Mercadona adere ao Pacto Português para os Plásticos
Irá definir, já durante este ano, uma lista de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários, assim como medidas para a sua eliminação

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Mercadona aderiu ao Pacto Português para os Plásticos, juntando-se às mais de 50 empresas e entidades que assinaram inicialmente o pacto no início de fevereiro.
A iniciativa criada pela Smart Waste Portugal, plataforma de investigação para a economia circular que conta com mais de 100 associados, entre eles a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), estabelece um conjunto de metas a cumprir até 2025, visando a redução dos resíduos de plástico.
A Mercadona, especificamente, compromete-se neste horizonte temporal a definir, já durante este ano, uma lista de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários, assim como medidas para a sua eliminação; garantir que todas as embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; garantir que 70% ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem; incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico; e promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores para a utilização circular dos plásticos.
Em abril 2019, a Mercadona concluiu a substituição total de sacos de plástico por outros de papel e com entre 50% a 70% de plástico reciclado. “Para o seu fabrico, a empresa aproveita anualmente mais de 3.000 toneladas de plástico proveniente das embalagens depositadas e recuperadas das suas lojas”, destaca a retalhista em comunicado.