Ausonia e Tampax eliminam químicos e aumentam transparência no setor de higiene feminina
A nova gama Cotton Protection visa corresponder às expectativas das mulheres quanto à responsabilidade ambiental e utilização de materiais orgânicos
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Ana Catarina Monteiro
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A Ausonia e a Tampax juntaram-se para lançar a nova gama Cotton Protection, que visa corresponder às expectativas das mulheres quanto à responsabilidade ambiental e à utilização de materiais orgânicos nos produtos de higiene íntima.
“O benefício desta nova gama é a combinação de materiais, como o algodão sustentável, com a eficácia e a absorção característica dos produtos da Ausonia e da Tampax”, explicam em comunicado.
Além do algodão 100% orgânico, a gama não recorre a perfume nem a corantes. O algodão utilizado no fabrico é cultivado com um fertilizante orgânico para o proteger dos insetos e ervas daninhas e regado com água de uma fonte sustentável, garantem. Este é depois “limpo num processo sem cloro, que não utiliza produtos químicos não aprovados pelas normas orgânicas”.
Já o aplicador dos tampões desta nova gama é composto por “90% de bioplástico”. As embalagens de cartão da Tampax e da Ausonia são compostas por cartão 100% reciclado, sendo as embalagens de plástico da Ausonia feitas com 70% de bioplástico.
Para acompanhar o lançamento, a Tampax apresenta também um sistema piloto de rastreabilidade desenvolvido com tecnologia blockchain, que permite, após o registo do número do lote da embalagem, descobrir a história detalhada do algodão orgânico, desde a origem onde foi cultivado até como foi transformado, explica a marca. “Algo absolutamente pioneiro nesta categoria de produtos”, destaca Margarida Cabral das Neves, responsável de Marketing da Ausonia e da Tampax em Portugal.
Segundo a marca, 82% das mulheres exigem mais transparência sobre a composição dos seus produtos de higiene feminina.