JD Sports cresce a dois dígitos. Fusão com Sport Zone concluída até final do ano
Em 2018, a junção entre a insígnia da Sonae com as lojas da JD na Península Ibérica resultou no Iberian Sports Retail Group para a Península Ibérica.
Ana Catarina Monteiro
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
As vendas do retalhista britânico JD Sports aumentaram 47% para os 2.721,2 milhões de libras (cerca de 3.047 milhões de euros), entre março e agosto deste ano face ao período homólogo anterior. Numa base comparável like for like o aumento foi de 12%, segundo o relatório de contas publicado esta terça-feira.
O diretor executivo da empresa de moda desportiva, Peter Cowgill, destaca ainda que o “lucro antes de taxas e itens excepcionais aumentou 30% para os 158,6 milhões de libras” (cerca de 177,6 milhões de euros) no mesmo período.
O processo de fusão da JD Sprinter, filial espanhola do grupo JD Sports, com a insígnia portuguesa Sport Zone “está quase completo”.
Em 2018, a junção entre a insígnia da Sonae com as lojas da JD na Península Ibérica resultou no Iberian Sports Retail Group.
A JD Sports, acionista maioritária do grupo ibérico que resulta da fusão, explica que pretende manter a marca Sport Zone em Portugal, embora em Espanha as lojas passem a operar sob a bandeira Sprinter. Processo que “deve ficar concluído antes do final do ano”.
“Acreditamos firmemente que a rápida integração da Sport Zone na infraestrutura Sprinter deixou os negócios da Sport Zone bem posicionados para um desenvolvimento positivo no futuro”, lê-se no documento.
No período em análise, a retalhista abriu um total de 23 lojas nos 11 países da Europa continental onde marca presença, incluindo o primeiro espaço na Áustria e assistiu assim a um crescimento “a dois dígitos” nas vendas.
Para fazer face à saída do Reino Unido da União Europeia, a JD Sports vai instalar na Bélgica um espaço inicial de 80 mil pés quadrados (7432 metros quadrados), “que fornecerá capacidade suficiente para o lançamento de produtos de calçado para as principais marcas”. A instalação estará operacional no início de 2020.
Nos Estados Unidos, e empresa adquiriu a Fine Line que contribuiu com vendas de 35,7 milhões de libras no período. A empresa conta atualmente com seis lojas naquele mercado. Na região Ásia-Pacífico o aumento das vendas fica abaixo dos 10%.
Fundada em 1981, o grupo JD Sports conta atualmente com 2400 lojas a nível mundial, além de 25 ginásios no Reino Unido, prevendo abrir mais quatro espaços destes até final deste ano.