A próxima edição da Alimentaria&Hostelco, entre 18 e 21 de março de 2024, na Fira de Barcelona, vai ter mais empresas portuguesas, com um crescimento de 20% da participação portuguesa.
Os dados são revelados pela organização: Portugal Foods e Inovcluster voltam a estar presentes como expositores internacionais, agrupando várias empresas que apresentam “uma oferta vasta de laticínios, doces e conversas, entre outros”, refere a Alimentaria em comunicado, acrescentando que a feira irá também contar com a presença individual de outras empresas portuguesas na Intercarn ou Restaurama&Hostelco. “No total, estimamos um crescimento de 20% em relação à edição anterior” refere.
A organização sublinha ainda que Portugal é um dos principais mercados para a Alimentaria, tanto a nível de expositores como de visitantes. “Aliás, já na edição de 2022, Portugal se destacou como o terceiro país da Europa com maior número de visitantes na feira, evidenciando o interesse e relevância que a Alimentaria tem para os profissionais portugueses do setor” aponta.
Espanha e Portuga têm sido parceiros tradicionais no setor agroalimentar. De acordo com os dados fornecidos pela Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), Portugal destaca-se como o segundo destinatário das exportações espanholas de alimentos e bebidas. No período entre janeiro e abril de 2023 registou-se um volume de negócios de 1.872 milhões de euros de exportações espanholas com destino ao nosso país. Esse número representa um crescimento significativo tanto em valor (19,91%) quanto em volume (0,87%) em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os principais produtos alimentares espanhóis exportados para Portugal são a carne e seus derivados (representa quase 20% das vendas), peixe processado, crustáceos e moluscos e azeite.
Por outro lado, e segundo dados do CaixaBank Research para 2022, Espanha destaca-se como o principal destino das exportações agroalimentares lusas, com 35% do total exportado. Praticamente metade (47,4%) são exportações de alimentos e bebidas.
“A Alimentaria&Hostelco continua a ser a plataforma ideal para fortalecer valiosas relações comerciais hispano-portuguesas e, ao mesmo tempo, multiplicar as oportunidades de negócio e projeção das suas empresas de alimentação, bebidas e foodservice” sublinha J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions.
Novidades
Entre as novidades da edição de 2024, a Alimentaria destaca a fusão da oferta expositiva da Hostelco, a Feira Internacional de Equipamentos e Máquinas para Restauração, Hotelaria e Comunidades, e da Restaurama, a Feira Alimentaria focada no Canal Horeca e Food Service. O objetivo passa por consolidar como um evento de referência na Europa para o setor.
Dentro do Hostelco e do Restaurama, serão também incluídas novas funcionalidades como a área do café, padaria e pastelaria, bem como o The Horeca Hub. A primeira irá oferecer uma seleção completa de produtos e equipamentos para os setores de café, bar, panificação, pastelaria e sorveteria. Além disso, este espaço irá contar com uma área dinâmica que irá incluir atividades como workshops, demonstrações, degustações, palestras e concursos, com o objetivo de promover a interação e contato entre os profissionais.
O Horeca Hub, por seu lado, vai tornar-se o epicentro do evento, oferecendo um leque alargado de propostas que visam dar resposta aos principais desafios do setor: inovação, digitalização, experiência do cliente, inteligência artificial, sustentabilidade, atração e retenção de talento, e diferenciação.
Este espaço terá exposições de cozinha ao vivo, degustações, palestras, conferências e workshops para profissionais.
Vão ser também expostas soluções inovadoras, assim como a realização de concursos como Chef e Garçom do Ano, entre outros eventos. Além disso, será dado maior destaque à área da restauração coletiva com a incorporação da nova área “Restaurantes em Ponto de Encontro Coletivo”, que reunirá empresas do setor num espaço dedicado a apresentações e demonstrações.
Espaços
O evento vai estar estruturado em nove salões setoriais: os ‘veteranos’ Intercarn, Restaurama, Interlact, Expoconser e Snacks, Biscuits & Confectionary, a par das recém-criadas Coffee, Bakery & Pastry, Organic Foods, Fine Foods e Food Tech. A estes juntam-se os setores transversais de Mercearia (produtos de grande consumo), Pavilhões Internacionais e Terras de Espanha (que reúne as regiões e comunidades autónomas de Espanha), além da feira Alimentaria Trends, que inclui espaços para segmentos como Vegan Foods , Free From (alimentos sem alérgenos), Halal Foods e Functional Foods.
A Intercarn, a feira de produtos cárneos e derivados, volta a ser o maior espaço da próxima edição da Alimentaria. Com mais representatividade empresarial do que nunca, a Intercarn 2024 também terá um maior número de grandes compradores internacionais convidados de mercados estratégicos para o setor de carnes