Metade do poder de compra em Portugal concentrado em áreas metropolitanas
Entre os 308 municípios portugueses, 22 concentram 50% do poder de compra e 32 apresentam um índice superior à média nacional
Ana Catarina Monteiro
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Há 22 municípios que concentram 50% do poder de compra nacional, segundo o indicador Percentagem de Poder de Compra (PPC) do INE, com dados relativos a 2017. As duas áreas metropolitanas, de Lisboa e Porto, absorvem mais de metade (52%) do poder de compra, apesar de reunirem apenas 44% da população portuguesa.
O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra traduz o poder de compra nos diferentes municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional (Portugal = 100). EM 2017, o poder de compra atingia os 100,7 em todo o Continente e os 87,3 e 86,5, respetivamente, para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Entre os 308 municípios portugueses, 32 apresentam um poder de compra per capita superior à média nacional. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, tratam-se de municípios maioritariamente localizados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto ou coincidentes com capitais de distrito.
Só o Município de Lisboa apresentava em 2017 o IpC mais elevado (219,6), representando mais do dobro do índice nacional. As 15 primeiras posições da lista de municípios com um mais elevado índice correspondiam também a valores superiores a 110. Encontravam-se ainda três municípios da Área Metropolitana de Lisboa: Oeiras (156,5), Cascais (122,1) e Alcochete (118,8).
Para a Área Metropolitana de Lisboa, o poder de compra per capita estava em 2017 acima da média nacional, fixando-se nos 124,1. Para o Algarve (99,1), o valor estava próximo da média nacional. As regiões Norte, Centro e Alentejo registavam índices de poder de compra per capita relativamente próximos: 92,1 para o Norte; 90,1 para o Alentejo; e 88,3 para o Centro.