52% dos portugueses pretendem gastar menos dinheiro no natal
Mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. Estudo da Netsonda conclui que os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
É um estudo da Netsonda com o objetivo compreender o impacto da subida de preços registada atualmente em Portugal, nos hábitos de compras e gastos dos portugueses no período do Natal e que conclui que os portugueses pretendem reduzir os gastos principalmente na compra de presentes, decorações (árvores, presépios, etc.) e jantares de Natal (com amigos ou da empresa).
De realçar também que mais de 90% dos portugueses estão de momento bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis. A subida dos juros do crédito habitação é também uma grande preocupação para 91% dos detentores deste tipo de crédito.
A intenção de reduzir custos durante a época festiva é mais expressiva junto de quem tem filhos, crédito habitação, rendimentos até aos 1.600€ líquidos por agregado familiar ou é responsável por pagar contas de eletricidade, gás e água.
O estudo “Compras de Natal dos portugueses”, conclui que 3 em cada 4 já começaram a fazer as suas compras de Natal ou pretendem fazê-las durante o mês de novembro, sendo que 14% considera iniciar estas compras durante a Black Friday. Apenas 24% quer fazer estas compras mais perto da data Natalícia, deixando-as para o mês de dezembro.
A grande maioria dos portugueses reconhece que a subida dos preços é um fator que vai influenciar o número de presentes que vai comprar e o dinheiro que vai gastar nos mesmos. Ao comparar com o ano passado, 29% pretende efetivamente reduzir o número de presentes que vai oferecer e 44% pretende gastar menos dinheiro nos mesmos.
Neste estudo da Netsonda, os inquiridos revelaram também a intenção de comprar, em média, cerca de 9 presentes de Natal e gastar cerca de 217€ no total de presentes.
Nos factos que vão influenciar a escolha de presentes, escolher algo que a pessoa vai gostar muito, o preço e estar ou não em promoção são as principais escolhas de quem participou no estudo.
Roupa ou acessórios é o tipo de presentes que os portugueses mais planeiam oferecer, seguido por livro e chocolates. No entanto, ao comparar com os presentes oferecidos no ano passado, este ano há menos pessoas com a intenção de oferecer perfumes e tecnologia (e.g., computadores, telemóveis, etc.).
Os presentes estarem à venda num sítio onde é cómodo comprar (loja próxima, online) é importante para 7 em cada 10 portugueses. 57% planeia comprar os presentes de Natal tanto em lojas físicas como online e apenas 34% quer fazer as compras de Natal exclusivamente em lojas físicas.
A recolha da informação foi realizada entre os dias 27 de Outubro e 5 de Novembro de 2022, sendo o universo deste estudo constituído por pessoas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.