Índice de Preços ao Consumidor regista variação de 0,3% em 2019
O indicador de atividade económica em Portugal diminuiu entre janeiro e novembro do ano passado

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação média anual de 0,3% em 2019, o que representa uma desaceleração em relação à taxa de 1% verificada em 2018, divulgou esta segunda-feira o INE.
Em dezembro, o indicador regista uma variação homóloga de 0,4% (variação de 0,3% em novembro), observando-se uma taxa de variação de -0,3% na componente de bens (-0,6% em novembro) e de 1,5% na de serviços (1,6% no mês anterior).
O indicador de confiança dos consumidores portugueses diminuiu em dezembro, contrariando o aumento verificado no mês anterior. Já o indicador de atividade económica em Portugal diminuiu entre janeiro e novembro do ano passado, e o indicador de clima económico, até dezembro, estabilizou, dá conta o relatório.
Em termos nominais, as exportações e importações de bens aceleraram em novembro, registando variações homólogas de 7,4% e 6,6%, respetivamente (3,4% e 5,0% em outubro).
As estimativas apontam também para um aumento da taxa de desemprego que, ajustada de sazonalidade, fixou-se em 6,7% em novembro, 0,2 pontos percentuais acima do valor definitivo registado nos dois meses anteriores. No mesmo mês, a população empregada regista um crescimento homólogo de 0,6% (1,0% em outubro).