Ricardo Álvarez acaba de ser nomeado diretor-geral da DIA Espanha
Responsável do Lidl nos EUA nomeado diretor-geral do grupo DIA para Espanha
Ricardo Álvarez, até aqui diretor executivo de operações do Lidl nos Estados Unidos, é o novo diretor-geral do grupo DIA para Espanha
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Ricardo Álvarez, até aqui diretor executivo de operações do Lidl nos Estados Unidos, é o novo diretor-geral do grupo DIA para Espanha.
O responsável substitui assim Karl-Heinz Holland, que nos últimos meses conjugava a função, de forma temporária, com a de CEO de todo o grupo, depois da saída de Faustino Domínguez da direção-geral, como explica o jornal espanhol Cinco Días.
Karl-Heinz Holland “mantém o seu foco em liderar a estratégia de toda a companhia”, declara o grupo, em comunicado.
Com mais de 20 anos ligado ao setor da distribuição, Álvarez saltou em 2013 da Tesco, na Irlanda, para o Lidl enquanto responsável de operações em Espanha. A maioria da sua carreia foi desenvolvida, aliás, na cadeia alemã, tendo ocupado a vice-presidência executiva e a direção de operações em Espanha e, desde 2018, nos Estados Unidos.
A nomeação para comandar a atividade do grupo DIA no mercado espanhol insere-se no processo de excisão de operações (hive down) que a empresa iniciou no último mês e através do qual pretende transferir as participações das várias filiais (brasileira, argentina e portuguesa), para “distintas sociedades luxemburguesas”, as quais, por sua vez, serão “integralmente participadas pelo grupo DIA, de forma direta ou indireta”.
O processo deve prolongar-se ao longo “dos primeiros meses de 2020”, segundo comunicado à Comissão Nacional da Valores Mobiliários (CNVM) espanhola no final de 2019.
A excisão de operações foi aprovada em agosto do último ano, em assembleia geral de acionistas. Depois de ter escapado à insolvência, em setembro, a companhia espanhola criou a sociedade Dia Finance, com uma injeção de capital de 3000 euros, para levar a cabo o plano desenhado pela Letterone, detentora de 70% do grupo.
A estratégia passa por separar as operações nos vários mercados onde o grupo opera e desenvolver foco local. Em Espanha, o plano envolve também a transferência de “todos os imóveis” do grupo DIA e “certos estabelecimentos comerciais da cadeia, que pesem 58% do EBITDA, como avançou em setembro a agência de notícias Europa Press.
“O meu compromisso na DIA é com os seus 26.000 colaboradores e 1.500 franqueados que estão focados, apesar das dificuldades, em prestar o melhor serviço ao cliente”, declara o novo diretor-geral citado em comunicado.
Em novembro, na apresentação dos resultados referentes ao terceiro trimestre do ano, as contas do grupo DIA continuavam no vermelho, acumulando 504 milhões de euros de prejuízo nos primeiros nove meses de 2019.
O mercado espanhol continua a ser o que mais pesa na faturação do grupo, representando 62% das vendas totais, que se cifraram em 5,08 mil milhões de euros, entre janeiro e setembro de 2019 – uma quebra de 7,4% face ao período homólogo. A companhia conta com 4.318 lojas no país vizinho, que absorve 64% de toda a sua rede mundial.
Ricardo Álvarez tem como missão travar os maus resultados do grupo e perda de quota de mercado em Espanha, onde a empresa definiu que irá converter as lojas com mais dificuldades em lojas próprias e procurar franquiados “altamente qualificados”, indica no último relatório de contas.
O novo diretor-geral é engenheiro agrónomo com especialização na Indústria de Processamento de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid e master em Gestão de Empresas pelo Instituto de Empresa.
Com a integração deste responsável, são já seis os executivos que o grupo DIA vai buscar à concorrente Lidl no último ano e meio, explica o Cinco Días.