Pós-graduação em Enologia da Católica: pensar estrategicamente da vinha ao vinho
O curso decorrerá entre janeiro de 2024 e maio de 2025, em regime pós-laboral

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A enologia é a ciência de suporte à produção de vinho nas diferentes vertentes da vinificação, do envelhecimento e da conservação. Está, intimamente, ligada à viticultura, já que a estratégia definida na fase de escolha do terreno, a plantação e condução da vinha influi nas características do vinho a produzir. Um processo que requer conhecer e saber utilizar as ferramentas tecnológicas ao dispor e que permitem “desenhar” vinhos de diferentes estilos, adequados aos gostos do consumidor.
De dois em dois anos, a pós-graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto procura formar os melhores enólogos do país. O curso decorrerá entre janeiro de 2024 e maio de 2025, em regime pós-laboral.
“O enólogo tem de ter uma verdadeira cultura de vinho e perceber a importância da história, geografia e economia na sua produção, comercialização e consumo”, salienta José António Couto, coordenador da pós-graduação.
O curso é lecionado por cerca de 40 docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e de universidades nacionais e estrangeiras, incluindo a Universidad de La Rioja e Universidad de Vigo (Espanha); State Viticulture & Oenology Institute Freiburg (Alemanha); Institute of Wine Biotechnology, Stellenbosch University (África do Sul); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Santarém) e ainda com a Lallemand Iberia SA. É constituído por quatro módulos organizados em unidades curriculares. Estas incluem master classes e um projeto de elaboração e apresentação de um vinho.
“No final, os participantes estarão habilitados a conhecer a diversidade, complexidade e importância do mundo vitivinícola, assim como os fatores de produção que influenciam a qualidade final do vinho; a dominar temas relativos à viticultura, enologia e análise sensorial necessários para a produção de vinhos de qualidade; provar vinhos, abrangendo vários estilos e proveniências, fazendo a relação da prova com parâmetros vitícolas e enológicos e ainda a comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial”, salienta José António Couto.