INE confirma subida de 2% do PIB em 2019
A variação do PIB representa uma desaceleração de 0,4 pontos percentuais relativamente à variação homóloga registada em 2018
Hipersuper
Delegações da Luís Simões recebem qualificações de 98% na IFS Logistics
Mercadona doou 1.300 toneladas de alimentos e produtos em Portugal no ano passado
UHU recebe selo EcoVadis Silver pela estratégia de sustentabilidade
Fruit Logistica 2025 arranca em Berlim com participação recorde e foco na inovação
“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”
Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics
Tetley lança passatempo em parceria com a SMEG
Bricomarché reconhecido como Marca Recomendada 2025
Nova máquina Super Bock à Pressão para uma cerveja em qualquer lugar
Salsa amplia presença na Índia
O INE confirmou esta sexta-feira a subida de 2% do PIB português em 2019, prevista pela Comissão Europeia. O Governo português apontava para uma subida de 1,9%.
A variação do PIB representa uma desaceleração de 0,4 pontos percentuais relativamente à variação homóloga registada em 2018.
A evolução resultou de um contributo “menos intenso da procura interna, refletindo o abrandamento do consumo privado”, lê-se no relatório no INE. Verifica-se também uma desaceleração das exportações e das importações de bens e serviços.
No quarto trimestre do ano, o PIB português aumentou 2,2% em volume (mais 0,3 pontos percentuais que no trimestre anterior). “O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi positivo no quarto trimestre, após ter sido negativo nos trimestres anteriores, observando-se uma aceleração das exportações de bens e serviços e uma desaceleração das importações de bens e serviços”.
O INE destaca ainda uma desaceleração do consumo privado e da formação bruta de capital fixo nos três últimos meses do ano.