Leite foi o alimento que mais portugueses deixaram de consumir no último ano
Uma sondagem da Marktest realizada a propósito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado esta quarta-feira, dia 16 de outubro

Ana Catarina Monteiro
Aldi reforça aposta na produção nacional com sortido artesanal para a Páscoa
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Uma sondagem da Marktest realizada a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra esta quarta-feira, dia 16 de outubro, mostra que 19% dos inquiridos deixaram de consumir algum alimento nos últimos 12 meses. O produto mais mencionado foi o leite (20%), seguido da carne (13,3%) e do açúcar (12%).
Segundo o estudo realizado entre 9 e 14 de outubro, o abandono destes produtos verifica-se mais entre mulheres (25% respondeu neste sentido contra 13% dos homens) e na faixa etária entre os 45 e os 54 anos.
A grande maioria dos inquiridos (83,5%) considera ter uma alimentação saudável, sendo na faixa etária entre os 25 e os 34 anos que mais pessoas (25%) assumem não ter hábitos alimentares “tão saudáveis quanto o desejável”.
Outros dados apurados pela Marktest apontam que um em cada quatro inquiridos consome sopa e salada em todas as refeições. No entanto, 51,9% diz incluir legumes “apenas” entre uma a sete refeições por semana.
A amostra de estudo é constituída por 808 entrevistas telefónicas, em Portugal continental.
O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
*Notícia alterada às 10h27 do dia 16 de outubro de 2019 – o título indicava que 20% dos portugueses deixaram de consumir leite – um universo que não está correto, como se percebe no corpo da notícia.