixar de falar no impacto que esta está a ter já no mercado de trabalho, seja nas empresas e nos seus processos, como nos profissionais em si.

Um estudo da Randstad publicado no início deste ano dá nota de que em Portugal a IA pode levar à perda líquida de 80,3 mil empregos, que se traduzem na automatização de 481 mil e na criação de outros 400 mil. As estimativas colocam no topo dos empregos atuais que poderiam estar em risco os setores das atividades administrativas e das atividades informáticas e telecomunicações. A verdade é que a IA é uma realidade e os profissionais já a encaram como uma mais valia também. Veja-se, os dados do Randstad Employer Brand Research 2024 referem que cerca de 1 em cada 10 empregadores já utiliza a IA numa base regular; entre a geração mais jovem (GenZ), a utilização aumenta (17%). Bem mais de metade dos trabalhadores portugueses espera que a IA tenha pelo menos algum impacto no seu trabalho. Este valor é ainda mais elevado entre aqueles que já a utilizam no local de trabalho. A influência da IA na satisfação com o trabalho é esmagadoramente positiva, especialmente entre a Geração Z (69%) e nos trabalhadores com um elevado nível de educação (70%).

Apesar dos avanços, o uso de IA no recrutamento ainda enfrenta desafios, como a necessidade de supervisão humana para evitar preconceitos nos algoritmos e assegurar uma abordagem equilibrada. A IA não substitui a supervisão humana, mas complementa e optimiza o processo de recrutamento. Estas transformações reflectem-se também no sector tecnológico em Portugal, onde cada vez mais empresas estão a adoptar soluções de IA para atrair talentos, promovendo diversidade e eficiência no processo de selecção.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata

A campanha Novembro Azul pretende sensibilizar os clientes para o tema do Cancro da Próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

Hipersuper

Depois de terem estado iluminados de cor-de-rosa, no âmbito da campanha Outubro Rosa, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto voltam a iluminar-se, agora de azul.

A campanha Novembro Azul pretende sensibilizar os clientes para o tema do Cancro da Próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.
Até 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca exclusiva El Corte Inglés Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, 1€ reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado à associação que o aplicará em ações de prevenção e combate ao Cancro.
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.