Portugal Home Week 2020 cancelada devido ao vírus Covid-19
A feira Salone del Mobile, realizada em Milão, foi adiada dos dias 21 a 26 de abril para a mesma semana em que realizaria o certame nacional

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário e Afins) decidiu cancelar a edição de 2020 do Portugal Home Week, feira nacional dedicada ao setor do mobiliário e decoração, que estava agendada para os dias 17, 18 e 19 de junho, na Alfândega do Porto.
A associação explica que devido ao vírus Covid-19, a feira Salone del Mobile, realizada em Milão, foi adiada dos dias 21 a 26 de abril para a mesma semana em que realizaria o certame nacional. Uma vez que cerca de 70% das empresas inscritas para participar na Portugal Home Week vão também participar no Salone del Mobile, a organização optou pelo cancelamento da edição prevista para 2020, que seria a segunda da feira nacional que estreou em 2019.
A decisão de cancelamento “afeta diretamente cerca de 200 empresas portuguesas inscritas no evento”, indica a APIMA, explicando ainda que o Salone del Mobile é “um dos maiores eventos mundiais do setor, no qual participam mais de dois mil expositores, oriundos de cerca de 180 países.
A associação privilegia assim apoiar diretamente as cerca de 80 empresas nacionais presentes no Salone del Mobile “e preparar atempadamente uma edição 2021 que reforce, ainda mais, a inovação da fileira Casa Portuguesa”, diz Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, citado em comunicado.
O Portugal Home Week surgiu em 2019 com o objetivo de reforçar a projeção internacional e o posicionamento premium e inovador das indústrias da fileira de produtos para casa.
Além do espaço expositivo e dedicado ao networking, a organização aposta num fórum de debates, designado de Home Summit.
A primeira edição recebeu mais de mil visitantes, estimando-se que a atividade económica gerada tenha superado os dez milhões de euros, segundo dados da APIMA.
As indústrias da fileira nacional de produtos para casa geraram, em 2018, cerca de 3,5 mil milhões de euros, sendo que 2,5 mil milhões foram resultado de exportações, representando 4,3% do total das exportações portuguesas. Atualmente, os produtos deste setor chegam a mais de 180 mercados, com destaque para França, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.