Fnac compra negócio da Media Markt em Portugal
A subsidiária detida em 100% pela Fnac Darty chegou a acordo com a MediaMarktSaturn para a aquisição das 10 lojas físicas, o canal de ecommerce e integração dos 450 trabalhadores

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Fnac Darty Portugal vai adquirir a totalidade da MediaMarkt Portugal, empresa que opera no mercado nacional deste 2004.
A subsidiária detida em 100% pela Fnac Darty chegou a acordo com a MediaMarktSaturn, subsidiária da Ceconomy AG, para a aquisição das 10 lojas físicas, o canal de ecommerce e integração dos cerca de 450 trabalhadores. A Ceconomy detém uma participação minoritária de 24% na Fnac Darty desde 2017.
O negócio aguarda luz verde do regulador e deverá estar concluído no verão de 2023. Em comunicado, as partes contratantes informam que concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da operação.
“Até que a transição da marca tenha sido concluída, a marca MediaMarkt continuará a ter presença em Portugal. Todas as relações com os clientes serão subsequentemente assumidas pela Fnac Darty Portugal”, lê-se no do documento. As lojas continuarão a ostentar a marca MediaMarkt até ao rebranding.
Para justificar a operação Karsten Wildberger, CEO da MediaMarktSaturn e Ceconomy, indica que o negócio “não atingiu dimensão suficiente para alcançar uma posição de liderança no mercado” português, acrescentando que a Fnac Darty é a número dois em Portugal e, com esta aquisição, conseguirá reforçar a sua posição.
“A aquisição da MediaMarkt Portugal permitirá à Fnac aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a Fnac e a Darty em França, em 2018”, sublinha, por sua vez, Enrique Martinez, CEO do grupo Fnac Darty.
O retalhista francês de eletrónica Fnac Darty tem presença direta em França, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Suíça. Em Portugal, opera uma rede de 35 lojas Fnac, seis centros PC Clinic, um espaço Nature et Découvertes e o site fnac.pt e alcançou um volume de negócios de 370 milhões em 2022.