Exportações de frutas, legumes e flores atingem recorde
Dados do INE revelam que, em 2022, as vendas internacionais de frutas, legumes e flores alcançaram o maior valor de sempre e ultrapassam os 2000 milhões de euros.

Hipersuper
Cristina Moreira dos Santos reeleita presidente da APCC
OpEX Portugal Summit vai debater a excelência operacional nas empresas
Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano
Edição 432: Entrevista LTPlabs + Inovação portuguesa + Arroz + Queijos + Charcutaria + Sagalexpo + Barbot + Empack + Logística
Nassrin Majid é a nova diretora-geral da ConsumerChoice
75% das empresas veem agentes de IA como essenciais para ultrapassar a concorrência
Novos Vigor Latte chegam ao mercado
Edição 432 já está disponível em formato digital
Adyen lança ‘tap to pay’ no iPhone em Portugal
Lisbon Bar Show apresentou novidades
As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores atingiram, em 2022, o maior valor de sempre: 2040 milhões de euros. Este resultado significa um aumento de 15,6% em comparação com 2021. Os dados divulgados, pelo INE, permitem concluir que, em volume, as vendas internacionais também cresceram 13,6% para 1835 milhões de quilos.
Espanha continua a ser o maior cliente de Portugal na compra de frutas, legumes e flores (com um peso de 35%). França, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Bélgica seguem-se como os principais destinos da produção nacional em 2022. A União Europeia absorve 80% do total das exportações.
Os principais produtos exportados foram o tomate processado (330 milhões de euros), os pequenos frutos (260 milhões de euros), os citrinos (172 milhões de euros), as peras (111 milhões de euros) e o tomate fresco (79 milhões de euros).
“Este é um marco histórico para todo o setor e o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação e tecnologia. As empresas portuguesas estão de parabéns! Nestes últimos anos em particular, e num contexto particularmente adverso, demonstraram uma enorme capacidade de resiliência, o que só prova que a aposta no setor é uma aposta ganha e que é, de facto, estratégica para o desenvolvimento económico do país”, refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, que fez esta quinta-feira o anúncio destes números ao lado do embaixador português na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, na Fruit Logistica.
A Portugal Fresh está em Berlim, onde 27 empresas, parceiros e organizações marcam presença na Fruit Logistica, a maior feira empresarial do setor.
“Reafirmamos, mais uma vez, a urgente necessidade de valorizar o setor agroalimentar. Precisamos de um Ministério da Agricultura e Alimentação que corresponda a esta ambição de crescimento, com uma estrutura robusta e competente que trabalhe em estreita colaboração com o sector”, acrescenta Gonçalo Santos Andrade.
A participação da Portugal Fresh é realizada no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.