Vendas de retalho de moda deverão cair 23% este ano na Península
O comércio a retalho de vestuário em Espanha e Portugal deverá alcançar uma faturação conjunta de 17,9 mil milhões de euros no final deste ano, cifra que representa uma diminuição de 23% em relação a 2019, no período pré- pandemia, mas uma subida de 14,2 milhões de euros em relação a 2020
Rita Gonçalves
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
O comércio a retalho de vestuário em Espanha e Portugal deverá alcançar uma faturação conjunta de 17,9 mil milhões de euros no final deste ano, cifra que representa uma diminuição de 23% em relação a 2019, no período pré- pandemia, mas uma subida de 14,2 milhões de euros em relação a 2020.
De acordo com a análise setorial da Informa D&B, em 2020 e nos primeiros meses de 2021, o retalho de moda foi “fortemente afetado pelas medidas sanitárias adotadas para contenção da pandemia de Covid-19″. Em 2020, o setor registou uma queda muito significativa do volume de negócios de 37,7% em Portugal e de 39,1% em Espanha.
“O impacto da pandemia provocou uma forte deterioração da rentabilidade do setor em 2020, tendo-se verificado um aumento significativo do peso dos custos de aprovisionamento e com pessoal”, lê-se nas conclusões do estudo.
Este cenário de crise levou ainda a uma redução do número de estabelecimentos de comércio a retalho de vestuário e têxteis para o lar, tanto em Espanha como em Portugal. O número de lojas especializadas era de cerca de 60 mil no final de 2020, das quais 47.100 em Espanha e cerca de 12.900 em Portugal. Fazem ainda parte deste setor estabelecimentos não especializados, como os grandes armazéns, estabelecimentos de material desportivo, hipermercados e uma presença crescente de lojas online.
Por outro lado, o setor apresenta uma concentração cada vez maior. “Em 2020, os cinco principais operadores detinham uma quota de mercado conjunta de 59% no conjunto do mercado ibérico, enquanto os dez principais eram responsáveis por cerca de 72% do total de vendas”, conclui a Informa D&B.