Inflação em Portugal entre as mais baixas da zona euro
Para Portugal, a taxa de inflação estimada pelo gabinete europeu de estatística é de -0,3%, em setembro, depois de em agosto se situar em -0,1%

Ana Catarina Monteiro
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
A taxa de inflação na zona euro situou-se em setembro nos 0,9%, comparando os preços atuais com o mesmo mês do ano passado, depois de em agosto fixar-se em 1%. Os dados são de uma estimativa rápida do Eurostat publicada esta terça-feira.
Para Portugal, a taxa de inflação estimada pelo gabinete europeu de estatística é de -0,3%, em setembro, depois de em agosto se situar em -0,1%. O país apresenta a segunda taxa mais baixa entre os 19 países da zona euro, apenas ultrapassado pelo Chipre (-0,5%). Os restantes países apresentam variações positivas, sendo a mais elevada atribuída à Eslováquia (3,1%), seguida da Holanda (2,7%)
A alimentação, o álcool e o tabaco são as áreas com as mais elevadas taxas anuais de inflação em setembro na zona euro, assumindo em conjunto um rácio de 1,6%. Em agosto, a taxa dos mesmos assentava em 2,1%. Seguem-se os serviços, com uma taxa de inflação de 1,5% (1,3% em agosto).